Redes, Transportes e Estoques: Casos de Sucesso

rodrigo-sindicamp

Redes, Transportes e Estoques: Casos de Sucesso foi o tema da palestra desta semana ministrada pelo Engenheiro Civil e Mestrando Rodrigo Barros Castro. Esta é a 6ª palestra do Ciclo de Palestras continuadas INOVAÇÃO em parceria com o LALT, onde renomados acadêmicos e profissionais do setor abordarão os principais temas pertinentes à Logística e Transportes dentro do tema “Competitividade” do Programa Inovação Empresarial.

Formado em Engenharia Civil com ênfase em transportes e geotecnia pela UNICAMP, Rodrigo completou a graduação em um intercâmbio de um ano na Technische Universität Darmstadt, Alemanha. Participa do LALT desde 2013 e logo após se formar, ingressou como aluno de mestrado, no início de 2015. Durante seu mestrado concluiu também uma especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística no MIT.

Nesta palestra discutiu-se aspectos como o aumento da complexidade das cadeias de suprimento pode ser melhorado e otimizado com o planejamento logístico e tornar-se essencial para a competitividade das empresas. Como também reduzir os custos ao longo da cadeia, observando que cada uma delas tem suas características e estratégias próprias. Além disso, foram dados exemplos de empresas de sucesso, de trocas compensatórias e de sistemas MRP/ERD empurrado e JIT/Kanban – Just In Time, assim como transporte colaborativo. A mesa de debates contou também com a presença de Valdir Boscatto Júnior para responder às perguntas dos participantes.

O planejamento logístico é quem dá o suporte necessário para que toda a cadeia de suprimentos se torne eficiente de forma a satisfazer o cliente final. Atualmente, ter uma infraestrutura adequada e uma marca de qualidade, somadas a grandes clientes e a uma boa estratégia de marketing, nem sempre tornam as empresas líderes e competitivas no mercado.

“A credibilidade de uma empresa é reflexo do valor percebido que o cliente tem a respeito do produto adquirido. Quando este produto é parte integrante de uma cadeia de suprimentos, o serviço prestado por todos os envolvidos passa a ser de fundamental importância para o sucesso do negócio e sua real competitividade no mercado”, explica Rodrigo.

O intuito da Programação de palestras é propiciar aos empresários e profissionais da área ferramentas para uma melhoria de gestão, redução de custos e capacidade de resposta rápida às demandas do mercado com maior eficiência e competitividade. A próxima palestra acontece no dia 09 de agosto com o tema “Tecnologia da Informação”. Participem!

Soraia Burger MTb. 27.722

Related Blogs