Shared Logistics (Logística Compartilhada)

chamada-post-site-novo-orlando2

Série Amanhã – Edição 01/2017 – Revista Logística – IMAM (Clique aqui para acessar a revista)

Quatro questões para você refletir.

A primeira é que o Uber já está disponível em mais de 55 países em todos os continentes. Agora está começando a entrar nos negócios de entrega de alimentos (Uber eats) em São Paulo e de pequenas entregas comerciais, ainda só no exterior.

A segunda é que custa cerca de US $ 100 para enviar um envelope do Canadá para Venezuela, levando de três a cinco dias. Se você entrar no Facebook existem grupos de pessoas dispostas a fazer este transporte outros por um terço do preço e em muito menos tempo pois estão indo ou voltando de férias.

A terceira é que tem uma startup, Roadie, cujo modelo de negócios é oferecer uma plataforma para as pessoas rentabilizarem a ociosidade de dos porta-malas de seus carros fazendo pequenas entregas no seu roteiro diário.

A quarta é que a DHL está experimentando em Stuttgar utilizar os porta-malas dos Smarts para pequenas entregas em parceria com seus proprietários.

Todos estes exemplos estão relacionados ao tema Shared Logistics, em português, logística compartilhada discutido na revista 02/2017 da revista Logística do IMAM. O tema é bastante diversificado e existem muitos casos e empresas envolvidas. Para conhecer as experiências citadas no texto e algumas outras visite os sites:

https://www.truckpad.com.br/
http://www.levai.com.br/
https://www.querofrete.com.br/
https://fretefacil.redefretefacil.com.br/
https://www.sontracargo.com.br/
https://www.cargox.com.br/
https://www.cargomatic.com/
https://www.airbnb.com.br/
https://www.roadie.com/
https://www.flexe.com/
https://www.zipvan.com/how
https://www.gogovan.sg/
https://www.goshare.co/uber-for-moving/

Caso deseje se aprofundar na Teorica Economica marginalista, teoria que ajuda entender como este fenômeno de compartilhamento reduz custos e ao mesmo tempo melhora os serviços sugiro a leitura do livro do Robert Pindick e Daniel Rubinfeld , Micro economia, São Paulo, Pearson, 2006.

Orlando Fontes Lima Junior
Professor Titular da UNICAMP
Coordenador do LALT Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes

Related Blogs

Deixe-nos um comentário

Translate »