TCCs FEC-0600 Turma 20
Resumo
Atualmente no Brasil temos uma legislação vigente para o transporte adequado de itens classificados como perigosos, que podem ser líquidos ou gases inflamáveis, explosivos, materiais radioativos, oxidantes, e uma série de outros itens. A devida instrução para o manuseio e transporte de tais componentes tem que ser primordial para a segurança de todos, inclusive do meio ambiente. O estudo visa adequar a empresa, informando sobre os pontos críticos na atual configuração, reduzir os riscos associados a esse transporte e como deverá ser para o cumprimento da legislação, a fim de evitar notificações judiciais e custos desnecessários. Através do estudo do caso, implantou-se um novo procedimento que não teve custo algum para essa adequação e houve um resultado positivo. Estima-se um ganho financeiro real de R$ 10.000,00 ao ano, os ganhos não mensuráveis como a integridade das pessoas, o meio ambiente e por fim nenhuma notificação no transporte dos itens.
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O cenário econômico atual está exigindo cada vez mais das indústrias a busca de resultados consistentes e satisfatórios com menos recursos à disposição, ou seja, qualquer atividade empresarial deve ser executada de forma eficiente garantindo o mínimo de perdas possíveis dentro dos seus processos. Aquela que consegue atingir este patamar de efetividade garante um passo à frente em relação aos seus concorrentes e maior credibilidade com os clientes. O objetivo deste estudo consiste em analisar e melhorar os resultados de níveis de serviços aos clientes de uma grande indústria de alimentos para pets e retomar o posto de líder de mercado neste segmento especializado. O estudo será baseado no modelo atual de entregas fracionadas da organização, abordando o estado presente e futuro. Através do levantamento dos custos de transportes, armazenagem e movimentação será avaliado como mudanças no processo de redes de entregas, especialmente o de cargas fracionadas diretas do centro de distribuição podem contribuir para melhorias e padronização nos processos de expedição da indústria e até mesmo ter ganhos de receitas. Conclui-se que alterando o modelo de rede de entregas de pedidos fracionados através de entrega direta pelo CD, os custos de transportes aumentam, porém, o valor de receita em vendas através dos ganhos de eficiência operacionais das entregas garante um custo- benefício vantajoso e principalmente aumenta a satisfação dos clientes. A comparação neste aspecto mostra que o aumento de custos não deve ser analisado de forma isolada e sim contrabalanceando com o retorno de receita que possa ganhar dos seus clientes através da eficiência logística.
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As organizações cada vez mais buscam excelência operacional em seus processos para aumento de lucratividade e sustentabilidade de suas operações a longo prazo. Neste sentido, a importância de planejar e gerenciar estoques possui papel preponderante enquanto elemento integrador da cadeia de suprimentos. Este trabalho tem por objetivo implementar uma nova abordagem para a gestão de inventário, através da utilização do indicador de qualidade de estoques, em uma empresa multinacional com atuação no segmento de nutrição animal, em suas operações na América Latina. Atualmente a empresa é desafiada a tratar os altos níveis de estoque que vem impactando seus resultados financeiros nos últimos anos. Através da pesquisa exploratória com uma aplicação prática foi possível identificar possibilidade de redução de estoques de aproximadamente 10% em relação ao faturamento anual.
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Os benefícios fiscais fazem com que algumas empresas decidam alterar suas estruturas físicas a fim de obterem redução de custos e alcançarem vantagem competitiva. Essas decisões são marcadas por trade-offs, pois o fato de mudar fisicamente, em alguns casos, significa trazer complexidade à Cadeia de Suprimentos. Contudo, é possível mitigar os efeitos dessa complexidade através de ferramentas de melhoria continua. Esse estudo propõe, através de uma abordagem de pesquisa exploratória, revisar do Mapa de Fluxo de Valor de uma empresa de materiais elétricos, com foco no processo de nivelamento da produção considerando a demanda dentro do horizonte tático de planejamento. Estima-se uma redução de inventário na ordem de 15% nos níveis de inventário e consequentemente, redução dos custos de produção e melhoria para o fluxo de caixa de empresa. Palavra-chave: gestão de estoque, gestão da demanda, kaizen e logística.
