fbpx

TCCs FEC-0600 Turma 19

REDUÇÃO DE FRETE RODOVIÁRIO EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR QUÍMICO COM O USO DE CONSOLIDAÇÃO E RENEGOCIAÇÃO
Gustavo Ronan Soares - Maria de Lourdes Ferreira Cassiano Dias
Resumo

Este trabalho tem como objetivo constituir e implementar um plano de ações para redução do custo de frete em uma grande empresa multinacional do setor químico localizada na região de Campinas-SP. O desenvolvimento do projeto se deu através da utilização da metodologia DMAIC combinada com uma revisão bibliográfica sobre os temas de gerenciamento e custos de transportes e contratação de frete.

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO PROCESSO DE GESTÃO DE ESTOQUE EM UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE ALIMENTO ANIMAL
Régis Duarte do Prado - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar e analisar os processos de gestão de estoque por meio de metodologias de identificação de problemas e sugerir a implementação e readequação dos processos de gestão física de inventário e também demonstrar quais as necessidades e melhorias tecnológicas no sistema de gestão de estoque para efetividade dos resultados. Nesse sentido, apresenta as oportunidades dos processos de inventário de uma empresa multinacional do setor de alimentos de animais de estimação (PET), demonstrando a aplicação de práticas de melhoria contínua e identificação de problemas como a metodologia Lean conhecida como PDCA, para suportar e prover melhor gestão de estoque, maior acuracidade bem como menor índice de perdas nas entregas aos clientes. Após as melhorias, pode atingir evolução na acuracidade de estoque partindo de 87% para 98% em média; redução de perdas em mais de duzentos mil reais e redução de 0,21% para 0,01% no atendimento ao cliente por ocorrências logísticas.

GESTÃO DOS ESTOQUES DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO PARA MANUTENÇÃO (MRO)
William Alves Da Silva - Prof. Dr. Lars Sanches
Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar os desafios no gerenciamento e a busca por um nível adequado em estoque dos materiais de Manutenção, Reparo e Operações (MRO). Os estoques são constituídos, em sua grande maioria, de baixo consumo e de consumos irregulares, porém no momento de necessidade é de extrema importância que os materais estocados estejam disponíveis para atendimento na manutenção preventiva e ou corretiva das máquinas e equipamentos. Reduzir a falta de material na linha de produção e ao mesmo tempo diminuir o nível de estoque, através da revisão do método de planejamento e programação de materiais, é um dos principais desafios. O trabalho adquiriu forma a partir de uma revisão bibliográfica dos sistemas de planejamento de materiais, combinada com a teoria de distribuição de probabilidades.

APLICAÇÃO DO CONCEITO LEAN THINKING AO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO EM UM SALÃO DE BELEZA
Stefanie Monique Andrade de Souza - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo | Poster

O setor de serviços tem crescido significativamente tanto no Brasil quanto no mundo, assim como sua relevância na participação no PIB de diversos países, logo é importante buscar o aumento da profissionalização e qualidade dos níveis dos diversos serviços oferecidos. Este trabalho abordará especificamente uma categoria de serviços, o setor de beleza e estética. O desenvolvimento deste trabalho se dá sobre a análise da implantação dos conceitos da filosofia lean thinking e suas ferramentas à essa categoria, buscando avaliar a relevância e os possíveis resultados positivos obtidos através da analise crítica e mapeamento dos processos que compõe a cadeia de valor do serviço oferecido, e a identificação de desperdícios de recursos financeiros e/ou humanos e atividades que não agreguem valor as atividades do processo. A implantação do conceito lean a área de serviços, inicialmente direcionado apenas a processo de manufatura, demonstrou que é possível obter resultados significativos no aumento da produtividade e valor agregado do serviço oferecido aos clientes, com pequenas ações e com níveis moderados de investimentos, realizando um mapeamento detalhado das atividades realizadas.

