TCCs FEC-0600 Turma 11

REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGEM NA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS ESPORTIVOS
Henrique Trefiglio Tomaz - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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No presente trabalho será apresentado um estudo de caso, feito em uma empresa de grande porte no ramo de materiais esportivos, com o objetivo de abordar o tema de reutilização de embalagens de Inbound e propostas de avanço na área de logística reversa. Para o desenvolvimento do tema, serão apresentados conceitos, justificativas, custos e referencial teórico para o estudo da reutilização de materiais. O tema sustentabilidade está cada vez mais fazendo parte dos valores das empresas e a sociedade está cada vez mais a par do assunto, demonstrando interesse em contribuir. Seguindo essa linha, a matriz do Brasil recebeu um desafio da diretoria global em se tornar uma operação modelo para os mercados emergentes no tema sustentabilidade. Por fim, o estudo de caso mostra na pratica como são analisadas as oportunidades de implantação do projeto de reutilização de caixas, como também são indicadas oportunidades significativas de redução de custos na compra de insumos e, consequentemente, redução no impacto sócio-ambiental.

REDUÇÃO DO TEMPO DE CICLO DE ATRAVESSAMENTO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS, NO PROCESSO DE RECEBIMENTO, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO
Rogério Dias Leite - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O objetivo deste artigo busca avaliar os processos e rotinas internas de um centro de distribuição de frutas, legumes e verduras, através do método de mapeamento do processo, demonstrando os desperdícios de tempo entre as rotinas e atribuições equivocadas da operação. Foram considerados no desenvolvimento desse texto fundamentos metodológicos sobre análise do fluxo para mapear todas as rotinas da operação. Os resultados das ações e mudanças propiciaram uma visualização da importância do processo dentro da operação e seus ganhos com alterações e ajustes que a empresa pode ter.

IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DE CONHECIMENTO EM UM LABORATÓRIO DE PESQUISA CIENTIFICA USANDO FERRAMENTAS DE PMO E LEAN OFFICE
Wendy Anyelina Taveras de Bejaran - Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Junior
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O objetivo deste trabalho é por meio da gestão de conhecimento transformar o conhecimento tácito de um laboratório de pesquisa cientifica em conhecimento explícito visando a melhoria dos procedimentos operacionais assim como o compartilhamento de informações entre os pesquisadores por meio do uso de técnicas e ferramentas de gestão e de monitoramento do PMO e do Lean Office. Para atingir este objetivo foi proposto o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento on line composto pelos seguintes passos: mudanças e atualizações do site, padronização e roteiros das diferentes pesquisas, cadastro dos pesquisadores no site, monitoramento e controle dos marcos. Os resultados obtidos foram a criação do site de pesquisa permitindo tanto aos orientados como orientadores ter acesso às informações desde qualquer lugar, padronização dos roteiros facilitando maior controle e execução das fases necessárias a uma pesquisa, cadastramento de todos os pesquisadores o que gera um melhor controle das informações dos pesquisadores. A fase de monitoramento e controle está ainda em implantação devido às dificuldades operacionais e conhecimento de recursos computacionais, uma vez terminado, os ganhos beneficiarão a todos os envolvidos e poderá ser expandido a outras áreas.

TRANSPORTE MERCADORIAS DESTINADAS E PROVINDAS DO MERCADO GLOBAL VIA PORTO DE SANTOS
Sylvia da Cunha Martins Simioni - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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Quando o projeto carrossel, o qual o terminal disponibiliza um número de veículos a cada cliente para o trâmite entre porto de Santos até as fábricas, foi criado há 12 anos, o cenário do transporte e o modelo em que era operado nas plantas eram tão diferentes que uma das variáveis que compõem a conta de frete, os veículos ociosos, significava, na época, 5% do valor total pago. Contudo, com o passar dos anos, este cenário no qual o projeto foi desenhado mudou tanto que esse custo com veículos ociosos aumentou e passou a representar 15% do valor total gasto com frete. Custo este que veio como conseqüência da descentralização das importações, antes feito tudo via Matriz; do impacto da lei 12.619 ou Lei dos Motoristas, a qual regulamenta a profissão, sancionada pela Presidente da República no ano de 2012; e, em menores proporções, mas não menos importante, pelo aumento das importações e exportações no Brasil, dado pelo aquecimento da economia, consequentemente, aumentou as filas nos terminais portuários. Com o objetivo de uma redução de custos, consequentemente aumento da competitividade, foram estudados outros dois modelos de transporte comparando o atual com os que são oferecidos para esse trajeto, consistentes pelo modelo de rodoviário bi-trem e ferroviário, em que, após as análises, o resultado obtido foi que utilizar o modal ferroviário traria um ganho de aproximadamente 40% na conta de frete.

