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TCCs FEC-0600 Turma 12

REDUÇÃO NOS CUSTOS COM FRETES FOB COM BASE EM TRANSPORTE COLABORATIVO
Carlos Gabriel Fuini - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Atualmente, os custos logísticos, principalmente os custos com Transportes, representam um grande peso nos custos totais das empresas. Desta forma, analisando a fundo os processos de coletas de materiais em compras com frete FOB, verificou-se grande oportunidade de redução nos custos, ajudando a empresa a se tornar mais competitiva mediante aos concorrentes. O objetivo deste trabalho teve foco no custo relacionado a Transportes, com ênfase nos produtos negociados com frete tipo FOB (frete por conta do comprador). O problema da pesquisa se resume ao cenário atual da empresa no estado de São Paulo, onde o grande volume de produtos a serem coletados mensalmente em diversos fornecedores gera alto custo. São aproximadamente 120 materiais diferentes, com demandas mensais diferentes, a serem coletados em 40 fornecedores diferentes. São aproximadamente 300 coletas por mês, gerando um custo de R$ 240.000,00. Com as ações aplicadas no projeto e que serão mostradas mais adiante, conseguiu-se uma redução de 25 % nos custos com as coletas FOB, um total de R$ 60.000,00 por mês, R$ 720.000,00 no ano.

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS CONTROLES DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EXPEDICIONÁRIA
Henrique Martelli - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O objetivo é readequar os processos de estoques e armazenagem em uma empresa de assistência médica expedicionária, trazendo agilidade e melhor controle no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Foi abordado o impacto da implantação de um Software de gestão de estoques, desenvolvido sob medida, para trabalhar com um sistema de leitor de código de barra, aderindo às características do negócio. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: planilhas sobre dados de estoque de materiais e mapeamento do funcionamento da cadeia. A população se constitui em média de 1200 itens que vão desde equipamentos médico-hospitalares até materiais dos setores de centro cirúrgico hospitalar como, equipamentos de radiografias, remédio, mantimentos etc. que são disponibilizados por empresas parceiras, trabalhando de forma puxada, ou seja, conforme é solicitada a expedição se avalia pertinências do local, são verificados itens constantes em estoque, os faltantes é feito pedido para os parceiros. O estudo se decorre tendo em vista a realidade da empresa e o seu negócio, que se trata de uma ONG que percorre toda região Amazônica, dando suporte hospitalar em locais que o governo tem deficiência em atender, por se tratar de regiões de difícil acesso. Em alguns casos existe um lead time muito curto para se preparar a expedição, onde o controle, confiabilidade e agilidade se tornam indispensáveis.

APLICAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UMA EMPRESA DO SETOR SUCROENERGÉTICO (SRM – SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT)
Ronaldo de Farias Kano - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem como objetivo apresentar as vantagens da aplicação do SRM (SupllierRelationship Management) na Gestão da Cadeia de Suprimentos, com o intuito de uma abordagem estratégica para que se evidencie a sua importância dentro da cadeia de suprimentos, tornando os processos mais robustos e transparentes. O resultado final desta primeira etapa da aplicação do Modelo resultou em sucesso já que as ocorrências ao longo do ano tiveram uma redução exponencial. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica sobre o modelo SRM, suas etapas de implementação, sua aplicabilidade e seus pontos positivos para a Gestão da Cadeia de Suprimentos.

PROPOSTA DE MUDANÇA NO FORMATO DE AVERBAÇÃO DE SEGURO DE TRANSPORTE DE CARGAS VIA DDR
Pedro Henrique Cazzonatto - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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No segmento de agroquímicos, defensivos agrícolas genéricos – não patenteados, os custos de frete rodoviário consomem uma boa parcela da margem de lucro. Sob a ótica da indústria há, portanto, uma busca constante por novos formatos de operação que se traduzam em reduções de frete. Um dos fatores que compõe o custo do frete, que muitas vezes passa desapercebido, é o seguro da carga transportada. Este custo é calculado percentualmente sobre o valor da mercadoria transportada, consequentemente quanto maior for o valor da carga, maior será o impacto do seguro no custo total do frete. O objetivo deste trabalho é evidenciar a parcela de contribuição deste custo no frete e propor uma alternativa para reduzi- lo, através da mudança no formato da averbação do seguro da carga, transferindo a responsabilidade da contratação do transportador para o embarcador, via clausula de DDR – Dispensa do Direito de Regresso. Notaremos dois benefícios principais com a mudança: Redução considerável dos custos de frete e aumento da percepção da importância do contrato do seguro pelo embarcador.

