fbpx

TCCs FEC-0600 Turma 8

REDUÇÃO DO NÍVEL DE ESTOQUE COM AUMENTO DO NÍVEL DE SERVIÇO ATRAVÉS DA REVISÃO DO MÉTODO DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE MATERIAIS
Jorge Luis Silva - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação prática para reduzir a falta de material na linha de produção e ao mesmo tempo diminuir o nível de estoque através da revisão do método de planejamento e programação de materiais e do sistema de produção. O desenvolvimento do trabalho se deu por uma revisão bibliográfica dos sistemas de produção e critérios do planejamento de produção, combinada com a análise dos pontos fortes e fracos do planejamento logístico, plano mestre da produção, e dos critérios de programação pelo MRP (Material Requirement Planning).

A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO PARA APOIO A TOMADA DE DECISÃO LOGÍSTICA EM UM PROCESSO DE RECEBIMENTO EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Lucas Cezar - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

O objetivo deste artigo busca avaliar um sistema de recebimento de materiais em um Centro de Distribuição Logístico através de um método de simulação computacional, evidenciando a relação de fenômenos aleatórios e seus riscos em um processo decisório de uma empresa na unificação de uma nova estrutura operacional. Foram considerados no desenvolvimento deste texto, fundamentos metodológicos sobre simulação e posteriormente a aplicação destes para a construção de cenários de simulação envolvendo as variáveis do sistema proposto. Os resultados dos cenários irão mapear os reais gargalos do processo estudado e gerar alternativas de decisão baseadas na melhor configuração em termos de utilização de recursos envolvidos.

DEFINIÇÃO DE PADRÃO DE FLUXO DE MATERIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE LEAN LOGISTICS
Reginaldo Jader Debrino - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Com o processo de globalização em curso, a competição entre as empresas se intensificou de forma acirrada, e o aumento da estabilidade dos processos produtivos é tido como parte essencial do desenvolvimento de competências estratégicas. A lógica da produção em massa tinha como foco a melhoria das operações, limitada à produção. Por outro lado, a Manufatura Enxuta – desenvolvida na Toyota como uma nova abordagem de gestão da produção – focaliza o aperfeiçoamento das técnicas norte-americanas relacionadas à melhoria das operações e a eliminação de desperdícios, buscando a estabilidade e sustentação dos resultados. Contudo, verifica-se uma lacuna entre a operação de manufatura e a de logística, onde a manufatura caminhou na busca pela melhoria e automação das operações, buscando mapear seus processos através de Value Stream Map (VSM), redefinindo processos, alterando layout´s, criando novos Key Perfomance Indicators (KPI´s) através de técnicas desenvolvidas no MIT para processos produtivos. Contudo, em processos logísticos ligados a manufatura isto não caminhou na mesma velocidade. O nível de atendimento prestado as manufaturas não atende mais suas necessidades, é necessário trabalhar com maior agilidade, ou seja, ser mais produtivo, pois ao longo do tempo o espaço físico dentro de uma manufatura passou a ser valioso para armazenar material sem nenhum critério. Este trabalho buscou investigar os procedimentos atuais de trabalho na área de transporte interno e seus desdobramentos na fábrica, com o objetivo de reduzir o lead time de atendimento às manufaturas, prestando assim um atendimento adequado as novas necessidades. Por meio do uso de cronometragem das operações pode-se notar que as soluções passariam por criação de rotas padrão para abastecimento, eliminação de tarefas que não agregavam valor ao processo, automação de algumas operações e padronização da captação de pedidos. Estas melhorias refletiram em uma redução de 30% no lead time de entregas, tornando a operação mais produtiva.

ELABORAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO DE RECEBIMENTO ALIADO AO PLANEJAMENTO DE COMPRAS
Renê Francesconi - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Este projeto tem como objetivo melhorar o processo de recebimento de materiais da empresa. O principal problema está no recebimento desordenado e sem planejamento de materiais. A solução proposta foi a criação de janelas de recebimento, planejamento de compras, além da análise da real necessidade da aquisição dos produtos. Os resultados obtidos foram a uniformidade de recebimentos durante os dias e durante os meses, nível de estoque mais baixos para as áreas fabris e logística e melhor aproveitamento dos colaboradores com relação as suas atividades, que passaram a ser mais programadas e planejadas. As ferramentas aqui mencionadas foram selecionas de maneira a simplificar as operações e auxiliam significativamente na estruturação cada etapa do processo.