UTILIZAÇÃO DE CÁLCULOS DE GESTÃO DE ESTOQUE E PREVISÃO DE DEMANDA DE COMPONENTES IMPORTADOS PARA O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE RESSUPRIMENTOS
Rodolfo Augusto Castelo Branco Galvão da Silva - Prof. Dr. Lars Meyer Sanches
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Este trabalho tem como objetivo sugerir a utilização de cálculos de gestão de estoque e novos modelos de previsão de demanda para componentes importados através da criação de dois cenários de previsão. Um utilizando a metodologia atual da empresa do estudo e outro com cálculos de gestão de estoque e utilizando suavizamento exponencial. A amostragem utilizada para a criação dos cenários envolveu um determinado tipo de componente: as buchas importadas utilizadas na fabricação de roletes voltados principalmente ao mercado OEM. Devido à falta de dados históricos foram utilizados valores estimados conforme realidade da empresa. Com a comparação entre os dois cenários, quando utilizada a metodologia proposta com a aplicação de cálculos para a melhor gestão de estoque, pode-se verificar que o resultado mais significativo é a redução do volume de vendas não atendidas por falta dos componentes importados em decorrência da utilização de um estoque de segurança para atender as variações da demanda.

ESTUDO COMPARATIVO DE VIABILIDADE OPERACIONAL DO USO INTERMODAL ENTRE CABOTAGEM E RODOVIÁRIO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGA NACIONAL
Márcia Akemi Nagatsuyu Catutani - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este artigo tem como objetivo a comparação entre o transporte terrestre e o transporte hidroviário cabotagem para a movimentação de carga (creme dental) entre uma fábrica localizada em Suape (PE) e principais centros de distribuição localizados nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Para o estudo comparativo, foram considerados dados quantitativos de cotações internas entre as empresas de cada modal analisado e informações qualitativas baseadas na revisão bibliográfica e avaliações sobre a infraestrutura para a cabotagem no Brasil.

APRIMORANDO A SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DO SETOR QUÍMICO
Marcela Y. Vieira - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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Neste trabalho será reavaliado a segmentação atual de clientes “Premium” de uma empresa do setor químico e proposto um novo modelo de classificação que compreende os diferentes tipos de comportamento de compra ou lógica evidente dos clientes. A metodologia foi baseada na bibliografia do autor Gattorna (2006) que possui uma abordagem recente e contempla não só a visão de marketing mas como toda a visão de uma cadeia de suprimentos. No final do estudo é apresentado uma sugestão de portfólio de diferentes estratégias de serviços projetadas para agregar maior valor aos clientes que são fundamentais para a empresa.

