TCCs FEC-0600 Turma 15

GESTÃO COLABORATIVA DE ABASTECIMENTO NA REPOSIÇÃO DOS ESTOQUES DE EMBALAGEM DE PRODUTO DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS
Caio Lambert Negro - Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Este trabalho tem como finalidade expor uma aplicação prática para diminuir o nível de estoque de embalagens através da revisão do método de planejamento e programação de produção somada a boas práticas de gestão colaborativa com o fornecedor. Esse caso também possui como objetivo a eliminação de problemas com especificação de qualidade que afetem a eficiência da linha de produção. Ele foi desenvolvido por meio da revisão bibliográfica de sistemas de produção, critérios de planejamento de produção e análises referentes a capacidades de armazenagem e etapas produtivas do fornecedor. O resultado obtido foi uma redução significativa dos estoques de embalagens, de frete e eliminação dos problemas de qualidade, satisfazendo as necessidades do projeto em questão.

CONSOLIDAÇÃO DE EMBARQUES MARÍTIMOS DE FORNECEDORES DE COMPONENTES PARA CILINDROS HIDRÁULICOS ORIUNDOS DA ÁSIA
José Renato Botteon da Silva - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

O objetivo deste artigo é comparar o processo atual de embarques não consolidados de cargas marítimas de fornecedores localizados na Ásia com destino a uma empresa no interior do estado de São Paulo com o processo de embarque destes itens considerando a consolidação de cargas na origem. O estudo mostra onde seria o melhor local para o agrupamento das cargas, levando-se em conta os volumes, custos de frete e distâncias, assim como as vantagens econômicas na origem, trajeto e destino em relação ao modelo de embarque de cargas soltas. Foram levantados dados de embarques já realizados e feita uma previsão de custos para o modelo consolidado. O resultado mostra a redução de custo que pode ser obtida pela consolidação das cargas.

MELHORIA DOS PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS
Vitor Rafael Sales Lourenço - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

Os processos logísticos passaram a ser parte imprescindível para as empresas poderem se organizar e melhorar seus custos e faturamento. Ao longo do tempo, as organizações deixaram de considerar a Logística apenas como a atividade de transporte, mas como parte da administração e gerenciamento, seja em compras, faturamento, estocagem e armazenagem. É importante ter um sistema que faça o controle de estoque para a realização de compras assertivas e realizar uma estocagem e armazenagem eficientes na chegada de mercadorias, para que não ocorram riscos de ter mercadorias obsoletas ou até mesmo não conseguir encontrá-las dentro do armazém. Baseado na importância dos itens acima citados, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de gestão de estoques e armazenagem na empresa. Devido à falta de profissional especializado a empresa tem dificuldades de aplicar o controle de estoques com a utilização das ferramentas necessárias indicadas na teoria, como ponto de pedido, estoque mínimo, lote econômico de compras e classificação ABC. Embora a empresa já possua um software para aplicar esse controle de forma efetiva, não o utiliza. Após a construção do espaço e implantação do novo sistema de rastreamento dos itens ligados ao cadastro, constatou-se o aumento de 95% na eficiência do serviço localização das peças no almoxarifado e consequentemente o tempo de resolução das paradas técnicas.

ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO DO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO PARA MELHOR DESEMPENHO DA CADEIA LOGÍSTICA
Virginia Parise de Souza - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

O projeto tem como objetivo apresentar o estudo de localização do centro de distribuição para atender as necessidades dos clientes e minimizar custos operacionais, através da consolidação de materiais produzidos nas plantas de Manaus e Guarulhos. A proposta mostra onde seria o melhor local para esta consolidação, levando em consideração a proximidade dos clientes e das fontes de suprimentos, comparando com o processo atual de cargas não consolidadas. Isso permitirá uma redução no tempo de atendimento ao cliente, pedidos completos e eficazes, além da redução de custos nos processos de consolidação de cargas.

