Tecnologia da Informação em Operações Logísticas

jb-sindicamp

A palestra deste mês – uma parceria entre o LALT e a Sindicamp – foi sobre Tecnologia da Informação em Operações Logísticas ministrada pelo Engenheiro Civil graduado pela Unicamp, José Benedito Silva Santos. Esta é a 7ª palestra do Ciclo de Palestras continuadas INOVAÇÃO, onde renomados acadêmicos e profissionais do setor abordam os principais temas pertinentes à Logística e Transportes dentro do tema “Competitividade” do Programa Inovação Empresarial.

José Benedito Silva Santos Júnior é graduado, mestre e doutor em Engenharia Civil pela Unicamp, especialista em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística pelo LALT, com MBA em Gestão de Negócios pela FIA-USP. É professor convidado do curso de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística oferecido pelo LALT.

Uma das áreas que mais cresce dentro da logística é a Tecnologia de Informação (TI). Pode-se afirmar que a competência na transmissão de comunicações assumem importante papel na cadeia Logística, pois proporciona oportunidades de melhorias no que diz respeito à redução de custos e a satisfação do cliente, visando melhores condições de aperfeiçoamento dos serviços. Torna-se, portanto, mais eficiente e efetiva para as empresas em geral, destacando-se sempre como um diferencial no mercado.

O tema da noite abordou aspectos como: de que forma a Revolução Digital nas empresas pode ter influenciado para a redução de custos, redução de tempo nos serviços, melhoria na qualidade da informação, incremento da capacidade operacional, melhor relacionamento, acessibilidade da informação em tempo real, suporte a tomada de decisões, entrega de serviços de alta qualidade, expansão da participação no mercado e também o compartilhamento de riscos com parceiros na cadeia. Além disso, foram discutidos também cases de sucesso e informações atuais dos processos da Pecuária Leiteira no País utilizando as inovações de TI.

O evento contou também com a presença do Consultor de Suporte Técnico da Petrobrás, Cesar Augusto Figueiredo que discursou sobre as PAs – pontos de abastecimento em garagens compartilhadas, Mercado revendedor, Mercado consumidor e garagens compartilhadas e cais. Hoje a Petrobrás distribui no País derivados de petróleo, biocombustíveis, assim como gás liquefeito de petróleo. E fora do Brasil, há postos de serviços na Argentina, no Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

O intuito da Programação de palestras é propiciar aos empresários e profissionais da área ferramentas para uma melhoria de gestão, redução de custos e capacidade de resposta rápida às demandas do mercado com maior eficiência e competitividade.

O próximo evento de palestras acontece no dia 13 de setembro com o tema “Comex e Oportunidades na RMC”. Participem!

Soraia Burger MTb. 27.722

Related Blogs

Deixe-nos um comentário

Translate »