A ANÁLISE DA VIABILIZAÇÃO DO MODAL DE CABOTAGEM INSERIDA EM UM SERVIÇO MULTIMODAL PORTA A PORTA EM UMA MULTINACIONAL ATACADISTA
Olavo Oliverio Lelis - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise comparativa dos modais de cabotagem e rodoviário no centro de distribuição de uma multinacional atacadista holandesa, que atualmente, distribui 100% dos produtos no modal rodoviário para 76 lojas distribuídas pelo país. O seu centro de distribuição é gerenciando por um operador logístico alemão. A revisão bibliográfica das redes de transportes no Brasil foi utilizada em conjunto com análise comparativa para o desenvolvimento deste trabalho. Com isso, os resultados obtidos nesta pesquisa serão importantes para demonstrar o modal de cabotagem como uma alternativa de transportes, e qual o cenário mais adequado para implantação do mesmo.

REDUZINDO CUSTOS DE TRANSPORTE COM A IMPLANTAÇÃO DE FROTA PRÓPRIA – UMA APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Michel Bueno Quirino - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

O presente trabalho trata de um estudo de caso de uma empresa do ramo da construção civil, com objetivo de obter redução de custos com a substituição do serviço terceirizado do transporte da areia utilizada na produção das peças pré-fabricadas de concreto pela implantação de uma frota própria. Devido à grande quantidade de material transportado durante o ano de 2012 e ao alto custo pago com transportes e à baixa qualidade do serviço oferecido, a empresa tem a possibilidade de utilizar de seu recurso já disponível, os cavalos mecânicos, e pode efetuar a compra de um basculante bi-trem o que resultaria em considerável redução do número de viagens, maior controle de qualidade no recebimento do material, redução nos níveis de estoque, além de obter o retorno do capital investido em aproximadamente 16 meses.

MELHORIAS EM UMA EMBALAGEM PRIMÁRIA DE MATERIA-PRIMA PARA FABRICAÇÃO DE COSMÉTICO BUCAL
Mariana Rebuski Sotier - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O Brasil é o segundo maior mercado de cuidados bucais do planeta e observando essa oportunidade de mercado, uma grande empresa de bens de consumo e produtora de pasta dental instalou uma de suas unidades de fabricação no BR em 2010. O projeto inicial reaplica a fórmula já existente em outro país e muitos de seus materiais são importados. Através de um trabalho conjunto de compras estratégica, fornecedor e time operacional, foi possível desenvolver um novo projeto para trocar a embalagem de tambores de 280 Kg para granel de 24m³ (30 tn) e assim gerar economia a empresa. A análise financeira está baseada em cálculos de Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno, e justificam a criação e execução de um projeto. O desenvolvimento das etapas de Iniciação e Planejamento do projeto está aqui neste trabalho descritas e embasadas nos conceitos de Gerenciamento de projetos do PMI.

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DO LEAN NO FLUXO OPERACIONAL DE UMA CONFECÇÃO DE CALÇAS JEANS: UM ESTUDO DE CASO
Letícia Silveira Artese - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O conceito do Pensamento Enxuto e o uso de ferramentas e práticas do Lean são abordagens comuns às empresas que desejam tornar seus processos mais eficientes. A adoção de tal postura é impulsionada mediante a competitividade acirrada do atual mercado. Produtos mais baratos, com maior qualidade e mais rapidamente são os desejos dos clientes. O presente artigo objetiva ilustrar a aplicação das ferramentas do Lean na eliminação dos desperdícios, baseados no pensamento enxuto, por meio de um estudo de caso do fluxo produtivo de uma confecção de calças jeans. Para tanto, documentação e levantamento de dados quantitativos e qualitativos foram realizados ao decorrer de visitas à empresa. Mapas de Fluxo de Valor foram elaborados para identificar desperdícios permitindo a aplicação dos conceitos, ferramentas e técnicas do Lean, possibilitando melhorias. Além do relato do estudo de caso pretende-se com este artigo endossar os estudos no setor das pequenas e médias empresas (PME’s), assim como da área têxtil.