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA NO PROCESSO DE GESTÃO DE ATENDIMENTO DE PEDIDOS: APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO
Ricardo Casamassa Fonseca - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo | Poster

Este trabalho tem como objetivo aplicar ferramentas de melhoria contínua no processo de gestão dos pedidos dos clientes recebidos semanalmente via EDI e que são tratados em uma plataforma Web antes da migração para o ERP da empresa, e identificar as oportunidades de melhoria para este processo. O desenvolvimento do trabalho se deu através da análise dos processos envolvidos no ciclo do pedido, identificação das oportunidades, definição da prioridades e elaboração do plano de ação para implementação das melhorias. O trabalho trouxe resultados muito satisfatórios, à medida que identificou-se uma redução considerável no tempo de processamento dos pedidos, um ganho na qualidade da informação processada e uma considerável melhoria na qualidade do atendimento, impactando positivamente na satisfação dos clientes. Além destes ganhos de ordem qualitativa, houve também um importante ganho de ordem quantitativa, através da redução dos gastos com fretes especiais gerados pela falha no processamento dos pedidos. Além deste ganho imediato, há também uma perspectiva de redução de headcount após implementação de todas as melhorias identificadas, que também trará um importante ganho econômico à empresa.

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE INVENTÁRIO ROTATIVO EM UMA EMPRESA VAREJISTA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO DE MODA
Paula Pol Len Chu - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo | Poster

Inventários são ferramentas de controle de estoque que permitem validar se as quantidades dos estoques apontados nos registros contábeis de uma empresa procedem com o estoque físico. O objetivo deste trabalho é propor a implantação de um sistema de inventário rotativo nas operações logísticas de uma empresa varejista de comércio eletrônico de moda, em substituição ao modelo atual de inventário anual. Esta proposta apresenta como principais vantagens uma melhora nos controles de estoque, maior assertividade entre as contagens físicas e os sistemas de gestão, e aumento no nível de serviço da empresa, pois não haverá mais necessidade de interrupções das atividades produtivas. Com a contratação de uma equipe dedicada ao inventário rotativo, observou-se o crescimento dos indicadores de acuracidade de estoque de 50% (final de 2015) para 98% (início de 2017).

REVISÃO DO MÉTODO DE PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE TECNOLOGIA E SERVIÇOS
Mariana Moreira Sampaio Frugis - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo | Poster

Apesar do método de planejamento de previsão da demanda estar implementado na empresa referenciada, o mesmo não está sendo efetivo, pois os resultados operacionais não são satisfatórios. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo aprimorar os conceitos utilizados atualmente e corrigir falhas do processo de planejamento de vendas e operações. O desenvolvimento do trabalho se deu por uma revisão bibliográfica para embasamento teórico do que é necessário rever neste processo de planejamento, pontuar as falhas e propor as melhorias. Tais estudos contribuíram para atingimento de ganhos financeiros à organização, como melhora nos custos de fretes aéreos e despesas de importação e melhores resultados operacionais, como nível de atendimento ao cliente, reduções da cobertura de estoque de matéria prima e diminuição das horas de linhas paradas.

PROPOSTA DE REVISÃO DE POLÍTICA DE ESTOQUES DE MATERIAIS EM INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE COSMÉTICOS
Mariana Silva Arruda - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo | Poster

Planejar materiais para uma fábrica além de contemplar o abastecimento da mesma, deverá seguir os critérios estabelecidos pela empresa em que se atua. Atualmente o país encontra-se em crise financeira e econômica, volumes mais baixos de produção e preços mais altos de materiais. Na fábrica B. foi solicitada a redução de 10% dos estoques. Para isso, foi feito um estudo da melhor maneira para realizar a análise dos materiais de forma mais criteriosa, a fim de atingir a meta e reduzir ao menos 10% do estoque. Neste trabalho será apresentada a política de estoques com base na Curva ABC.