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O objetivo deste artigo é mostrar como alavancar o nível de serviço de atendimento aos clientes e ao mesmo tempo buscar redução dos custos de distribuição em uma empresa que atua no varejo, através da implementação do indicador de performance OTIF (On time in full) e da estrutura e conceito de Torre de Controle, que busca principalmente trazer visibilidade e colaboração para a gestão de transportes. Para implementação do indicador OTIF será utilizado o roteiro proposto pelo DMAIC, umas das ferramentas mais utilizadas dentro da metodologia Lean Seis Sigma. A partir deste projeto a companhia objeto de estudo alavancou no período analisado o OTD (On Time Delivery) em 5% e o índice de atendimento de pedidos (Fill Rate) em 4%, projetando uma redução no custo de distribuição de aproximadamente R$ 260.000,00 de julho de 2017 a junho de 2018.
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Este trabalho é um estudo de caso realizado em uma empresa farmacêutica para solucionar um problema existente devido ao alto índice de descarte de kit de material de embalagem impresso e reduzir as perdas financeiras da empresa. Este trabalho tem como objetivo alinhar o processo de compra de material de embalagem para componentes impressos, alinhar o processo de criação e aprovação de uma nova versão da arte para este tipo de material fazendo com que o lead time de cada etapa do processo esteja sincronizado com o ciclo de planejamento para que todas as alterações ou novas inclusões estejam visíveis para todos os planejadores realizarem a compra do material certo na quantidade certa reduzindo assim o nível de estoque através da revisão do método de planejamento e programação de materiais e do sistema de produção. As fases de desenvolvimento do trabalho foram divididas em cinco etapas. Como resultado deste trabalho houve a restruturação e melhoria de algumas partes do processo de planejamento obtendo assim um resultado financeiro satisfatório para a companhia.
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Neste presente trabalho vamos ilustrar como um sistema (SAP/APO – Advanced Planning and Optimization) capaz de fazer um gerenciamento em relação à adequação da cadeia de suprimento (Supply Chain) e dos níveis de estoque à política de uma Empresa (ambev) com uma maior acuracidade pode gerar uma melhoria significativa para a Cia. no quesito nível de serviço e atendimento aos seus clientes e colaboradores e assim, consequentemente, angariar novos clientes e investidores. O problema principal enfrentando antes da implantação desse sistema era uma gestão (controle de estoque dos Centros de Distribuição) baseada somente em planilhas Excel em que os analistas usavam apenas as tendências e históricos para fazer essa gestão o resultado inicial era que os indicadores como OOR% (estoque fora de faixa) e CDP (falta de produto para o cliente final) estavam a níveis inaceitáveis para o porte de uma empresa com ao Ambev Através de medições e metas implantadas foi percebido uma evolução dos indicadores onde o OOR% e o CDP reduziram, além de que as fábricas passaram a se planejar melhor em relação à produção e então garantir o volume correto para os clientes evitando despejos. Vamos entender, portanto, quais os desafios encontrados em relação à implantação desse novo sistema dentro da empresa, indo desde o seu real entendimento/domínio passando pelos seus resultados até sua total aceitação pelos usuários. Será abordada também a importância que os indicadores apresentam para atrelar as funcionalidades deste sistema à realidade por qual a empresa convive além das expectativas criadas em relação ao projeto.
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Em termos de custos, há uma vasta literatura direcionada para área industrial, e raramente encontra-se estudos relacionados ao setor de serviços de transporte de produtos perigosos, sendo este setor de extrema relevância para a economia do país. Contudo, o trabalho foi elaborado para relatar o estudo de caso ressaltando os custos operacionais do sistema rodoviário de carga, bem como a constituição de um modelo de custo por absorção para formação do preço do frete pertencente ao serviço de transporte de cargas na Empresa FS Transportes Ltda.