APLICANDO O LEAN OFFICE EM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA COM A IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA ECM “ENTERPRISE CONTENT MANAGEMENT”
Leonardo Augusto Biscuola de Souza - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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O objetivo deste trabalho é tornar mais eficiente os processos administrativos desde a solicitação, recebimento, armazenagem, administração e entrega de arquivos digitais em um escritório de advocacia por meio da aplicação dos princípios do Escritório Enxuto e tecnologia ECM – Gerenciamento de Conteúdo Corporativo. Hoje este escritório contabiliza perdas e desperdícios de tempo e espaços físicos por não possuir uma ferramenta para a “Gestão do Conhecimento”, acarretando inclusive em perda da qualidade de seus serviços em alguns casos. Após o levantamento e mapeamento do fluxo de informações e atividades da empresa foi possível identificar desperdícios e realizar propostas de melhorias, otimizando o serviço.

PROPOSTA DE MELHORIA EM PROCESSO DE COMPRAS
Leandro César Gomes - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Com o advento da globalização, o departamento de compras que na década de 80 era visto como uma área de abastecimento que posteriormente deixou de ser negligenciado e passou a ser estratégico. Técnicas de negociações surgiram com uma ferramenta divisível entre o processo de aquisição burocrático e o Strategic Sourcing. Com isto, uma mudança na gestão foi necessária, para aquelas empresas que desejam estar bem colocadas no mercado que se propuseram atuar. Baseados nestas informações, e no resultado levantado por este, podemos concluir é possível reduzir o custo total de propriedade e consequentemente melhorar o lucro da unidade.

A UTILIZAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO DE MERCADORIA PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE TRANSPORTE NA IMPORTAÇÃO MARÍTIMA
Lara Oliveira Delirio - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma solução prática para auxiliar na diminuição do custo logístico da cadeia de suprimentos de uma empresa que faz a importação de seus insumos. Com aproximadamente 62 fornecedores localizados na Alemanha, levantou-se os custos envolvidos na importação dos produtos comparando os custos observados no embarque individual em relação ao modelo proposto de embarque consolidado sem alteração no prazo final de entrega no Brasil. Quando comparado os custos do embarque individual com o modelo de embarque consolidado foi observado uma economia de 12,43%. Os resultados apresentados confirmam que modelo de consolidação de cargas reduz custos, otimizando os custos de transporte internacionais e mantendo o mesmo nível de serviço.

ALTERAÇÃO DE ARRANJO FÍSICO PARA MELHORIA DE ATENDIMENTO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL
Glaucia Fernanda Akemi Requia - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O trabalho ressalta a importância do Arranjo físico em estabelecimento comercial de varejo para melhor atendimento ao publico, exposição dos produtos e condições de trabalho. O objetivo principal foi melhorar a qualidade de atendimento. Devido à limitação do espaço físico e a quantidade de equipamentos que precisão ser utilizados, o layout deve ser bem planejado para que haja bom fluxo e boa exposição dos produtos. As metas serão atingidas através da mudança no layout alterando a forma de serviço, que passa de entrega de todos os produtos ao cliente, para o sistema Self – Serviço ou Alto Serviço para a grande maioria dos itens a venda. Mesmo sem todas as alteração propostas terem sido executadas, as metas estabelecidas no estudo foram atingidas, obtendo maior agilidade no atendimento, aumento do numero de novos clientes e clientes satisfeitos, aumento do numero de itens comprados por cliente e consequentemente o faturamento da empresa. O estudo se justifica pois todo investimento e esforço dispensados foram recuperados em 14 dias, ficando os benefícios das melhorias para a empresa e seu colaboradores. Por ser uma empresa de pequeno porte o projeto foi aceito sem nenhuma resistência e as mudanças aconteceram rapidamente, sem nenhuma burocracia.

