TCCs FEC-0600 Turma 22

APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN NO AUMENTO DE PRODUTIVIDADE DA OPERAÇÃO DE SEPARAÇÃO DE PEDIDOS DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Victor José Carvalho Pereira - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
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Em vista da relevância da operação de separação de pedidos dentro dos custos logísticos, este estudo tem por objetivo aumentar a produtividade dessa operação dentro de um Centro de Distribuição em 40%. Somente ela é responsável por consumir aproximadamente 25% das horas operacionais do Centro de Distribuição em estudo. Para isso, foi feito uso da metodologia lean e de suas ferramentas, tais como Metodologia DMAIC, Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Matriz GUT, com a finalidade de identificar oportunidades de melhorias e definir quais ações devem ser realizadas primeiramente. Os resultados obtidos foram significativos, tanto em relação ao aumento do número da produtividade da operação de separação de pedidos (+35,6%), quanto em relação à economia financeira proporcionada pela redução das suas horas operacionais (R$222.000 ao ano).

PROPOSTA DE REVISÃO DO LOTE DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA QUÍMICA
Vanessa do Amaral Silva - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho e Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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Este trabalho tem como objetivo mostrar como o cenário atual dos lotes produzidos têm impacto no custo do produto acabado, afetando assim sua margem de lucro, custos de armazenagem, e desperdícios de recursos, entre eles, a mão de obra direta para fabricação e quantidade de setup feitos no período. Esse estudo de caso tem como proposta a revisão dos lotes, usando como conceito os lotes econômicos de produção em uma unidade industrial de uma multinacional de processos químicos. Essa revisão nos conduziu para uma redução dos custos tanto operacionais quanto logísticos dos produtos desta indústria, onde os resultados evidenciados foram a redução no custo final dos produtos, no qual foi possível comprovar de 7 a 12%, mais a redução de 17% na quantidade de setups dos produtos que foram possíveis essa revisão de lote, além dos custos indiretos relacionados a mão de obra logística.

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DE MALHA COM BASE EM REVISÃO DE FLUXO DE ENTREGA VISANDO REDUÇÃO DE CUSTO E MELHORIA DE NÍVEL DE SERVIÇO
Tamiris Maria Toledo Oliveira - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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Diante da oportunidade de revisão da malha de uma empresa de cosméticos e possibilidade de calendarização de entrega para os clientes, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta para revisão do fluxo de consolidação de cargas através do levantamento dos custos em que se envolvem a malha atual com entregas frequentes para um mesmo destinatário e, posteriormente, traçando um comparativo entre o novo modelo sugerido, com foco também em melhoria de nível de serviço. Através de uma abordagem de pesquisa exploratória com uma aplicação prática foi avaliada a viabilidade deste novo desenho de distribuição. O resultado potencial esperado é uma melhoria na malha logística de distribuição no que tange o custo e o nível de serviço, medido através da despesa de frete sobre o faturamento e do OTIF – “On Time in Full”, respectivamente. É esperado que o OTIF passe de 80% para 90% e o custo com transporte tenha uma redução de 0,5% sobre o faturamento total. Com o desenho de um piloto para os estados de Espírito Santo, Goiás e São Paulo foi projetado em 05 meses uma redução no custo de frete de 0,09 pontos percentuais com potencial de aplicação em todo o país, sendo neste último caso geraria uma redução de 0,91 pontos percentuais, levando em consideração que hoje o custo de frete que é de 1,99% sobre o valor de nota e passará para 1,09% também sobre o valor de nota.

REESTRUTURAÇÃO DA ÁREA DE MANUTENÇÃO PREDIAL E LIMPEZA DE UM CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS
Pedro Eliã D. Teixeira - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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Da Divisão de Facilities, a Área de Manutenção Predial e Limpeza de uma grande organização enfrenta vários desafios. Neste trabalho serão demonstradas algumas ações tomadas em busca de otimização de processos da área para obter resultados significativos para a organização. Esta organização adota o modelo de atendimento ao cliente interno através de Centro de Serviços Compartilhados que busca a padronização de seus processos e implantações de projetos de melhorias contínuas. Assim, foram reformulados processos de atendimento ao cliente, redistribuição da rede logística, orçamentos e metodologias de compras.

PROJETO DE ESCOLHA DE OPERADOR DE TRANSPORTES PARA DISTRIBUIÇÃO DE LUBRIFICANTES
Marcio William da Silva - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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O projeto de leilão de fretes ou as Licitações de Fretes, chamado no mercado como BID (do inglês “Bidding Process” em sua tradução em português “Processo de Licitação”), está sendo utilizado muito no mercado fretes, por conta da demanda de veículos e transportadoras, assim como as reduções de custos de fretes como parte principal na área de Logistica. Alavancando a contratação e procura por outros operadores no transporte. Para encontrar uma Transportadora que tenha um bom nível de serviço é necessário buscar o máximo de informação para poder avaliar, e tomar a melhor decisão para fechar um contrato de fretes. Existem muitas tabelas de fretes e muitos bons operadores por região, o que deve servir de restrição para a tomada de decisão muitas vezes não é somente a redução do custo, mas sim os prazos de entregas, a qualidade de serviço, a estrutura do Transportador e sua área de entregas. Para apurar qual operador utilizar devemos observar todas as variáveis possíveis, e simular diferentes operadores em diferentes cenários, para confirmar a melhor escolha entre custo e benefício. Usamos neste modelo um projeto adaptado de uma licitação pública, projeto esse que a empresa pretende ter redução dos custos de fretes sem que tenha perca de prazo de entrega. Pretendemos desenvolver um operador especialista em uma determinada região.