CONTRATAÇÃO DE SERVICOS DE TRANSPORTE NA DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA LOCALIZADA NA REGIÃO DO NORDESTE
Marcela Cristina Alves de Matos - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Este artigo tem como objetivo verificar e analisar o processo de contratação de serviços de transporte na distribuição de produtos químicos por meio metodologias de identificação de problemas e sugerir a implementação e readequação dos processos para atender as necessidades e melhorias da operação. Nesse sentido, apresenta as oportunidades de contração de serviços de transporte de produtos em uma empresa multinacional do setor de produtos químicos, permitindo assegurar o nível de serviço no atendimento ao cliente e reduzir o custo de distribuição.

APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR PARA MELHORIA NO PROCESSO DE COMPRAS DO SEGMENTO DE FUNDIDOS DE FERRO E AÇO
Juliana Cristiane Fadini Tozo - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo | Poster

As exigências do mercado cresceram consideravelmente nos últimos anos. Os processos tiveram que se adaptar as novas necessidades e se tornaram cada vez mais ágeis e rápidos, por isso a eliminação dos desperdícios e a redução de tempo das atividades são fundamentais na competitividade da organização. Por este motivo o objetivo do trabalho é realizar a aplicação dos conceitos de Lean Office/Pensamento Enxuto a partir do Mapeamento de Fluxo de Valor no departamento de suprimentos de uma empresa do ramo metalúrgico, que fabrica fundidos de ferro e aço, na cidade de Americana, identificando os desperdícios e analisando propostas afim de eliminá-los e alcançar uma maior produtividade e rendimento do setor. Visando os resultados, foi realizado o acompanhamento do fluxo das atividades dos setores envolvidos, desde a identificação e solicitação de compra dos materiais necessários, até o recebimento dos itens pelo almoxarifado, focando nos intervalos de tempos. Com este acompanhamento, foi possível identificar que 4.770 minutos faziam parte de atividades que não agregam valor para a operação. Foi identificado também, que dentro dessas atividades, existiam diversos desperdícios, como por exemplo: Nas liberações de compras realizadas fora do sistema SAP que retardam a compra efetiva do material, nas aprovações dentro do sistema SAP, nas etapas de efetivação das compras onde os levantamentos de preços e confirmações de propostas eram realizados, etc. Foram também encontradas, possíveis reestruturações dos procedimentos que se mostraram eficazes com a redução de tempo total do processo de 60%. Este resultado foi alcançado através das reduções de tempos dos procedimentos paralelos de liberações internas e manuais, geração eletrônica dos formulários, geração de pedidos que podem ser trabalhados com a construção de contratos para específicos itens, e etc. O trabalho conclui pela aplicação de conceitos Lean Office, que a identificação dos desperdícios e as melhorias propostas pelo Mapeamento de Fluxo de Valores em processos administrativos são uma excelente ferramenta que podem trazer muitos benefícios para a agilidade dos processos e para o atendimento da satisfação de todos os envolvidos.

UM ESTUDO SOBRE A TORRE DE CONTROLE DE UMA EMPRESA DE BENS DE CONSUMO
João Guilherme Foschini - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo

O trabalho a seguir tem como objetivo abordar o tema Torre de Controle da Cadeia de Suprimentos, um conceito baseado no controle centralizado de todos os elos da cadeia para uma melhor gestão dos recursos, rápida identificação de problemas, agilidade nas respostas, melhoria na comunicação com interfaces e otimização de processos e atividades. A implementação de uma torre exige muito planejamento e uma série de mudanças estruturais e de cultura dentro da organização para atingimento dos objetivos propostos, por este motivo as empresas se encontram em diferentes graus de centralização de sua cadeia. Elas podem ter desde uma total falta de otimização entre departamentos até ter sua cadeia completamente integrada entre suas estruturas próprias e parceiros. O trabalho a seguir irá mostrar as ações de uma empresa que deseja aumentar seu grau de centralização para um melhor aproveitamento de todas as potencialidades de uma torre de controle da cadeia de suprimentos.