MELHORIA DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Geovane Alves da Silva - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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Este artigo tem como objetivo analisar oportunidades de melhoria na eficiência operacional de um centro de distribuição (CD) e realizar ações corretivas e preventivas para que as causas de desvio identificadas sejam eliminadas. Nesta análise serão utilizadas ferramentas de Qualidade e técnicas da metodologia Lean que é proveniente do sistema Toyota de Produção. Através da análise de causas, foi identificado que a causa raiz para a baixa produtividade no processo de picking do CD é: Falha fluxo de tratativa de erros de falta e excesso, com base nisto, foi desenvolvido junto aos departamentos inerentes um fluxo de tratativa de Faltas e Excessos. Este fluxo passou pela avaliação da área de Qualidade, e foi implementado na operação depois de validado. Após 01 mês de implementação, os ganhos na produtividade desta área já apresentam 15% de melhoria, o que influencia diretamente na eficiência operacional do CD e que já apresenta um índice 6,2% maior que o inicial, partindo de um nível 81% para os atuais 87,2%.

ESTUDO PARA TERCEIRIZAÇÃO DE TRANSPORTES EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE DO SETOR DE SERVIÇOS PARA GESTÃO DE HIGIENIZAÇÃO DE PRODUTOS TÊXTEIS
Fabio Marques de Oliveira - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O principal objetivo dessa pesquisa é o de dar os maiores subsídios possíveis para o auxilio na tomada de decisão no que tange à decisão por um modelo de logística de transporte que se adeque às necessidades financeiras e operacionais da empresa , tendo como principais problemas da pesquisa os prós e os contras de cada modelo encontrado no mercado , que sugerem caminhos paralelos , mais que após o estudo levou a tomada de decisão pelo modelo de trabalho com agregados , optando pela soma do ganho financeiro com a manutenção dos níveis de serviço e o pleno desenvolvimento operacional.

REDUÇÃO DE CUSTO DE TRANSPORTE DE CARGAS DE TRANSFERÊNCIA E ABASTECIMENTO (INBOUND) ENTRE UNIDADES DE NEGÓCIO
Fábio Cipoleta - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O objetivo desse trabalho foi melhorar o processo de transferência entre unidades de negócios de uma empresa de nutrição animal, que possui quatro unidades de negocio no Brasil, situadas em Itapira/SP, Toledo/PR, Chapecó/SC e Aparecida de Goiânia/GO, através do aumento da ocupação, melhor aproveitamento dos veículos e sinergia de frete. Foram levados em considerações os estudos realizados no decorrer da especialização para a condução desse trabalho e a obtenção de bons resultados.

REVISÃO DO MÉTODO DE PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO, PARA MELHORAR O NÍVEL DE SERVIÇO, ADEQUANDO AS POLITICAS DE ESTOQUE DE PRODUTO ACABADO POR SKU’S
Everton Rodrigo Carvalho - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de planejamento de produção voltado para o estoque, com um estoque de segurança planejado com base as variações da demanda. Devido a constantes variações de demanda em muitos casos o estoque de segurança não absorve as variações e é necessário varias revisões de programa da fabrica ao longo do mês, que gera improdutividade no processo e eleva os custos logísticos. Colocando em prática os conceitos apresentados no curso foi possível manter o nível de estoque atual, mas com um melhor balanceamento por SKU’s.

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DE MELHORIAS EM EMBALAGENS DE MOVIMENTAÇÃO E UNITIZAÇÃO DE PRODUTOS PARA SAÚDE
Erivelto de Oliveira Braga - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem como objetivo alterar as especificações de embalagens de transportes para exportação de produtos para saúde, de tal forma a provocar aumento de produtividade através de melhorias no redimensionamento e reforço da estrutura das caixas, aumentando o número de bolsas por caixas e consequentemente maior quantidade de caixas por palete, com aumento da capacidade de bolsas unitizadas por palete. Essas melhorias levaram a ganhos significativos na capacidade de armazenagem no centro de distribuição, bem como reduções expressivas nos custos de transporte demonstradas em mais detalhes neste trabalho e reconhecidas pela empresa.

