Inovação em Logística Urbana utilizando Emergência, Geografia do Tempo e Co-criação


Atualmente o número de pessoas que vivem em cidades é maior que no campo. As cidades não são autossuficientes e para mantê-las os fluxos logísticos são essenciais. A ênfase dos gestores públicos e dos técnicos tem sido a mobilidade das pessoas, desconsiderando a acessibilidade das mercadorias, elemento essencial para manutenção do metabolismo urbano.

Os problemas nesta área cresceram muito em termos de complexidade dos processos, de governabilidade de múltiplos atores, congestionamentos e carência de infraestrutura. Esta pesquisa aborda de forma sistêmica as cinco causas de problemas de logística urbana (metabolismo urbano, infraestrutura, eficiência operacional, governança e finalidades), através do emprego de novos conceitos, métodos e práticas com o objetivo de incrementar os processos de inovação na logística urbana brasileira.

Esta pesquisa será sustentada por revisão sistemática da literatura sobre o tema e pelo conjunto de trabalhos teóricos e práticos que o pesquisador coordenador e a equipe vêm desenvolvendo desde 1984. A caracterização do objeto de estudo será feita dentro do enfoque sistêmico, a modelagem dos processos e comportamentos será baseada em simulação computacional por agentes autômatos e as bases de informação serão tratadas dentro dos conceitos de Geografia do Tempo.

Nas aplicações práticas serão utilizadas ferramentas de cocriação e inovação com base no conceito de Living Lab de espaços colaborativos de construção de conhecimento.

Como principais contribuições do projeto destacam-se: o avanço do conhecimento científico na área de logística urbana através do uso de novas abordagens e técnicas, principalmente relacionadas a sistemas autômatos emergentes e Geografia do Tempo; a mudança do patamar de conhecimento técnico brasileiro pelo uso de informações geoespacializadas para tomadas de decisões em logística; a validação dos living labs como instrumento de construção coletiva de soluções técnicas e de políticas públicas em logística urbana.