INTEGRAÇÃO NA CADEIA DE ABASTECIMENTO DE GRANÉIS SÓLIDOS VIA 3PL + TRADING COMPANY
Henrique Celso Marques Ribeiro - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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No ano de 2013, os operadores logísticos brasileiros estão seguindo uma receita para ampliar seus negócios no país, que tem como principal ingrediente o aumento da competitividade e redução dos custos fixos de seus clientes. Para que se possa entender a complexidade do tema abordado, este trabalho traz no referencial teórico, um breve conceito de gerenciamento da cadeia de suprimento, conceito de operador logístico, e a introdução de um 3PL/4PL, aliados a uma trading company na importação de granéis sólidos minerais. Veremos o desenho de uma operação onde um 3PL se une a uma trading company com o intuito de reduzir a possibilidade de ruptura no abastecimento de matérias-primas críticas importadas, assim evidenciando todas as fases logísticas no porto de destino até a entrega na planta fabril. A unificação da cadeia através de um 3PL visa trazer vantagens competitivas e melhorar os serviços através de informações mais precisas, redução do bottom line e qualidade no SLA (nível de serviço acordado). Ao analisar as novas tecnologias e inteligências logísticas aplicadas a esta operação, demonstraremos a oportunidade de saving financeiro global do contrato da ordem de USD 1,2 MM.

DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO DE PREVISÃO DE VENDAS DE MÉDIO PRAZO PARA CALÇADOS DE CORRIDA DA NIKE DO BRASIL
Francis Dias Graciotto - Prof. Dr. Lars Meyer Sanches
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O objetivo deste artigo foi desenvolver um método eficiente de previsão de vendas de médio prazo para calçados de corrida para a Nike do Brasil, buscando com isso redução nos custos resultantes da imprecisão da previsão de vendas, como mau dimensionamento de capacidades na cadeia de suprimentos, mau planejamento de inventário de matéria prima e baixo nível de serviço aos clientes. A comparação entre os testes realizados e a previsão feita sem a metodologia proposta indicaram que o modelo estatístico proposto traria ganhos de precisão na previsão de vendas.

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO DE UMA LINHA DE RESERVATÓRIOS AUTOMOBILÍSTICOS
Fabiana Prado De Martini - Regina Meyer Branski
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O objetivo do trabalho é desenvolver uma ferramenta – utilizando Excel – para programar a produção de forma automática. A empresa estudada é fornecedora de reservatórios automobilísticos para uma grande montadora que muda com frequência sua demanda, o que exige que a empresa altere constantemente sua programação da produção. Atualmente, as alterações na programação são realizadas pelo programador partir do seu conhecimento e experiência pessoal. A ferramenta irá permitir uma rápida reprogramação por qualquer programador ou mesmo evidenciar a impossibilidade de atendimento do cliente e será desenvolvida para uma das linhas que produz reservatórios lavadores para automóveis.

UTILIZAÇÃO DO MASP PARA ANÁLISE DE DADOS E MELHORIA CONTINUA APÓS IMPLANTAÇÃO DE NOVO TMS
Fabiana Aparecida dos Reis - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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Este trabalho foi motivado através da necessidade de melhorar o novo sistema de gestão de fretes recentemente implantado em uma empresa norte americana, visto que gestão de transportes é uma atividade de extrema complexidade. Após a implementação do sistema e inicio da utilização de algumas funcionalidades do sistema, foi identificado que o sistema novo não abrangia todas as necessidades dos usuários (relatórios inconsistentes e incompletos; funcionalidades do sistema; falta de metodologia na execução dos processos). Através da aplicação da ferramenta MASP foi possível identificar, e propor melhorias no novo sistema de gestão de pagamento de fretes.

OPORTUNIDADE E APLICAÇÃO DO TRANSPORTE COLABORATIVO PARA DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS AUTOMOTIVOS
Emerson de Oliveira Sousa - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem por objetivo realizar uma proposta de Transporte Colaborativo para atendimento ao mercado de produtos automotivos, especificamente para distribuição no transporte rodoviário. A proposta é desenvolver uma metodologia capaz de atender a um grande embarcador responsável pela distribuição de peças automotivas a nível Brasil, focando a redução na janela de tempos de embarques na origem, reduzindo gastos em fretes e consolidando o conceito de colaboração, onde o embarcador terá apenas uma empresa para gerir seus problemas. Os resultados previstos nesta implementação são satisfatórios e projetarão uma redução de 10% para o embarcador, em custos de Frete também irá agregar benefícios com um aumento na eficiência da operação, diminuindo os tempos de parada e aumentando a capacidade dos veículos, além do benefício ecológico com a diminuição da emissão de gás carbônico.