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DE UM ESTOQUE DE CAIXAS CIRÚRGICAS DE ACORDO COM A RDC 16/2013
Cínthia Sales Gonçalves - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este projeto tem como objetivo apresentar uma aplicação prática para reduzir o tempo de separação de pedidos através da revisão do método de popularidade e semelhança para reestruturação do estoque de caixas cirúrgicas. Desenvolveu-se durante esse projeto uma revisão bibliográfica sobre os requisitos para adequação da armazenagem através da RDC 16/2013; armazenagem de materiais, combinada com critérios de armazenagem; sistema de estocagem; sistema de localização e separação de pedidos e mapeamento de processos. A partir dos dados coletados através do mapeamento dos processos foi possível obter maior conhecimento sobre a situação atual da empresa e propor sugestões de melhorias para a redução do tempo para a separação de pedidos e realocação das caixas cirúrgicas nas estantes.

TRADE-OFF ENTRE NÍVEL DE SERVIÇO AOS CLIENTES E CUSTOS COM TRANSPORTES: PROPOSTA PARA DETERMINAÇÃO DO NÍVEL ÓTIMO
Auri Pinto - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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Este trabalho faz uma análise do trade-off entre nível de serviço aos clientes e custos com transporte, em uma empresa fabricante de defensivos agrícolas, no interior do Estado de São Paulo. Para não ter alterações no nível de serviço obtido atualmente, a empresa com frequência transporta seus produtos sem atentar para a utilização da capacidade dos veículos. Através da projeção de faturamento para variações no nível de serviço atual, pretende-se encontrar o nível ótimo, onde deve ser alcançado o maior volume de vendas e o menor gasto com fretes.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CADEIA DE SUPRIMENTO A NECESSIDADE DO MANIFESTO DO DESTINATÁRIO EM MELHORIA DO CONTROLE DAS AQUISIÇÕES DE PRODUTOS
André Freire Amorim - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de implantação de um sistema de informação, voltado ao controle de aquisição de produtos. Devido ao grande volume de fraudes contra o CNPJ de uma EMPRESA brasileira do ramo aeronáutico, foi necessário utilizar um recurso de controle disponibilizado pelo governo federal e estadual para criar uma rastreabilidade das emissões de NF-e (Nota fiscal eletrônica) sem prévia autorização ou solicitação do destinatário, através de um pedido de compra e ou contrato, gerando riscos fiscais e de controle interno para EMPRESA. Colocando em prática conceitos apresentado no curso de especialização foi possível criar um sistema para minimizar estes riscos, impactos e controlar ainda mais o processo de aquisição de produtos.

IMPACTOS NA CADEIA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO PARA A EMPRESA, APÓS NOVA LEI DO MOTORISTA SER APLICADA
Aline Prince Pasquini - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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A opção pela modalidade rodoviária como principal meio de transporte é de fato notável em nosso país. Observamos que esta ajudou no crescimento da economia brasileira, e foi consolidada como principal transporte de cargas no Brasil. Neste trabalho, vamos apresentar a importância que tem para a empresa, as suas facilidades e como o custo da mesma impacta no orçamento, levantando os dados de cenários atuais e passados pela mesma. E mostrando ainda sim, que há soluções para redução dos custos no transporte rodoviário.

IMPACTOS DA GESTÃO DE QUALIDADE BASEADA NA NORMA ISO 9001:2008 EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
Abrahão Fontanari Monfrinato - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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A circulação nacional de mercadorias e de cargas é altamente dependente do segmento rodoviário, cujo setor é considerado o maior responsável pela movimentação de cargas no Brasil, dentre os demais modais de transporte. Logo, destaca-se a importância de se haver organizações empresariais atuantes que apresentem um alto nível de serviço e qualidade, suprindo necessidades e suportando a alta demanda existente, com o objetivo de resultar na evolução do setor e na melhoria contínua da eficiência logística. Este estudo tem como objetivo demonstrar os impactos que uma gestão da qualidade baseada na norma ISO 9001 proporciona a uma empresa inserida no setor de transportes de cargas no Brasil, utilizando-a como estratégia para cumprir tais objetivos. Os resultados obtidos indicaram um aumento de satisfação dos stakeholders, um aumento da ética e do profissionalismo na organização e uma melhoria contínua de seus processos, o que impacta positivamente no desempenho do serviço prestado e, consequentemente, na melhoria da eficiência logística nacional.

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