CENTRALIZAÇÃO DE COMPRAS COMO ESTRATÉGIA DE SUPRIMENTO GLOBAL
Naira Virgínia de Almeida Pereira Malta - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

O presente artigo tem por objetivo apresentar o ganho financeiro de uma organização ao optar pela centralização da sua área de compras utilizando esta ferramenta como estratégias de suprimento global. A agregação de volumes traz benefícios financeiros tanto para a empresa compradora ao negociar volumes em escala quanto para o produtor que tem a possibilidade de diminuir os seus custos de produção ao aumentar o seu lote mínimo de produção. Através do mapeamento do fluxo de processo anterior e atual e do desenho da curva ABC foi possível identificar as principais matérias primas e quantificar a redução de custos ao utilizar esta ferramenta da área de suprimentos.

ROTEIRIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE CARGAS
Murillo Moreira da Silva - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Este trabalho tem como objetivo reduzir os custos de transportes de cargas através do planejamento de rotas e consolidação de cargas fracionadas e com lotação completa. O trabalho foi desenvolvido sobre revisão da literatura sobre conceitos de roteirização e implantação do Método da Varredura.

METODOS DE PREVISÃO DE DEMANDA PARA PEÇAS DE REPOSIÇÃO AGRÍCOLA
Eduardo Fernando de Oliveira - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Este artigo tem como objetivo comparar alguns métodos estatísticos de previsão de demanda, utilizando como ferramenta, planilhas do Excel, com o intuito de aumentarmos a acuracidade das previsões de vendas e em consequência, redução dos níveis de estoque, aumento no nível de serviço de vendas, redução do numero de back order, redução do efeito chicote na cadeia de suprimentos. Um dos modelos escolhidos apresentou melhor acuracidade nas informações quando os dados históricos foram agregados por trimestre, dessa forma tivemos um desvio absoluto médio menor e conseguimos eliminar algumas variáveis aleatórias.

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE ESTOQUE DE SEGURANÇA DE MATERIAS ALINHADA COM A ESTRATÉGIA DE PRODUTO ACABADO
Éder Silva Frois - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

O presente trabalho teve por objetivo estabelecer uma política de estoque de segurança de materiais alinhada com a estratégia de produto acabado numa indústria alimentícia. A empresa estudada enfrentava vários problemas para alterar seu plano de produção nos períodos de curtíssimo prazo, sendo o principal problema a disponibilidade de matéria-prima para atender as novas demandas quando necessário, gerando uma série de retrabalhos entre as áreas de planejamento de produto acabado e planejamento de materiais, uma vez que não existia uma política de estoque de segurança de materiais alinhada com a estratégia de produto acabado de estoque que pudessem direcionar as ações de ambas as áreas. O presente trabalho propôs uma política que fosse capaz de direcionar as ações das áreas de materiais e produto acabado, quando fosse necessárias alterações no plano de produção, colocando estoque de segurança de materiais para alguns produtos chaves da empresa e períodos de intervalos de produções para os outros produtos. Após a implementação, verificou-se uma melhora significativa nas rotinas de planejamento bem como a sustentação do faturamento dos produtos acabados chaves, uma vez que possibilitou a empresa alterar seus planos de produção para atender as novas demandas de forma mais rápida e flexível.

REDUÇÃO DE CUSTOS NO FLUXO LOGISTICO DE TURBINAS A VAPOR, ATRAVÉS DA RECLASSIFICAÇÃO FISCAL DOS COMPONENTES IMPORTADOS
Daniel Andreotti de Barros - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

O objetivo desse texto é de apresentar um projeto de redução de custos no fluxo logístico de importação, dentro de uma indústria de turbinas a vapor. Através de um estudo de caso, demonstrará a principal problemática do processo, ou seja, o travamento das mercadorias nos terminais de carga durante o desembaraço aduaneiro, bem como o método utilizado pela multinacional que resultou na eliminação deste gargalo, melhorando significativamente o processo logístico e obtendo ganhos financeiros pós-implementação.

