fbpx

TCCs FEC-0600 Turma 18

Melhorias no processo de abastecimento de linhas de produção sob encomenda
Carolina Maria Franco Escarabelin - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

O presente trabalho tem por objetivo propor melhorias no processo de abastecimento de linhas de produção em uma empresa que adota um sistema de produção sob encomenda, e com isso reduzir a quantidade de horas de parada de linha, aumentar a produtividade do processo logístico e reduzir os custos operacionais. As melhorias aplicadas foram desenvolvidas utilizando conceitos do pensamento enxuto aplicado a logística, modelos de reabastecimento de estoques como o sistema kanban e o método de duas gavetas, e definição de rotas de entrega baseado no método varredura citado Ballou (2006), além do método proposto por Harris et al. (2014) para melhoria do processo de abastecimento. Após a implementação de tais medidas, foram comparados indicadores que comprovaram uma melhoria no processo de abastecimento, através do aumento no nível de serviço e redução de custos operacionais.

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE PREVISÃO DE DEMANDA E GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA COM CRESCIMENTO ACELERADO
Juliano Marçal Lopes - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo | Poster

Uma previsão de demanda efetiva, assim como uma boa gestão dos estoques, são práticas essenciais para que empresas estejam preparadas para as oscilações de seu mercado consumidor, mas é comum que empresas de pequeno e médio porte enfrentem dificuldade em suas aplicações. O presente trabalho visa propor uma política de previsão de demanda e gestão de estoques a uma empresa do setor de produtos esportivos, de pequeno porte, e que está no mercado desde 2011. Como o desafio inicial seria a mudança de cultura de empresa, ou seja, passar a monitorar a demanda e os estoques, optou-se por analisar métodos práticos de serem aplicados. Para previsão de demanda analisou-se os métodos de média móvel, média móvel ponderada, suavização exponencial, Holt e Winter. Para gestão dos estoques aplicou-se o método de mínimo-máximo, que resultou em propostas de grandes mudanças de estoque médio e lote e frequência de compra.

ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DA DESCENTRALIZAÇÃO DE CENTROS DE COLETAS PARA DESCARTES DE EQUIPAMENTOS DO MERCADO DE ADQUIRÊNCIA
Rafael Pereira de Avila Ferrari - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Passamos por um crescente consumo e utilização de equipamentos eletrônicos, com isso, existe um aumento grande na obsolescência dos mesmos pela rápida evolução tecnológica pela qual o mundo passa, por tanto cada vez mais a logística reversa tem um papel importante na coleta destes equipamentos para que os mesmos possam ser descartados de maneira correta. Estes equipamentos possuem materiais que agridem o ambiente e é crescente o número de empresas que se preocupam em descartar os equipamentos que foram produzidos ou distribuídos por sua responsabilidade. No mercado de adquirência, que é responsável pela facilitação de pagamentos via cartões, esta preocupação não é diferente e cada vez mais as empresas mobilizam sua logística para reversar os equipamentos (maquinetas de cartão), utilizados para os meios de pagamento, e realizar o descarte. Este tipo de operação não agrega valor ao produto, gerando apenas custos operacionais, por conta disto, o profissional da logística deve sempre procurar soluções para reduzir ao máximo estes custos. O objetivo deste trabalho é propor a descentralização de centros de coleta para descartes de equipamentos do mercado de adquirência de tal forma a reduzir os custos operacionais.

ESTUDO DO MÉTODO DE PREVISÃO DE DEMANDA MAIS ADEQUADO PARA UMA EMPRESA DO SETOR DE REPOSIÇÃO DE AUTOPEÇAS
Mariane de Oliveira Alves - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo

O Brasil tem enfrentado uma forte crise econômica que está afetando todos os níveis de atuação e cada vez mais as empresas estão buscando redução dos custos, principalmente de inventário. Este trabalho tem como objetivo determinar o método de previsão de demanda mais adequado para uma empresa do mercado de reposição de autopeças para reduzir a falta de material e aumentar o nível de atendimento. O trabalho foi desenvolvido através de uma análise da revisão bibliográfica sobre as definições e politicas de estoque, combinadas com análise dos métodos de criticidade. Para tanto, foram elencados os vinte itens de maior representatividade da família de produto Válvula e aplicado os métodos de previsão de demanda a fim de analisar os desvios. Além disso, foi sugerido um modelo de estoque de segurança a ser utilizado pela empresa.