ESTUDO DE ROTEIRIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO FRACIONADA DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS
Rodrigo Manfrinato Martins - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

O presente estudo analisará o processo de roteirização fracionada de bens de consumo não duráveis em uma rede de supermercado. Com a implementação de uma roteirização de distribuição, busca-se uma redução de custos com transporte, já que a atual distribuição é descentralizada e gera excessivos gastos. Para melhorar o processo, será adotado a ferramenta on-line GOOGLEMAPS, junto com os métodos Clarke e Wright, onde se baseia no conceito de ganho e redução de distância e o método de melhoria 2opt, que procura aperfeiçoar o resultado. Para avaliar o método de roteirização, será realizado vários testes de validação até encontrar um ganho na proposta com o método escolhido e assim obter resultados com redução de custos operacionais com transporte, onde seja possível ganhar agilidade no processo e redução de viagens. Com isso, a empresa conseguirá maximizar a carga e utilização do veículo, aumentar a produtividade e minimizar tempo e distância.

REDIMENSIONAMENTO DO NIVEL DE ESTOQUE DE COMPONENTES PARA VEÍCULOS PESADOS
Ricardo Alexandre Coraini - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Este estudo teve como objetivo primário: buscar um melhor aproveitamento da área física do estoque. Objetivo secundário: adequação do lote mínimo, a fim de evitar investimentos em ampliação e mantendo o mesmo nível de atendimento à nossa produção.O principal problema está no desbalanceamento dos níveis de estoque da empresa devido aos grandes lotes de compra para produtos importados. Resultando em um elevado valor de inventario e grandes chances das peças se tornarem obsoletas ou se deteriorarem no estoque por não haver uma analise previa do lote econômico de compras. Os principais resultados obtidos foramredução do valor de inventário, redução do espaço físico do inventário e redução do risco por perda em obsolescência.

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS OPERAÇÕES DE MOVIMENTAÇÃO E EXPEDIÇÃO DE PRODUTOS CERÂMICOS
Reginaldo Redoschi Junior - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de implantação do uso de coletores de dados nas operações de movimentação, armazenagem, separação de pedidos e expedição de produtos cerâmicos acabados, melhorando o atendimento à clientes internos e externos, provendo maior número de informações com a melhor qualidade e rastreabilidade possível, gerando ferramentas de gestão, controle e analise administrativa, financeira e contábil. Avaliando os processos e custos atuais, e possibilidades de ganhos futuros, baseado em benchmarking, considerou-se aumento de eficiência dos processos e reduções no custo operacional na ordem de 20%, e aumento no nível de serviço, reduzindo o tempo médio de carregamento.

ESTUDO DE MELHORIA DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL DO PLANTIO MECANIZADO
Pedro Henrique de Moura Terra - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O presente estudo teve como objetivo elaborar um procedimento para melhorar a eficiência do plantio mecanizado de cana-de-açúcar reduzindo a ociosidade de mão de obra operacional devido à baixa disponibilidade de horas dos equipamentos. Para atingir seu objetivo, utilizou-se a estratégia de reduzir para dois turnos a operação, deixando o terceiro turno para realização de manutenção. O resultado foi alcançado e o a eficiência operacional aumentada.

IMPACTO NO DESEMPENHO DA CADEIA DE IMPORTAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO DE UM OPERADOR LOGÍSTICO
Paula Andressa De Danielli - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

A cadeia de suprimentos de grande parte das empresas é composta por produtos adquiridos no mercado externo e como muitas delas não possuem a expertise necessária para coordenar operações de importação faz-se necessária a contratação de prestadores de serviços logísticos. O objetivo do estudo é analisar e mensurar o desempenho da cadeia de importação através de um operador logístico e destacar a importância de utilizar indicadores de desempenho adequados à medição, pois as atividades de importação crescem cada vez mais e o mercado torna-se cada vez mais competitivo, fazendo-se necessário desenvolver medições e parâmetros que visem melhorar e agilizar o processo. O método de pesquisa foi o levantamento bibliográfico do tema e a aplicação do conceito de indicadores de desempenho logísticos para mensurar o impacto da participação do operador logístico na cadeia de importação de dois clientes. Os resultados obtidos apontam que o desempenho da cadeia de importação através do operador logístico nas duas empresas analisadas é significativamente melhor e mais eficaz do que a cadeia de importação sem a participação do operador e demonstra que os indicadores de desempenho utilizados no estudo são de extrema importância na medição deste processo.