PLATAFORMA LOGÍSTICA SOCIAL – PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA A PESCA ARTESANAL DO MUNICÍPIO DE APICUM-AÇÚ (MA)
Christiane Lima Barbosa - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

O presente trabalho propõe discutir um modelo de desenvolvimento para a pesca artesanal a partir do conceito de Plataforma Logística Social no município de Apicum-Açú no Estado do Maranhão. O Maranhão é o quarto Estado mais rico da Região Nordeste do Brasil com a capital São Luís considerada a Capital Brasileira da Cultura. O município de Apicum-Açú localiza-se na região do litoral ocidental e apresenta um quadro socioeconômico fortemente relacionado às características ambientais, com diversidade social, biológica e riquezas naturais, características estas responsáveis pelos diferentes processos de desenvolvimento e localização estratégica para o escoamento da produção, no caso, da pesca artesanal como principal atividade econômica do município. A coleta de dados foi realizada com base no desenvolvimento de um estudo de caso, com as informações registradas a partir de um questionário de entrevistas realizadas com os pescadores e o responsável pelo Entreposto da Pesca. Como principais resultados, com a baixa organização dos pescadores, não há um modelo de gestão que desenvolva a cooperativa e eleve o nível de serviço, o que possibilita a instituição de uma Plataforma Logística Social que reúna estrutura e governança em cooperativas no atendimento das necessidades locais.

REDUÇÃO DE INVENTÁRIO INBOUND ATRAVÉS DE CONSOLIDAÇÃO INTERNACIONAL: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA DE ELETRÔNICOS
Bruno Soares Collaço - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Um dos maiores desafios de uma empresa é saber como reduzir custos e aumentar a sua rentabilidade em um contexto de desenvolvimento crescente, margens apertadas e elevada exigência de qualidade para atender ao nível de serviço aos clientes. Visando esse objetivo de redução de custos e ganhos operacionais, e buscando mitigar a quantidade de recursos onerosos “parados” devido a oscilações de mercado, observa-se que, ao aperfeiçoar as operações ao longo da cadeia de suprimentos é possível reduzir o nível de inventário parado devido às variações da demanda e amenizar os efeitos dessa variação no nível de serviço ao cliente. Este trabalho baseia-se na análise da cadeia de suprimentos de uma indústria multinacional de montagem de eletrônicos. Buscou-se identificar oportunidades de melhoria na cadeia de abastecimento (inbound) para reduzir o transit time de entrega de matéria-prima e assim reduzir os custos de inventário de materiais “parados” que impactam financeiramente os resultados da empresa. Com base nesta aplicação prática, recomenda-se a estratégia de consolidação internacional de cargas como alternativa para obter redução de inventário inbound e uma maior eficiência na gestão da cadeia.

MODELO DE GESTÃO DE ESTOQUES DE MATÉRIAS-PRIMAS EM UMA INDÚSTRIA DE FILMES PLÁSTICOS
Ana Paula Fedel - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

O objetivo deste trabalho é demonstrar a possibilidade de redução de custos de manutenção de inventário através de ferramentas teóricas do gerenciamento de estoques. O método é constituído por quatro passos: a classificação dos itens de inventário, a definição do sistema de revisão de estoque, o desenvolvimento de uma política de estoques e o estabelecimento do nível de serviço. O estudo baseou-se em uma empresa de grande porte do segmento de plásticos. Utilizando-se dos dados históricos de demanda das matérias-primas consumidas pela empresa, projetou-se o comportamento de estoque utilizando o modelo de gerenciamento atual e o modelo de gerenciamento proposto. Analisando essas projeções pôde-se verificar a redução do nível médio de estoque e a consequente redução nos custos de manutenção de inventário relacionados.

Translate »