Veículos autônomos e seus benefícios para a logística

Veiculo Autonomo

Os veículos autônomos, que também são conhecidos como carros robóticos ou “carros sem motoristas”, integram diversas tecnologias que auxiliam no controle e direção do veículo durante a viagem. Desta maneira, são empregados recursos tecnológicos dotados de sensores e inteligência artificial para controlar todos os dispositivos, equipamentos e a operacionalização no trajeto do veículo.

Durante o trajeto as tecnologias realizam uma leitura e identificam as características do ambiente para processamento das informações e determinação da melhor ação que direcionará o veículo nas vias por onde passa.

Algumas analises apontam que a inteligência aplicada nos Veículos Autônomos simula perfeitamente as ações realizadas por um condutor humano ao volante. Esta característica é importante uma vez que garante a integridade e segurança tanto do veículo quanto do ambiente e indivíduos que estão próximos das vias.

Além da segurança inerente a operação e uso dos veículos autônomos é importante ressaltar que garante o conforto e a qualidade de vida dos humanos principalmente em viagens de longa duração. Podemos citar também que a grande maioria dos protótipos testados dos veículos autônomos tem por prioridade o uso de fontes de energia alternativa e sustentável, garantindo assim a preservação do meio ambiente e a redução no consumo de combustíveis.

Consequentemente, os custos inerentes a manutenção e operacionalização dos veículos autônomos também são mais baixas uma vez que a própria tecnologia embarcada ajuda a monitorar toda a integridade do veículo aumentando também a sua vida útil.

 

Os benefícios para a logística

Como sabemos, a busca pela melhoria da eficiência das operações logísticas esta sempre em pauta nas grandes empresas. Assim, a logística e suas operações de entregas são totalmente passíveis de obter os benefícios dos Veículos Autônomos.

Há algum tempo, sites, estudos e artigos são publicados demonstrando testes-pilotos que são realizados com caminhões semiautônomos em operações de distribuição física de grandes empresas do mercado.

Os veículos autônomos, além de serem mais eficientes e econômicos tendem a estar cada vez mais presentes nos fluxos logísticos das cadeias de suprimentos das organizações utilizando diversas capacidades de carga para transferências de materiais e entregas aos clientes finais.

É importante frisar que embora uma frota autônoma tem a possibilidade de desempenhar o papel de elevada importância na logística, vale lembrar que ainda é prematuro o investimento maciço na tecnologia. Isso porque ainda existem algumas deficiências e problemas de segurança envolvidos para a consolidação da implantação dos veículos autônomos.

Acredita-se, no entanto, que a evolução para a implantação dos veículos autônomos possui benefícios importantes não somente para as operações logísticas da empresa e toda a cadeia de suprimentos, mas também para o corpo de colaboradores da empresa tais como a redução da fadiga e a melhoria da produtividade dos recursos humanos.

Uma informação que vale ressaltar é que não somente os caminhões são capazes de dirigir de forma autônoma, mas também as empilhadeiras com visão autoguiadas que estão sendo testadas. Capaz de lidar com tarefas quatro vezes mais rápido que o tempo que levaria um operador em um depósito.

Finalmente, cabe pontuar que o uso dos veículos autônomos nas operações logísticas promete gerar economias nos custos e fretes, redução no tempo de entrega e maior qualidade na prestação do nível de serviço logístico gerado na cadeia de suprimentos para os clientes.

 

Veículo Autônomos: realidade e projetos no mundo

A tecnologia já é uma realidade nos EUA. A empresa de carros autônomos Waymo, parceira da Google, já iniciou os testes para levar clientes para as lojas do Wal-Mart no estado do Arizona.

A operação funciona com os clientes da região metropolitana da cidade de Phoenix realizando suas encomendas de produtos no site e conforme o pedido é preparado, carros autônomos da Waymo vão levar os compradores até a loja e levá-los de volta para casa.

Além deste exemplo outras empresas estão focadas no desenvolvendo sistemas de condução sem motorista. Um exemplo é a Uber que já realiza testes em vias públicas, porem com muitos problemas a serem superados nos projetos.

Outro exemplo muito interessante é a Embark Trucks que opera rotas de fretes automatizadas com caminhões autônomos. Desenvolvendo projetos com grandes corporações tais como Electrolux e Ryder, a Embark desenvolve projetos e tecnologia para operar com caminhões autônomos no transporte de cargas.

As grandes montadoras de veículos estão realizando estudos de mercado para desenvolvimento de projetos voltados para a condução autônoma, tais como ônibus e caminhões.

Como toda empresa de tecnologia e inovação a Apple também possui pesquisa e projeto para desenvolvimento de veículos autônomos nos EUA, porém ainda em fase de embrionária.

 

Profissionais em veículos autonômos

Para quem tem interesse em se especializar na área de condução autônoma, existem instituições ao redor do mundo dedicadas em formar profissionais para atuar com tais tecnologias. Uma delas é a Udacity que possui um curso especifico para a formação de profissionais especialistas e veículos autônomos. Você pode encontrar mais informações no site da própria instituição.

 

Fontes de consulta

Carros Autônomos do Google – Disponível em: https://waymo.com/. Acesso em 05 de outubro de 2018.

Caminhões Autônomos – Disponível em: https://embarktrucks.com/. Acesso em 05 de outubro de 2018.

Formação de Engenheiro de Carro Autônomo – Disponível em: https://br.udacity.com/course/self-driving-car-engineer-nanodegree–nd013. Acesso em 05 de outubro de 2018.

Mercedes Self Driving Truck Driving Itself Mercedes Future Truck 2025 Commercial CARJAM TV 4K 2015. Disponível em: https://www.mercedes-benz.com/en/mercedes-benz/innovation/the-long-haul-truck-of-the-future/. Acesso em 05 de outubro de 2018.

Sem Motorista! Conheça o caminhão autônomo projetado no Brasil, na USP. Link: https://www.youtube.com/watch?v=dmhq6xMS_o4  Acesso em 03 de outubro de 2018.

Uber’s Self-Driving Truck Makes Its First Delivery | WIRED. Disponível em: https://www.uber.com/cities/pittsburgh/self-driving-ubers/. Acesso em 03 de outubro de 2018.

Blog Attachment

Related Blogs

Translate »