PLANEJAMENTO DO REUSO DO ESTOQUE NÃO ATIVO DE MATERIAIS
Leandro de Araújo da Silva - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

Este trabalho tem como objetivo planejar a reutilização do estoque de materiais não ativo através da análise dos itens obsoletos que por consequência geram altos custos de armazenagem em uma empresa montadora de equipamentos para embalagem situada no interior de São Paulo. Sendo assim, a partir desta análise propor melhorias a serem implementadas que podem contribuir para um aumento significativo no desempenho empresarial. Foram utilizados conceitos sobre gestão de estoque e entrevistas semiestruturadas com o gestor da área de suprimentos pautando-se por abordagens tanto qualitativas quanto quantitativas a fim de identificar e estabelecer o cerne dos objetivos específicos para sua implementação. Tem como justificativa para este estudo, aplicar os conhecimentos adquirido no Curso de Gestão da Cadeia de Suprimentos a fim de propor um modelo que sirva para gerenciar e planejar a melhor maneira de destinar os itens de baixa movimentação e por ser um tema pouco explorado academicamente, porém, muito discutido no ramo empresarial. Como oportunidade de pesquisa surgiu à indignação em responder o seguinte problema: como eliminar os custos provenientes da armazenagem de materiais não ativos que são carregados por um longo período de tempo? A partir dos resultados, foi possível demonstrar que, com o devido planejamento, levantamento de dados, reclassificação, parametrização e rastreio de cada item, é possível diminuir os custos envolvidos em todo o processo de armazenagem dos itens ativos e não ativos da empresa.

DISTRIBUIÇÃO DE SUPRIMENTOS INDUSTRIAIS: TERCEIRIZAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE OU UTILIZAÇÃO DE FROTA PRÓPRIA
Karin Bernardes Beduscki - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

A pressão para redução de custos na Cadeia de Suprimentos está cada vez maior nas empresas. O custo de transportes tem grande representação nos custos totais da Cadeia de Suprimentos e sua gestão pode se tornar um grande diferencial competitivo. Este trabalho tem como objetivo comparar a utilização de frota própria com a terceirização dos serviços de transporte para distribuição de suprimentos industriais. O estudo mapeou os benefícios, custos e limitações do uso da frota própria e da frota terceirizada, permitindo o desenvolvimento de um modelo de atendimento aplicável de menor custo. Realizou-se uma pesquisa, no formato de estudo de caso onde foram mapeados os custos da frota terceirizada e própria, além de todos os entraves operacionais que ambas podem enfrentar. Os resultados encontrados demonstram que a utilização da frota própria é economicamente vantajosa para alguns casos específicos, dentre os casos avaliados.

IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTO E SISTEMA DE CONTROLE E GESTÃO PARA ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Jaqueline Molina de Souza - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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A iniciativa deste trabalho veio como resposta a uma pesquisa de satisfação sobre os trabalhos realizados por um armazém de amostras de pesquisa e desenvolvimento de produtos de higiene e limpeza, visando a melhoria dos serviços prestados aos clientes internos. O objetivo deste trabalho é implementar um procedimento interno e um WMS específico para controle de amostras para um centro de pesquisa e desenvolvimento, de tal forma a melhorar o controle de entrada e saída desses produtos, identificação, validade dos materiais e tempo de permanência dos estoques. A falta de um procedimento e um sistema adequado traz dificuldades para controlar os estoques de amostras para atividades de desenvolvimento, outro problema é a perda de materiais por falta de informações de quantidades e validade dos itens, traz também falta de confiabilidade quanto a disponibilidade dos estoques de amostras e ainda pode trazer problemas com segurança quanto ao controle de químicos. Como resultado se obteve um procedimento claro com as regras de utilização do almoxarifado, bem como um sistema que faz com que as informações sejam centralizadas e permite que atividades simples sejam controladas de forma fácil e acessível por todos os usuários do armazém. A solução escolhida satisfaz as necessidades do processo em questão.

REVISÃO DA POLÍTICA DE REPOSIÇÃO DE ESTOQUES EM UMA MULTINACIONAL DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO
Israel Anderson Varoni - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Diante do cenário econômico atual, com tantas instabilidades e incertezas, as empresas estão sendo direcionadas a reduzir os custos para que continuem sendo competitivas e se mantenham no mercado.Um dos maiores custos nas empresas que possuem processos de manufatura são os estoques, pois, apesar de serem estratégicos, possuem alto custo de manutenção, são representados como capital parado e muitas vezes se transformam em perdas devido à obsolescência, avaria e outros problemas de gestão. Portanto, ter uma política de estoques adequada é essencial para que os estoques sejam estratégicos, ou seja, sejam suficientes para atender a demanda, sem que haja ruptura. O objetivo desse trabalho é a revisão da política de estoques utilizando alguns conceitos e métodos com o objetivo de adequar os estoques para cada produto e para cada Centro de Distribuição, sem que haja impacto no Nível de Serviço (falta de produto). Com a implementação da nova política de reposição de estoques, foi possível verificar uma redução dos estoques.