ESTUDO DA PREVISÃO DE DEMANDA DE REAGENTES UTILIZADOS EM EXAMES DE ANÁLISE CLÍNICA
Jefferson Alexandre Percechito Frizarini - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação prática para reduzir as perdas de materiais pela atuação inadequada do setor de suprimentos, assim diminuindo o nível de estoque através de revisão dos métodos de planejamento e programação de demanda. O desenvolvimento do trabalho se deu por uma revisão bibliográfica dos sistemas de demanda e critérios do planejamento de demanda, combinada com a análise dos pontos fortes e fracos do planejamento logístico, plano mestre da demanda, e dos critérios de programação pelo S&OP (Sales & Operations Planning). Após a conclusão do estudo, foi constatado que apresentava falhas no processo de compras, onde se utilizava um único critério de média para todos os itens, o que resultava em excessos ou até mesmo a falta em determinado período. Com os resultados apresentados durante a pesquisa, verificou- se que em cada produto estudado, encontrava- se um melhor método de previsão, aplicado a pesquisa no laboratório os resultados obtidos foi uma redução nos níveis de estoque, impossibilitando perdas aos quais ocorriam com o método que era adotado antes da pesquisa.

DEFINIÇÃO DE LOTE MÍNIMO DE PRODUÇÃO
Gizeli Angélica de Almeida Dalbo - Prof. Dr. Lars Meyer Sanches
Resumo | Poster

As empresas precisam buscar a excelência em seus processos, para que elas possam oferecer produtos e serviços melhores em qualidade e preços competitivos. Este estudo visa definir o lote mínimo de produção, com objetivo de otimização dos recursos produtivos bem como a redução dos custos de setup.

ESTUDO DE LOTE ECÔNOMICO DE PRODUÇÃO PARA UMA LINHA DE ENVASE DE PRODUTOS COSMÉTICOS
Geisa Martins Soler - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo | Poster

Dentro das indústrias, uma das constantes discussões entre as áreas de planejamento e produção está relacionada ao tamanho do lote de produção, uma vez que esta questão impacta diretamente os custos de estoque e de produção, indicadores inversamente proporcionais e que, em desequilíbrio, afetam de forma importante os resultados da empresa (DRE). Considerando que, atualmente, na empresa de cosméticos estudada, a definição do tamanho de lote para pedido de produção considera um custo de pedido estimado – o que gerou, nos últimos dois anos, uma redução no tamanho de lote e, consequentemente, maiores custos de setup à fábrica –, o objetivo do trabalho é compreender se o lote praticado é aquele que minimiza os custos totais. Após a obtenção dos custos reais de um pedido, utilizando o modelo de “ponto de reposição com lote econômico”, verificou-se que o tamanho de lote praticado estava superior àquele que reduzia os custos totais, contudo sugere-se manter o tamanho do lote. Devendo-se focar esforços na redução dos custos e tempo de setup e aumento da disponibilidade da linha através da redução das perdas, com a aplicação de projetos de melhoria continua, SMED e Kaizens, pois com o tamanho de lote econômico a perda de volume anual produzido pela linha seria muito grande, não atendendo a necessidade do negócio.

IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA DE ESTOQUE EM UMA INDÚSTRIA DE CHICOTES ELÉTRICOS
Fernando Rocha - Prof. Dr. Lars Sanches
Resumo | Poster

Este trabalho tem como objetivo a criação de uma política de estoque para uma empresa de manufatura de cabos elétricos, buscando a redução de compras emergenciais, redução de falta de matéria prima através da aplicação de conceitos de logísticos. O desenvolvimento do trabalho se deu por uma revisão bibliográfica de gestão e conceitos/fórmulas de estoque para se alcançar o objetivo. Com a criação da política de estoque foi concluído que houve uma redução (teórica) na quantidade de itens faltantes simulando o consumo mês a mês com base no histórico disponibilizado pela empresa. Entretanto, o valor dos itens estocados aumento consideravelmente, isso pois com a nova política de estoque a empresa irá trabalhar com um estoque de segurança maior para evitar falta de matéria prima para a produção.

GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE DE CARGA NO BRASIL: ANÁLISE DOS CRITÉRIOS UTILIZADOS POR SEGURADORAS
Eduardo Cadalso - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar as diferentes características e critérios utilizados por seguradoras no transporte de cargas no Brasil, estudando as dificuldades que as transportadoras de carga no Brasil encontram quando o assunto é a contratação de seguro. A partir de um levantamento bibliográfico e uma análise feita em uma transportadora pode-se constatar um contexto em que se está exigindo toda uma revisão dos procedimentos de gerenciamento de risco, tanto por parte das empresas transportadas, quanto dos embarcadores. O gerenciamento de risco é um dos principais procedimentos utilizados para tratar o risco em questão. Em vista desse elevado risco que a atividade passa, ocorre um aumento nos custos do seguro e uma maior exigência por parte das seguradoras, de cuidados na realização da atividade de transporte, dificultando muito a contratação desse serviço.

MODELO DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA RESSUPRIMENTO DE EMBALAGENS EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
Edmilson Fernando Rinco Green - Prof. Dr. Lars Meyer Sanches
Resumo | Poster

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação prática para reduzir os níveis de estoque através do uso das ferramentas disponíveis para gestão de estoques. Por intermédio da utilização racional destas ferramentas o departamento pode deixar de realizar atividades triviais, ganhando novas responsabilidades estratégicas e marcando o início de uma função estratégica.

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS LEAN PARA MELHORIA DO FLUXO DE ABASTECIMENTO DE MATERIAIS NA MANUFATURA
Eddie Albert Marino - Maria de Lourdes Ferreira Cassiano Dias
Resumo

Em um mercado cada vez mais regulado por preço, empresas buscam manter-se competitivas através da redução de custos produtivos. Tal objetivo atinge-se pela melhoria constante dos processos diretos e indiretos e pela implantação de conceitos eficientes de gestão, com a cadeia de suprimentos enxuta e ênfase em premissas da logística Lean para redução dos desperdícios e padronização das operações logísticas. O presente trabalho tem por objetivo propor melhorias no processo de abastecimento de linhas de produção, e com isso reduzir a quantidade do número de retornos de materiais, aumentar a qualidade do processo logístico e reduzir os custos operacionais. As melhorias aplicadas foram desenvolvidas utilizando conceitos do pensamento enxuto aplicado à logística e modelos de reabastecimento de estoques como o sistema Kankan. Após a implementação de tais medidas, foram comparados indicadores que comprovaram uma melhoria no processo de abastecimento, através da redução do número de retornos, diminuição da quantidade de movimentações desnecessárias e redução de custos operacionais.

REDUÇÃO DO NÍVEL DE MATÉRIA PRIMA ESTOCADA NO PORTO ATRAVÉS DA REVISÃO DO MÉTODO DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE MATERIAIS
Daniele Medina Ferreira - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo

O ponto central desse estudo será o armazenamento de matéria prima que acontece nos terminais Portuários em Santos-SP, ocasionados devido a variabilidade no planejamento dos processos de produção. A elaboração do trabalho foi construída a partir da revisão bibliográfica do tema cadeia de suprimentos. Foi elaborado um modelo de tomada de decisão através da utilização do Solver, (ferramenta de teste de hipótese por otimização matemática do MS-Excel), que irá suportar a decisão estratégica de logística para períodos e alta e baixa sazonalidade, em manter o armazenamento no porto até a necessidade de utilização na fábrica versus a transferência para armazém externo, próximo da fábrica na região metropolitana de Campinas que utilizará aquela matéria prima. O objetivo foi alcançado através do modelo matemático adotado.