ANALISE DE VIABILIDADE DE UMA SOLUÇÃO DE TRANSPORTE DE CARGA ENTRE MAIRINQUE/SP E NOVO PROGRESSO/PA
Josué Cesar Carlindo Cruz - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo

O objetivo desse trabalho é assessorar uma empresa de transporte em fase de prospecção de novos mercados na analise de viabilidade de um serviço entre dois municípios com uma demanda conhecida. O trabalho apresenta uma referência bibliográfica mencionando forma para dimensionamento de frota e analise dos custos operacionais fixos e variáveis, considerados para formação do preço de frete. Através dos resultados obtidos, concluiu-se a inviabilidade do projeto em sua primeira fase, onde foi analisado apenas o frete ofertado pelo contratante, que ficou 16,90% abaixo do almejado pelo transportador que é de 12% de lucro na operação. Na segunda fase, com a proposta de utilização de frete de retorno o projeto se torna viável, com lucro por viagem de 25,42%, superando os 12% almejado pelo transportador.

ESTUDO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS EM REDE LOGÍSTICA NO SEGMENTO DE SEMENTES NO BRASIL
Jaqueline Scalabrin Cazzonatto - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo

Esse trabalho teve como objetivo avaliar a configuração da rede logística de uma empresa do segmento do agronegócio que atua com produção e comercialização de sementes no Brasil, e propor alterações em suas estruturas de armazenagem e distribuição, com intuito de minimizar os custos totais da operação logística. Para realização do estudo foi feito a análise dos custos logísticos envolvidos para atender a previsão de vendas do ano de 2016. Foram considerados como variáveis de custos logísticos neste modelo:custos de armazenagem, custos de transporte de distribuição, custos tributários incidentes sobre a circulação da mercadoria na distribuição – ICMS. O resultado obtido com este estudo foi à redução de 2% nos custos da rede logística através do corte do ponto de armazenagem e distribuição, situado no Estado de Minas Gerais.

MELHORIA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO INTERNACIONAL DE INSUMOS DE SAÚDE ATRAVÉS DA HOMOLOGAÇÃO DE FORNECEDORES

Resumo

Em função da necessidade de se importar insumos farmacêuticos, faz-se necessário um bom planejamento de compras internacionais. O objetivo deste trabalho é melhorar o processo de compras internacionais de insumos de saúde através da homologação dos fornecedores de tal forma a reduzir o tempo de ressuprimento, antecipar algumas etapas do processo interno de emissão de pedido; melhorar o nível de serviço aos clientes; e garantir a qualidade dos insumos, pela redução de materiais reprovados e seus respectivos custos. O processo de compra da empresa estudada consiste em receber as solicitações de compras do departamento de planejamento, realizar as cotações, indicar a cotação vencedora para a aprovação, e somente após esta aprovação de preço solicitar a documentação para o fornecedor de homologação da compra. Este trabalho tem seu conteúdo qualitativo e seus dados coletados a partir de um caso real, com investigação, análise, e planejamento de suas etapas. Todos os dados levantados e aqui relatados possuem uma análise para verificação da viabilidade de aplicação do projeto. Estas características definem o trabalho como sendo um estudo de caso, a fim de relatar um profundo conhecimento do tema abordado (Yin, 2005). Com a eliminação da homologação durante a compra, o processo de cotação ficou mais rápido, pois não são necessários questionamentos prévios referentes à especificação do produto no momento da compra uma vez que os fornecedores são previamente homologados. O lead time total do processo de compra foi reduzido em 10 dias. Com o aumento da agilidade no processo, foi evidenciada melhor oportunidade de negociação junto aos fornecedores, aumento no nível de serviço, redução de materiais reprovados por qualidade, e oportunidade de consolidação de pedidos.

ANÁLISE PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DA PERFOMANCE DE ENTREGAS E REDUZIR CUSTOS COM TRANSPORTES EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL DE BENS DE CONSUMO
Ana Claudia Pavani Benatti - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo

A busca incessante pela competitividade e parcelas de mercado tornou-se cada vez mais o foco das empresas nos últimos anos, principalmente se tratando de indústrias de bens de consumo, cujos produtos ou marcas podem ser facilmente substituídos por similares, sendo a logística vista como área fundamental para conseguir de forma estratégica, econômica e ecológica muitas vantagens competitivas. Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa de bens de consumo e tem como objetivo apresentar uma aplicação prática para reduzir o custo de fretes de fornecedores de transportes ao mesmo tempo em que busca elevar o nível de serviço prestado através de análise de dedicação de transportadoras para clientes específicos. Inicialmente foram abordados temas para adquirir embasamento ao estudo e posteriormente foram analisados dados realizando comparativos com o cenário anterior. O projeto resultou em aumento de 2% no nível de serviço com economia no custo de frete.

Translate »