DEFINIÇÃO DA POLÍTICA DE REPOSIÇÃO DE ESTOQUE DE FILTROS IMPORTADOS
Helder Luis Teixeira - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

Este trabalho busca avaliar qual a melhor opção para compra de filtros importados, como também, a gestão destes filtros, incluindo todo o processo de planejamento dos níveis de estoque, estoques de segurança, de tal forma a reduzir os custos excessivos com a compra destes filtros, analisando valores de importação e para compra nacional, e seus prazos. Foram utilizados métodos de ponto de reposição, lote econômico e estoque de segurança. Após o estudo, para a empresa XYZ, a melhor política de reposição de filtros importados é realiza-la nacionalmente, considerando-se os valores e lead time da compra, que influenciaram fortemente nos níveis de estoque.

MAPEAMENTO DOS PROCESSOS E DEFINIÇÃO DOS PONTOS DE CONTROLE NO FLUXO DA CADEIA DE VALOR DE UMA INDUSTRIA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fernando Vicente Carlos - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Este estudo tem como objetivo enteder o negócio através das ferramentas VSM e SCOR para melhorar a gestão sob os indicadores. Para isso inicia-se fazendo o mapeamento do fluxo de valor atual VSM, para conhecer os processos e então uni-se ao método SCOR para possibilitar a padronização dos indicadores e utilizar-se do benchmarking e com isso permite a empresa comparar se seu resultado está acima ou abaixo do praticado pelo mercado e assim trabalhar na melhoria do seu desempenho.

DIMENSIONAMENTO DE MÃO DE OBRA POR NÍVEL DE SERVIÇO NAS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM DE UM OPERADOR LOGÍSTICO
Fernanda da Silva - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

O foco desse trabalho é avaliar o dimensionamento dos recursos de mão-de-obra, baseado na variação da demanda e perfil de cada cliente por nível de serviço pretendido. Será apresentado no decorrer desse artigo a sequencia de passos que foi realizado para esse dimensionamento, que demonstrou por sua vez, os excessos ou faltas de mão de obra em cada cargo. Ao final, realiza-se análise comparativa do resultado do estado atual desse operador versus o estado futuro, que valida à aplicabilidade de se manter uma sistemática, que calibre frequentemente os recursos de mão de obra ao longo do tempo.

DIMENSIONAMENTO DE FROTA NO TRANSPORTE DE CARGA SECA, PARA MELHORAR O NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE
Fabiano Mendes Sicupira - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a possível mudança no dimensionamento de frota no transporte rodoviário de carga seca para a utilização de agregados em prestações de serviços ponderadas como distâncias consideravelmente longas, vide que atualmente para a realização desta utiliza-se, em grande parte, frota própria. Os resultados obtidos confirmam que a Sicupira Transportes com a utilização de agregados para viagens de longa distância irá conseguir reduzir o custo em 15% das viagens consideradas como longa distância.

REDESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA EMPRESA DE ATACADO
Dyego Henrique de Campos Proêncio - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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As redes de atacado de supermercados evoluem seus sistemas logísticos criando Centros de Distribuição, adjuntos aos grandes centros urbanos. Esta estratégia possibilita mantê-los próximos aos pontos de venda para um ressuprimento eficiente e eficaz, por harmonizar condições favoráveis aos problemas de tráfego e vizinhança, que limitam o acesso de grandes caminhões aos centros urbanos e, além de, reduzir o custo logístico ampliado. Nesta nova estratégia é possível identificar ganhos relacionados com fatores como: redução nos custos de transportes acarretados pelos fornecedores; redução de custos de estoque e armazenagem; liberação de espaço nobre nas lojas; redução de mão de obra; redução da falta de produto no ponto de venda. Porém, a rede de atacado absorve custos relacionados à manutenção da operação do Centro de Distribuição, como custos operacionais e de transporte de mercadorias do Centro de Distribuição para as lojas. O presente estudo tem como objetivo estudar o redesenho da rede de distribuição de uma empresa atacadista no mercado brasileiro, de tal forma a reduzir os custos logísticos e aumentar o nível de serviço. Em relação aos resultados obtidos, pode-se concluir com o redesenho da rede logística, a empresa obterá ganhos financeiros com o declínio dos custos logísticos ampliados e aumento de 10,17 pontos percentuais no nível de serviço. Em virtude disso, aumentará a disponibilidade de produtos nas prateleiras evitando perda da venda pela ruptura.