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Nos dias atuais, diante do cenário macroeconômico brasileiro, em virtude do qual estamos passando por uma recessão sem precedentes históricos, custos dentro de uma cadeia de suprimentos têm uma importância ainda maior. Diante desse panorama, é chegado o momento de negociações dos serviços logísticos, onde o frete tem uma relevância percentual grande em relação aos custos de transportes envolvidos. O cenário atual proporciona uma demanda menor que a oferta e, consequentemente, potencial redução dos custos logísticos, motivo pelo qual optamos pela realização de um BID de Transportes no ano corrente. A ação citada foi aplicada por uma empresa de alimentos com objetivo de diminuir o custo de atendimento ao cliente, mantendo o nível de serviço. Para tal, foi realizado um BID de Transportes composto por três rodadas comerciais, com aplicação de um scorecard logístico para definição das transportadoras vencedoras nesse processo comercial. O resultado obtido proporcionou uma redução de 14% sobre os valores de fretes após finalização desse BID, trazendo saúde ao balanço financeiro da empresa, razão esta de apresentar a ação e os resultados do mesmo nas páginas a seguir.
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O objetivo deste projeto foi apresentar a aplicação de um método de análise e auditoria, desenvolvido visando aumento da acuracidade das informações sobre materiais transportados na base de dados do TMS (Transport Management System) de uma fabricante de autopeças. Estas informações descreviam as características do material a ser transportado e eram enviadas com antecedência pelos fornecedores desta empresa, porém quando comparadas com os materiais de fato transportados, essas características, tais como peso, número de volumes e dimensões, apresentavam desvios prejudiciais ao planejamento adequado dos transportes. A pesquisa realizada foi uma pesquisa exploratória que buscou através da análise dos processos então utilizados para solicitação e coordenação dos transportes, encontrar e propor melhorias que minimizassem os desvios entre demandas planejadas e reais necessidades de transporte.
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A necessidade de continuamente identificar oportunidades de melhoraria no desempenho dos processos em gestão da cadeia de suprimentos, em conjunto com o incremento do nível de serviço aos clientes e com a redução de custos operacionais, tem sido uma diretriz para as organizações que atuam globalmente. Este trabalho tem por finalidade avaliar e propor uma iniciativa de melhoria contínua para a revisão dos processos de planejamento da cadeia de suprimentos, com foco no processo de planejamento integrado de estoques e produção, suportado por ferramentas de tecnologia da informação. Através de uma pesquisa exploratória foi realizada uma aplicação prática para uma empresa do segmento de produtos farmacêuticos. A busca de oportunidades de tal forma a redefinir os níveis de inventário e o tempo de ciclo de execução de pedidos nos centros de distribuição deve assegurar também a manutenção do nível de atendimento de serviço. A melhoria em questão deve-se a implementação de um software de APS (Advanced Planning System, ou Sistema de Planejamento Avançado) capaz de gerenciar a cadeia global de suprimentos em sua totalidade, ou seja, avaliar as diversas conexões da rede de suprimentos, bem como as caracteristicas de "lead time", prazos de validade, tamanhos de lote e disponibilidade de insumos para atender à níveis ótimos de inventário. Esta iniciativa apresenta o potencial de redução dos níveis de estoque e maoir responsividade de planejamento, tendo como premissa a preservação dos níveis de serviços já atingidos.
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Um desafio para os fornecedores de componentes automotivos na atual situação econômica do pais é ajustar sua cadeia de suprimentos a fim de obter custos cada vez menores, sem comprometer a qualidade e o nível de serviço de entrega aos seus clientes. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para a utilização do incentivo fiscal do Ex-tarifário, com redução da alíquota do imposto de importação de matérias primas utilizadas para a fabricação de componentes automotivos, buscando melhorar a competitividade e alavancar potenciais novos negócios. Através de uma abordagem exploratória com uma aplicação prática, foi avaliado o potencial de redução de custos com a utilização deste incentivo para um grupo de matérias primas de maior volume e representatividade para o negócio. Como resultado, identificou-se o potencial de redução de até 23% em relação aos custos de importação.