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TCCs FEC-0600 Turma 23

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE VMI – “VENDOR MANAGED INVENTORY” NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE ESTOQUES PARA FILME DE BOPP EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO QUÍMICO
Alex Sandro Bezerra de Souza - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo | Poster

Diante ao cenário econômico atual e a concorrência acirrada, cada vez mais é necessário otimizar estoques na busca de uma estrutura mais enxuta. A implementação do VMI para filme de BOPP vem na contramão do que pensam que da minha empresa cuido eu. Empresas e parceiros fazem parte de um único bolo, onde qualquer intervenção nos processos logísticos afeta a todos. A colaboração é um caminho sem volta, pois quebram barreiras internas e externas, eliminando desperdícios e otimizando recursos. A proposta é criar um projeto piloto, a fim de comprovar os benefícios quantitativos e os impactos na cultura entre as empresas. Este artigo traz resultados expressivos como redução de 48,63% dos níveis de estoques de um grupo particular de itens, onde impacta o valor empenhado, gerando ganho de oportunidade de R$ 66.005. Quebrar paradigmas aplicando o conceito do VMI para itens categorizados como commodity, baseando-se na técnica comercial de alavancagem de volume é característica presente neste artigo.

PROPOSTA DE AGREGAÇÃO DE TRANSPORTE AO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PRESTADOS POR UM ARMAZÉM FRIGORÍFICO
Felipe Breda Correia - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
Resumo | Poster

Iniciar uma nova atividade no ramo de prestação de serviços logísticos, por mais promissor que se demonstre, tendo em vista o perfil de atendimento múltiplo das empresas deste segmento, demanda um embasamento muito mais abrangente e apropriado ao cenário de atuação de cada empresa. A escassez de recursos financeiros e as diversas frentes de ganho de capital disponíveis no mercado para os investidores acentuam a necessidade de demonstração da viabilidade técnica de projetos empresariais em conjunto com sua viabilidade financeira, que só pode ser apurada de forma precisa quando os métodos de custeio que a precedem contemplam o custo total de propriedade (TCO – Total Cost Ownership). O objetivo deste TCC é analisar a viabilidade financeira de um projeto que visa o início da prestação de serviços de transporte por um prestador de serviços logísticos atuante no segmento de armazenagem. Para a análise de viabilidade foram utilizadas diversas ferramentas financeiras apropriadas, tais como: PBD – Payback Descontado, VPL – Valor Presente Líquido, IBC – Índice de Benefício Custo e TIR – Taxa Interna de Retorno. Os resultados apurados do projeto foram satisfatórios, proporcionando um tempo de recuperação de capital de 8,3 anos e taxa interna de retorno 5 pontos percentuais maior que a taxa de custo de capital da empresa.

IMPLEMENTAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES E CONFIGURAÇÃO DE MRP PARA MELHOR DESEMPENHO NO ATENDIMENTO AO CLIENTE E ESTRATÉGIA DA EMPRESA
Sabrina Tancredo Zambonini Possato - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigindo das empresas precisão na hora de planejar para atender seu cliente e as estratégias coorporativas é necessário trabalhar com ferramentas que proporcionam segurança nas informações geradas e comunicação entre os setores. Esse trabalho é um estudo onde foram abordados a importância de uma configuração da Manufacturing Resource Planning e as ações necessárias para implementação do Sales and Operations Planning através do método de PDCA. O objetivo é otimizar recursos e aproveitamento das pessoas, redução de custos e retrabalhos, mudança no ambiente de trabalho entre as pessoas envolvidas no processo. Foi realizada uma revisão bibliográfica contendo temas como: gestão de demanda, MRP e S&OP. São apresentadas as fases enfrentadas durante a realização do trabalho e os resultados finais e parciais encontrados após a execução das tarefas propostas.

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE INVENTÁRIO ROTATIVO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE BALDES INDUSTRIAIS
Géssica Tais Fogaça - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo

O sistema de inventário rotativo proporciona organização, qualidade de atendimento e resultados precisos no processo de gestão de estoques. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de implementação com esse novo formato de inventário, garantindo que os estoques físicos e contábeis da empresa estejam refletidos. Para demonstrar sua eficácia, utilizou-se o método de pesquisa exploratória com uma aplicação prática de melhorias no armazenamento e na localização de produtos no estoque. A proposta demonstrou que haverá ganhos em qualidade, acuracidade do estoque e com redução de custos. O piloto utilizado durante os testes, comprovou sua viabilidade técnica, obtendo-se um ganho de 52% com relação as horas necessárias para realização do inventário e em 77% de redução de custos com mão de obra, entretanto se fará necessário a adoção de novos conceitos de organização do estoque e aprimoramento de toda a equipe envolvida com a operação.

OTIMIZAÇÃO DE TRANSPORTES COM AUMENTO DE DROP SIZE DE CAMINHÃO E ALINHAMENTO NA GESTÃO DE CARTEIRA DE PEDIDOS
Francine Ayumi Leite Kinosita - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo

O setor de transportes tem relevante participação na empresa. Afinal, o departamento pode corresponder a cerca de 30% dos custos totais dentro de uma companhia e nos últimos anos, o setor logístico passou a ser visto como uma área de grande importância a fim de se evitar desperdício de recursos e tempo. Sendo assim, este trabalho, por meio de coleta de dados em uma empresa do ramo de bebidas, visou o aumento de pallets por carga transportada, realizando o faturamento em menos entregas para o cliente, aumento de eficiência de carga transportada do caminhão, e diminuindo custos de fretes. Partindo deste princípio, o departamento de Customer Service criou um kpi não financeiro em cima das rotas que tinham oportunidades de aumentar o tamanho de pedidos com a capacidade do caminhão, a fim de controlar se estavam sendo colocados os pedidos com 26 pallets por veículo, e através do KPI (key performance indicator) acompanhando a eficiência de transportes com carregamento de cargas fechadas, a fim de garantir a eficiência de carga transportada por caminhão, diminuindo o número de viagens para o cliente final, resultando em saving de custos logísticos para companhia.