CENTRALIZAÇÃO DAS COMPRAS DE MATERIAIS
Edison Keitiro Kushida Ytida - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O objetivo do trabalho é reduzir os custos operacionais e trazer maiores ganhos econômicos com a aplicação de uma equipe de compras centralizada numa empresa de papel e celulose. O método utilizado consiste em 3 passos: buscar o histórico de compras capturando as seguintes informações de volume de compras, da quantidade de processos, das linhas de materiais e valores negociados, na definição da equipe ideal para a centralização com a divisão de operacional, tático e estratégico e na estruturação dos controles e metodologias. O estudo foi aplicado numa indústria nacional que produz madeira, papeis e cartões para embalagem, embalagens de papelão.

PROJETO DE LOCALIZAÇÃO E ALOCAÇÃO DE INSTALAÇÕES
André Rodrigo Boscolo Moraes - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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O início de operação comercial da linha de transmissão de energia elétrica, a LT 600 kV Rondônia – Araraquara 2, será um marco histórico ao país, pois interligará o Complexo do Madeira ao SIN – Sistema Interligado Nacional, e conseqüentemente, ofertará mais energia para sustentar o seu crescimento econômico. Exigirá das empresas envolvidas, reverem a rede da cadeia de suprimentos, reestruturando-se, para atender às necessidades de materiais, equipamentos e mão de obra especializada à sua manutenção. A proposta é a criação de uma ou mais bases avançadas, que atendam o trecho da linha entre os estados do Mato Grosso e Rondônia, permitindo atingir altos níveis de serviço a baixos custos de transporte. Para isso, optou-se por modelos de otimização, adotando os métodos de Localização Gravitacional e Localização de Instalações com Base em Capacidade, que por sua vez, apontaram Cuiabá, a cidade de maior potencial para atender às essas necessidades logísticas.

REVISÃO DE UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUES
Anderson F. de A. - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este artigo tem por objetivo demonstrar a revisão de um modelo de gerenciamento de estoques pelo fornecedor (VMI -Vendor Managed Inventory) em uma das mais competitivas empresas na área de energia sustentável do mundo. Esta revisão foi necessária devido a dois problemas apresentados no programa adotado pela empresa: Critérios mal definidos de bonificação, que causavam prejuízos devido à realização de pagamentos a clientes que não possuíam o perfil necessário para participar do programa, e regras/processos não claros que conseqüentemente não eram respeitados, causavam descrédito ao programa e levavam a perdas constantes de clientes. O método escolhido para a definição do novo programa foi à realização de entrevistas com as áreas da companhia e clientes, juntamente com a revisão dos processos. Foram avaliados os pontos positivos do programa adotado, as oportunidades de melhoria e o alinhamento das expectativas dos revendedores e empresa. Com base nas observações, ajustes foram realizados e o novo programa de gerenciamento de estoques passou a atrair novos clientes e deixou de oferecer prejuízos.

A REDUÇÃO DE CUSTOS PARA AS EMPRESAS ATRAVÉS DA CONSOLIDAÇÃO DOS EMBARQUES DE IMPORTAÇÃO
Ana Júlia Scacchetti - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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Atualmente, na era de competição, diferentes aspectos da logística contribuem para o atendimento das expectativas do cliente. A logística auxilia o planejamento de serviços que diferencia o produto original. Por isso, neste trabalho, foi apresentado uma situação real de uma empresa multinacional que possui altos custos logísticos, os quais podem ser trabalhados para atingir uma redução significativa para a empresa. A sugestão dada foi a consolidação de embarques de importação, com o intuito de economizar em diversas taxas obrigatórias, e para isso será necessário um melhor planejamento com objetivo de diminuir a quantidade de embarques, e também poder importar mais material através de embarques marítimos, os quais possuem taxas extremamente mais baixas, podendo assim aumentar sua competitividade no mercado, como resultado na redução de custos.

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