Tese de Doutorado: Proposição de um Modelo Conceitual para Mitigação de Riscos no Planejamento de Transportes em Cadeias de Suprimentos Globais

defesa-jb

Foi apresentada e avaliada no último dia 16 de fevereiro, a tese de Doutorado intitulada “PROPOSIÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL PARA MITIGAÇÃO DE RISCOS NO PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS GLOBAIS” pelo Prof. José Benedito Santos, sob a orientação do Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr..

José Benedito Silva Santos Júnior é graduado, mestre e doutor em Engenharia Civil pela Unicamp, especialista em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística pelo LALT, com MBA em Gestão de Negócios pela FIA-USP. É professor convidado do curso de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística oferecido pelo LALT.

O trabalho apresenta uma proposta para a gestão de riscos para o planejamento de transportes em cadeias de suprimentos globais. A gestão de riscos no planejamento de sistemas de transportes em operações globais envolve ampla complexidade, pois contempla desde a definição da estratégia de operação de transportes até o desdobramento das ações nos níveis tático e operacional para a cadeia em um ambiente caracterizado por incertezas no processo de tomada de decisão. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada uma abordagem de pesquisa exploratória, através da proposição de um modelo conceitual para análise, avaliação, classificação e definição de estratégias de mitigação e contingência de riscos em operações de transportes, a partir da análise dos relacionamentos entre os elos da cadeia e do senso de julgamento de um grupo de especialistas, suportado pelo método para consistente de decisão (MPD) para o tratamento das incertezas. O modelo proposto foi aplicado em uma situação prática de planejamento de operações de transportes de uma empresa multinacional do segmento de agronegócio, nos fluxos entre Brasil e Alemanha para os modais de transporte aéreo e marítimo.

Segundo José Benedito, reforça-se ainda a relevância deste trabalho acerca da tratativa do tema gestão de riscos no subprojeto S1 – Risk Management in Global Supply Networks, coordenado pelo prof. Dr. Orlando Fontes Lima Junior (FEC/Unicamp), subprojeto este integrante da segunda fase do projeto LogGlobal – Improving Global Supply Chains, do programa BRAGECRIM – Brazilian-German Collaborative Research Initiative on Manufacturing Technology financiado pela CAPES e DFG (Alemanha).

O programa BRAGECRIM tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa entre pesquisadores brasileiros e alemães no âmbito da Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura. O projeto LogGlobal é coordenado pelo prof. Dr. Antonio Novaes Galvão, pela prof. Dra. Monica Maria Mendes Luna(UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil) e pelo prof. Dr. Bernd Scholz-Reiter (Universität Bremen, Deutschland).

“O foco de pesquisa do projeto é a interface entre sistemas logísticos e sistemas de manufaturas em cadeias de suprimentos globais”, explica.

A produção científica oriunda do tema de pesquisa gerou quatro artigos para publicação: dois artigos publicados em congresso internacional e também aceitos para publicação como capítulo de livro; um artigo publicado em congresso nacional; e, um artigo submetido para publicação em periódico indexado. Ainda durante o período de desenvolvimento deste trabalho foram ministradas aulas sobre o tema em disciplina de curso de especialização, propiciando a interação entre profissionais do setor e a discussão sobre oportunidades de desenvolvimento da pesquisa, assim como o desenvolvimento do pesquisador na atividade docente.

PUBLICAÇÕES

a) Santos Júnior, J. B. S.; Lima Júnior, O. F.; Novaes, A. N.; Scholz-Reiter, B. (2011) A comparative analysis of supply network risk management techniques based on systematic literature review. Em: anais do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), novembro de 2011, Belo Horizonte, Brasil.

b) Santos Júnior, J. B. S.; Loureiro, S. A.; Lima Júnior, O. F. (2012) A procedure for the selection of a supply network risk mitigation strategy in relational arrangements. Em anais da III Conferência Internacional de Dinâmica em Logística (III International Conference on Dynamics in Logistics – LDIC), março de 2012, Bremen, Alemanha. Artigo selecionado para publicação como capítulo no livro Dynamics in Logistics, Springer, 2013.

c) Scholz-Reiter, B.; Tan, Y.; El-Berishy, N.; Santos Júnior, J. B. S. (2012) Event management for uncertainties in collaborative production scheduling and transportation planning: a review. Em anais da III Conferência Internacional de Dinâmica em Logística (III International Conference on Dynamics in Logistics – LDIC), março de 2012, Bremen, Alemanha. Artigo selecionado para publicação como capítulo no livro Dynamics in Logistics, Springer, 20132.

Related Blogs

Deixe-nos um comentário

Translate »