AUMENTO DA PRODUCIBILIDADE NO SEGMENTO AGRONEGÓCIO COM FOCO NO PLANEJAMENTO OPERACIONAL DO MILHO
Lídia Bueno - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
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O objetivo deste trabalho busca ilustrar e avaliar a importância do planejamento estratégico e operacional dentro do campo de produção do milho, através do método de mapeamento de processos, demonstrando a falta de visibilidade, controle, atribuições equivocadas e desperdícios de tempo e custos entre as rotinas do time operacional. Foram considerados no desenvolvimento desse texto fundamentos metodológicos sobre análise do fluxo para mapear todas as rotinas da operação. Os resultados das ações de melhorias e mudanças reforçaram a importância dos processos dentro da operação trazendo um savings para empresa na Safra 2017/2018 de R$ 4.194.560,00 reportando os ganhos com alterações e ajustes identificados e entregues.

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO COLABORATIVO ATRAVÉS DA FERRAMENTA VMI EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO FARMACÊUTICO-VETERINÁRIO
Leandro Inácio Lemes - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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Considerando os variados fatores do cenário de competitividade atual das empresas nos mais diversos segmentos, convergindo na busca incessante por melhor produtividade, ganho de mercado, menores custos operacionais e consequentemente melhor resultado financeiro, a perfeita integração dos vários elos da cadeia de suprimentos se torna cada vez mais importante. O trabalho em questão visa estudar detalhadamente os aspectos da relação entre uma empresa e seus fornecedores, de forma a propor a implementação de técnicas, ferramentas e processos que efetivamente melhorem o relacionamento, abordando temas como: previsibilidade, planejamento, redução de custos e desperdícios, melhor nível de serviço, entre outros. Através da abordagem de pesquisa exploratória foi realizada uma simulação de implantação da ferramenta VMI, visando melhorar o nível de serviço e reduzir custos por intermédio da integração fornecedor-empresa. Os resultados obtidos pela aplicação da metodologia em questão, demonstraram um potencial de redução em 13% de investimento em estoques.

PROPOSTA DE MELHORIAS NO NÍVEL DE SERVIÇO DE ATENDIMENTO À CLIENTES EM UMA INDÚSTRIA MULTINACIONAL NO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Josiane Diniz Pereira Francato - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
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Este trabalho tem por objetivo melhorar o nível de serviço aos clientes do setor de alimentação animal da operação brasileira de um grupo multinacional, através da integração e administração de cadeias de suprimentos e logística. Este estudo tem como foco reduzir os problemas de indisponibilidade de produto seja por baixa acuracidade de forecast, por problemas de manufatura, por problema de planejamento para disponibilizar o produto certo no local correto ou por falta de comunicação e alinhamento entre as áreas de Vendas, Planejamento, Demanda, Logística, Transporte e Atendimento ao Cliente. Este trabalho foi desenvolvido através da revisão bibliográfica dos temas de Administração da Cadeia de Suprimentos, Coleta de Dados e Reunião com as áreas de Supply para as tomadas de ações. O resultado deste projeto trouxe um ganho médio de 8,2% no resultado do Case Fill, um ganho de R$ 283.807,00 em redução de multas pagas aos clientes do Varejo e um ganho no índice de ocupação dos veículos que será mensurado na continuação do projeto.

DIMENSIONAMENTO DO ESTOQUE IDEAL DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS USANDO CONCEITOS DE GESTÃO DE ESTOQUES
Gabriel Pereira Ribeiro - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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O objetivo desse trabalho é reavaliar a quantidade mantida de estoque em um Centro de Distribuição de bebidas, de forma que os parâmetros respeitem as restrições existentes e maximizem o nível de serviço, alcançando o nível de serviço esperado pela empresa. Foi realizada uma pesquisa exploratória, considerando fundamentos científicos nesse cálculo, ponderando as restrições. Nessa pesquisa, era esperado aumento no nível de serviço e redução na quantidade de estoque mantida. Os resultados mostraram oportunidade de redução do estoque atual, redução da área necessária para armazenagem e redução do capital financeiro empregado. Os resultados também mostraram a importância da revisão periódica da quantidade de estoque a ser mantida.

APLICAÇÃO DO REGIME DE EX- TARIFÁRIO NO FLUXO DE IMPORTAÇÃO DE PEÇAS E EQUIPAMENTOS EM UMA EMPRESA DE RAÇÃO ANIMAL
Fernanda Patrícia Salustiano - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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A utilização do Regime de Ex-tarifário, tem por finalidade a redução de custos incidentes na importação de equipamentos voltados para a inovação e reposição no processo produtivo. A premissa dos regimes especiais de tributação no Brasil é de incentivar a economia Nacional. A presente pesquisa sobre tal regime teve cunho exploratório e foi realizada em uma empresa do segmento de ração animal. O principal benefício observado a partir da projeção de implementação de tal regime na empresa selecionada, resultou em redução do imposto de importação e nos seus custos logísticos.

PROPOSTA PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES DE ARMAZENAGEM NO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO APLICADO A UMA EMPRESA DO SETOR FARMACÊUTICO
Anderson Truzzi - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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Este trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta para seleção de fornecedores de serviços logísticos ao fluxo de importação de produtos, com foco na contratação de serviços de armazenagem para contêiner de importação, a uma empresa do setor farmacêutico. Baseando em método de pesquisa exploratória com aplicação prática, foi levantado dados referente ao cenário anterior ao processo de seleção de fornecedores, e aplicação prática do processo, onde não havia um contrato de serviços de armazenagem de contêineres de importação, assim como valores pré negociados. Após efetuado o processo seleção de fornecedores, e implantação da operação, foi desenvolvido um padrão de performance operacional, prazos de pagamento, que anteriormente era realizado por pagamentos à vista, apresentando resultados positivos ao fluxo de caixa da empresa, e uma redução de custo de 75% no custo da armazenagem.

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