REDUÇÃO DE ESTOQUE EM UMA EMPRESA DE RECUPARAÇÃO DE PNEUS PARA CAMINHÕES, ÔNIBUS E CARRETAS
Fernando Victor da Silva - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo | Poster

O propósito deste trabalho é de assistir uma empresa do ramo de recapagem de pneus a aperfeiçoar a gestão de estoque de matéria prima, melhorando seu fluxo de caixa, para que esta possa ter maiores condições de investimento em melhorias do processo produtivo e aquisição de maquinários com maior tecnologia agregada. Serão utilizadas as ferramentas de gestão apresentadas no modulo do curso de planejamento e controle de produção e materiais, como por exemplo, giro de estoque, ponto de reposição, estoque de segurança entre outras. Com a aplicação destas ferramentas de gestão, o autor pretenderá alcançar uma meta de redução que será projetada para os próximos 15 meses.

PROPOSTA DE REVISÃO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE ESTOQUES DE COMPONENTES PARA MÓDULOS DE REWORK EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO ELETRÔNICO
Fernanda de Oliveira Alves Rodrigues - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo | Poster

O consumo de produtos eletrônicos no Brasil vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Muitas empresas do ramo eletrônico, voltaram seus olhares para o mercado brasileiro como um potencial país produtor e consumidor desses produtos. A empresa em questão é do ramo de eletrônicos, e possui atualmente uma parte do processo produtivo direcionada a itens Semi Knock Down (SKD), conjuntos semi-montados importados. Alguns módulos SKD apresentam falhas no processo e necessitam de reparo. A proposta deste estudo é revisar o processo de planejamento de estoque para os componentes dos módulos de rework a fim de que a quantidade de compra desses itens seja a mais acurada possível, por tratar-se de itens de alto valor agregado. Para isso, optou-se por fazer um estudo detalhado sobre o consumo destes itens no ano de 2018 e, por meio dos conceitos de estoque mínimo e máximo, notou-se uma oportunidade melhoria na acuracidade de planejamento desses materiais.

O PROCESSO DA COMPRA EMERGENCIAL EM SPOT, ANALISANDO OS IMPACTOS NA COMPANHIA
Fernanda Ayumi Kurohava - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo

Esse trabalho tem como finalidade avaliar as compras emergenciais em uma indústria de papel e celulose, demonstrando os desperdícios dos processos de compras e atribuições equivocadas na rotina. Foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica de gestão da cadeia de suprimentos, compras e negociações, utilizando pesquisa qualitativa exploratória realizada no método de estudo de caso, se aprofundando na análise dos detalhes no processo de compras. O resultado obtido foi que essas compras possuem impacto agregado nas operações e prejudiciais para companhia, e se faz necessário uma visualização da importância das compras emergências e seus ganhos com alterações e ajustes que a empresa pode ter.

PROPOSTA DE REVISÃO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PARA A MONTAGEM DE KITS DE PEÇAS APLICADA EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO
Evaldo Reis de Assunção - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo | Poster

Uma empresa deseja melhorar o planejamento e controle de sua operação diária de Embalagem. Os componentes são recebidos à granel dos fornecedores e o Centro de Distribuição realiza a consolidação da carga, sob montagem de Kits personalizados, antes de armazená-los, onde aguardarão os pedidos para separação e expedição a seus distribuidores. A revisão do processo possibilitou uma grande melhoria, fornecendo informações que serão aproveitadas no processo de tomada de decisão, e nos controles e checagens necessários para garantir a qualidade do processo. Com a pesquisa exploratória com uma aplicação prática, foi possível visualizar um panorama geral sobre o problema, e propor soluções pontuais nos processos estudados, com novas formas de planejar e medir a performance, além de uma maior interação e suporte ao embalador na qualidade do trabalho em cada embalagem. O resultado obtido foi um planejamento mais preciso utilizando o takt time de cada produto no processo de embalagem, resultando num controle eficiente do processo, permitindo melhorar em 10% a performance da área, e melhorar os processos de qualidade, implantando checklists obrigatórios em cada produto antes do início de embalagem cada um deles. No período de 5 meses de acompanhamento após a aplicação prática, foi possível acompanhar o processo em 11% dos produtos movimentados no CD, atingindo 19% dos produtos de curva AB.

AVALIAÇÃO DO LAYOUT DE ARMAZÉM DE EQUIPAMENTOS DEDICADOS AO ATENDIMENTO A VAZAMENTOS DE PETRÓLEO E DERIVADOS
Carlos André Palomo Pieroni - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo | Poster

Esse estudo envolveu a avaliação do layout para ocupação de áreas da empresa, realizada com base na metodologia SLP (Systematic Layout Planning) Planejamento Sistemático de Layout, com a proposição do arranjo fundamentado nessa metodologia. A aplicação dos conceitos e metodologia SLP permitiram a implementação dos arranjos nas instalações com a otimização das áreas e melhor posicionamento dos recursos para realização das atividades, possibilitando armazenar os equipamentos de resposta a emergência nas áreas destinadas. A avaliação considerou na análise do arranjo físico para abrigar o inventário, além da proximidade dos recursos com base nas relações de afinidade, aspectos de segurança das operações e agilidade para mobilização no atendimento a emergências. De forma complementar, foram apresentadas recomendações para trabalhos futuros, listadas na conclusão deste trabalho.

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