Pesquisador do LALT esteve presente no 7º PLURIS

12814543_1704830093126288_2507033447167312013_n

O 7º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável aconteceu neste mês na cidade de Maceió – Alagoas. O evento representa a continuidade da parceria entre pesquisadores do Brasil e de Portugal que se realiza desde 2005. Constitui-se em uma associação técnico-científica, de caráter multidisciplinar, reunindo profissionais que atuam principalmente nos seguintes temas: Ambiente e Energia; Cidades Inovadoras e Inteligentes; Mobilidade e Transportes e Planejamento Regional e Urbano.

O LALT foi representado pelo Doutorando Cassiano Gustavo Messias, que apresentou seu trabalho “Análise Espacial da localização de vagas para veículos de carga no centro de Campinas – SP”. Trata-se da aplicação da ferramenta Kernel Density e a combinação de mapas, em SIG, que possibilitaram a espacialização das zonas críticas ao transporte de cargas no espaço urbano de Campinas. A vantagem de se empregar a metodologia trabalhada foi a redução de custos e tempo de pesquisa, pois as ferramentas disponíveis em SIG podem auxiliar na escolha de áreas críticas, as quais devem ser prioritariamente estudadas. Esta abordagem pode ser aplicada também em outros municípios, nos quais seja visível a problemática de vagas para carga e descarga.

O evento foi aberto aos diversos perfis de participantes: pesquisadores, estudantes e profissionais ligados aos temas e tópicos abordados e teve como objetivo reforçar e enriquecer os contatos estabelecidos nas edições anteriores e integrar novos participantes cujos trabalhos acadêmicos e profissionais se enquadraram nas temáticas do congresso.

Related Blogs

Deixe-nos um comentário