MELHORIA DA INTEGRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS PELA IMPLEMENTACÃO DO TMS – TRANSPORT MANAGEMENT SYSTEM
Cesar Murilo Romanini - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho demonstra a implantação do TMS (Transport Management System) na melhoria da integração da cadeia de suprimentos em uma indústria de alimentos e bebidas de tal forma a reduzir custos operacionais e melhorar o nível de serviço no atendimento ao cliente. A empresa estudada encontrava-se em uma situação insatisfatória, onde clientes reclamavam-se do nível de serviço recebido, transportadoras solicitavam aumento nas tarifas, fornecedores queixavam-se da demora no processo de descarga nas unidades recebedoras, as unidades operacionais reportavam atrasos nas entregas e o orçamento de fretes ficava cada vez mais vulnerável. Neste trabalho estão contidos os critérios e parâmetros utilizados na seleção e implantação do software TMS escolhido bem como os ajustes efetuados à operação logística para aprimorar o processo de atendimento a clientes, possibilitando a redução dos custos totais da cadeia, aumento da eficiência logística, redução dos trechos improdutivos que resultam na diminuição das emissões de CO 2 e a melhoria substancial nos principais indicadores logísticos da companhia, melhorando os índices de satisfação dos clientes e tornando-se benchmarking para as demais empresas do grupo, dando ao leitor uma ideia geral sobre as atividades realizadas para a obtenção destes resultados.

INSOURCING DA ÁREA DE RECEBIMENTOS E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS PRODUTIVOS DE UMA EMPRESA DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS
Carlos Eduardo Moretti - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar um estudo para determinar as vantagens do processo de Insourcing em uma operação de recebimento de matéria-prima em uma empresa de bens de consumo não duráveis. A prática da terceirização está cada vez mais presente nessa parte da Cadeia de Suprimento das empresas, contudo, é necessário entender muito bem a importância dessa operação para o negócio e os impactos que podem ocorrer caso esse “terceiro” não cumpra seus compromissos. O método de simulação de uma operação retornando a ser internalizada conclui nesse estudo que ao longo dos anos devemos realizar cálculos para certificação da viabilidade ainda da estrutura terceirizada. O valor de 33% na redução do custo operacional anual encontrado demonstra claramente o quanto a operação terceirizada pode não ser a melhor escolha para a empresa.

PROJETO DE UM HUB IMPORTED SUPPLIER EM REGIME ADUANEIRO ESPECIAL PARA A INDÚSTRIA ELETRO-ELETRÔNICA
Caio de Camargo Valério - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação prática para reduzir o tempo de entrega do fornecedor, a falta de material na linha de produção, diminuição do nível de estoque e o ganho no fluxo de caixa. A melhoria proposta será através de um HUB Supplier, no qual o material é armazenado fora da fábrica, puxando somente no momento da necessidade. Essa situação proposta visa melhorar o Lead Time, diminuir o estoque na fábrica e principalmente o fluxo de caixa. O projeto está em implementação na empresa e começa com um grande fornecedor. O objetivo final é aplicar para o número máximo possível de fornecedores internacionais.

DIMENSIONAMENTO DO ESTOQUE DE SEGURANÇA NO SEGMENTO AUTOMOTIVO
Anderson Souza Castro - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

O objetivo desse trabalho é desenvolver uma política adequada de estoque de segurança de maneira coerente e mensurável sem comprometer o nível de serviço com os clientes, para tanto desenvolveremos uma sistemática de cálculo onde utilizaremos os níveis de estoque exigidos pelos clientes bem como os métodos acadêmicos, com essa nova metodologia além de alcançarmos o objetivo desse trabalho, benefícios como redução de paradas não planejadas, aumento de fluxo de caixa e reduções de custos extras com transportes serão alcançados.

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