O USO DO LEAN THINKING PARA MELHORIAS DO CICLO DO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO DE COMPONENTES PARA INDÚSTRIA DE ÓLEO E GÁS
Caroline Bueno Guilherme - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

O presente trabalho tem como objetivo aplicar melhorias no ciclo do processo de importação de componentes utilizados no segmento industrial de Óleo e Gás, especialmente com técnicas do Lean Thinking, permitindo a redução do tempo de processamento e consequente redução dos custos operacionais. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso exploratório, e resultados de dados qualitativos. Utilizou-se amostragem para comparação do cenário atual com o cenário futuro, e coleta de dados da operação para a análise do problema e criação de melhorias. Diante de uma análise do fluxograma de importação, foi possível notar os pontos que poderiam ser corrigidos e redesenhados para atender um novo procedimento operacional. Os resultados obtidos confirmaram a redução do tempo total de importação (coleta até chegada na fábrica) em 24%.

MELHORIA NO SERVIÇO LOGÍSTICO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO PARA PRODUTOS DE INFORMÁTICA BRUNA MARIA POLLI
Bruna Maria Polli - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

Todos os dias, as empresas procuram maneiras de expandir os alcances, cruzar novas fronteiras e ampliar seu público. Uma das ferramentas mais poderosas para tais alcances nos dias de hoje é a internet. As pessoas e empresas procuram comercializar seus produtos através da Web. A empresa objeto de estudo deste trabalho enfrenta dificuldades para satisfazer o atendimento ao cliente em comércio eletrônico. O objetivo desse trabalho é melhorar o ciclo do atendimento ao pedido de comércio eletrônico nos processos internos para atendimento ao cliente. Os resultados mostram que um bom planejamento inicial faz toda a diferença no desempenho do modelo de negócio. A escolha de uma plataforma e ser atento em cada processo, são ações fundamentais para manter a excelência do ciclo de pedido, incluindo a venda e a pós-venda.

VENDOR MANAGED INVENTORY (VMI) APLICADO A EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO
André Arthur Marques de Souza - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo

Com o aumento da competitividade no setor automotivo um dos grandes desafios da cadeia de suprimentos é reduzir os níveis de estoque e reduzir o numero de atividades de baixo valor agregado. Com a evolução de tecnologias da informação em gestão da cadeia de suprimentos surge um conceito de práticas colaborativas e também de um dos temas mais pesquisados na literatura chamado de Vendor Managed Inventory VMI, que atribui ao fornecedor à liberdade de tomar as decisões de reabastecimento dos estoques de seu cliente, permitindo a melhor previsão, planejamento e gestão das linhas de produção. Esse artigo tem como objetivo desenvolver uma proposta de implantação de VMI e quais são os benefícios esperados, para que possa ser utilizado como referencia dos passos e benefícios na implantação do conceito VMI aplicado ao setor automotivo.

GESTÃO DE COMPRAS E ESTOQUES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Ana Paula Ribotta Hirakawa - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo

O setor da construção civil é o mais representativo no Brasil. A competitividade entre as construtoras normalmente não leva em consideração as variáveis logísticas envolvidas em seus processos de compras e estoque. Este trabalho propõem que os processos sejam analisados do ponto de vista da logística, com ferramentas propostas para otimização dos processos e redução dos custos. O uso das ferramentas MFV – Mapa de Fluxo de Valor e Curva ABC mostraram importante contribuição para atingir o objetivo proposto.

REDESENHO DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DE FRETES PARA A OPERAÇÃO DE INBOUND
Ana Cláudia Olaf - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo

Novas formas de operar a área de transportes das empresas estão se tornando casa vez mais comuns nos últimos anos, tendo em vista que esta área representa 48% dos custos logísticos. Portanto, quaisquer ações de mudança podem significar ganhos expressivos para a cadeia como um todo e devem ser incentivadas. Este trabalho propõe a modificação na contratação de fretes de uma empresa com a intenção de obter melhoria no desempenho dos processos e redução de custos aproveitando-se das vantagens que a implantação de um sistema TMS (Transportation Management System) traz. O redesenho foi feito baseado na identificação do processo atual, e inclusão de uma proposta de melhoria alinhada às expectativas da companhia. Verificou-se que somente a implantação do sistema TMS não traz sozinho todas as melhorias para a operação, e, para que mais benefícios fossem alcançados, foi preciso que a forma de contratação de fretes também sofresse importantes mudanças. Além disso, foi constatado que o objetivo do redesenho foi alcançado com sucesso, uma vez que há uma estimativa de uma economia, após a implantação, de 8,6 milhões de euros em 4 anos.

PROPOSIÇÃO DE MODELO DO CÁLCULO DE VIDA ÚTIL PARA EMPRESAS DE PAGAMENTOS POR CARTÃO
Amanda Q. Avoleta Ferrari - Prof. Dr. Lars Meyer Sanches
Resumo | Poster

O objetivo desse trabalho é desenvolver um modelo que determine a vida útil de um equipamento e, consequentemente o momento em que o mesmo deva ser obsoletado, em uma cadeia de suprimentos de laço fechado, para empresas de pagamentos por cartão ou as chamadas adquirentes. O pagamento é feito por um equipamento eletrônico chamado nesse mercado de terminal. É responsabilidade das adquirentes a entrega desse equipamento no cliente, sejam eles adquiridos por compra ou aluguel. Para o segundo caso, também é responsabilidade da adquirente o recolhimento do terminal quando o estabelecimento opta por cancelar o serviço, ou quando, ele apresenta alguma falha. Os terminais retornados são então reparados quando possível ou descartados quando o reparo é maior que a compra de um novo, esse valor é determinado pela quantidade de vezes que ele retornou à cadeia. A proposta desse trabalho é desenvolver um modelo através da análise de confiabilidade dos terminais pela “Curva da Banheira”, e encontrar a taxa de falha por idade dos terminais, o que possibilitará a determinação de sua vida útil e o momento ideal de sua obsolescência, através da viabilidade econômica do reparo, só que agora, pela idade do terminal.

REDUÇÃO DE NÍVEL DE ESTOQUE DE COMPONENTES AUTOMOTIVOS IMPORTADOS
Aline Oliveira Santos - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Um desafio para os fabricantes de automóveis é ajustar rápida e eficientemente as ordens de produção com uma demanda volátil do mercado, constantes reprogramas de clientes e de fornecedores sem parceria. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem prática para reduzir o nível de estoque de componentes automotivos e ao mesmo tempo manter o nível de serviço prestado aos clientes, através do método de planejamento e programação de materiais e do sistema de produção. O desenvolvimento do trabalho se deu por uma revisão bibliográfica da gestão da demanda, gestão do estoque, planejamento da demanda, estoque de segurança, combinada com a análise de gestão do nível de serviço ao cliente. O objetivo foi alcançado. Através dos cálculos de estoque desejado, foi possível reduzir o estoque em 35%.

ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE E PREVISÃO DE DEMANDA DE UMA REDE VAREJISTA DE PEÇAS E ACESSÓRIOS AUTOMOTIVOS
Alan Ferreira Rebellato - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar as oportunidades de melhoria na gestão de estoques e previsão de demanda, através da aplicação de políticas e métodos vistos na literatura. Com uma melhor gestão de seus estoques, a empresa, além de previnir faltas (um fator crítico no varejo), consegue também reduzir o excesso de inventário (custo que afeta diretamente o resultado da empresa). Neste estudo, identificou-se os principais SKU’s da empresa através da Curva ABC e realizou-se o cálculo de novos valores para os estoques de acordo com Sistema de Min-Max, onde observou-se uma grande oportunidade para redução dos níveis de estoque. Dos mesmos SKU’s realizou-se um estudo para identificação dos métodos de previsão de demanda, onde o método com mais destaque foi o de Holts por conseguir acompanhar a tendência da demanda.

Translate »