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TCCs FEC-0600 Turma 10

PLANEJAMENTO DA DEMANDA NO MERCADO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO DE MOTOCICLETAS
Odair Lima Duarte - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem como objetivo identificar e definir um modelo de cálculo de demanda de peças de reposição de motocicletas, para um grupo específico de itens. A dificuldade encontrada neste tema está na atual não uniformidade da demanda destes itens causada pelas suas particularidades funcionais, causando significativa variação no estoque de peças e também do nível de serviço. Diante deste problema, no desenvolvimento deste trabalho foi confirmada a necessidade de alteração do modelo atual de cálculo de demanda aplicado uniformemente para todos os itens, para a aplicação de novos métodos de cálculo de demanda que devem ser aplicados item á item de acordo com suas particularidades.

GESTÃO DE RISCOS EM CONTRATOS DE TRANSPORTADORES COM EMBARCADOR DE BENS DE CONSUMO DE GRANDE PORTE
Victor Augusto Vidal França - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O transporte de cargas no Brasil é caracterizado pela presença de milhares de empresas, especialmente empresas pequenas e os autônomos em contraposição com operadores logísticos multinacionais. Este trabalho tem como objetivo propor um fluxo para mitigar os riscos de descontinuidade ou ruptura no fornecimento dos serviços de transporte de cargas. Para análise desse ambiente, sugere-se uma contextualização externa a partir da Teoria dos Custos de Transação, Modelos de Gestão de Riscos em Transportes e Gestão de contratos de prestação de serviços. O propósito é melhorar o nível de serviço prestado pelas transportadoras, e isso é possível baseado em uma gestão mais próxima do transportador, criando assim um ambiente de cobrança e pressão sobre os mesmos. As ações para esta gestão partem de idéias obtidas com um modelo de gestão de riscos, aplicando-se uma sessão de riscos com as principais áreas que têm contato com serviço de transportes.

IMPLEMENTAÇÃO DE FROTA DEDICADA NA DISTRIBUIÇÃO
Ricardo Cintra Rodrigues - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este estudo tem como objetivo analisar as variáveis de tempo de entrega (nível de serviço) e custo de frete entre um modelo operacional com frota compartilhada entre diversos embarcadores e um modelo de com frota dedicada na Região de Curitiba-PR oferecendo parâmetros para uma tomada de decisão que otimize tais variáveis. O problema em questão é o tempo de entrega julgado inadequado as necessidades do negócio assim como o custo do frete que pode ser otimizado eliminando os processos de cross docking. Os resultados obtidos confirmaram a proposta dando subsídio e informações para tomada de decisão para implantação da frota dedicada e estima-se um benefício de redução de prazo de entrega de 50% passando de 48h para 24 h e uma redução de custo do frete entre 20% a 11% (Economia entre R$ 500 mil á R$ 250 mil ano).

ESTUDO DA TERCEIRIZAÇÃO REVERSA DA OPERAÇÃO DE ETIQUETAGEM DE PRODUTOS ACABADOS DESTINADOS À EXPORTAÇÃO
Priscila Passaia Cabello Bianchim - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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A terceirização é uma grande tendência voltada à redução de custos e tentativa de foco e muitas vezes é decidida pelo impulso empresarial, e não pela real necessidade e melhoria do serviço prestado. Visando estudar a real necessidade da operação, estudou-se a possibilidade de internalizar a operação de etiquetagem de produtos destinados à exportação. Este estudo foi realizado com o objetivo de obtenção de melhoria de nível de serviço, redução de custos em frete e serviços, e também redução do tempo de processo. Os resultados encontrados demonstram a vantagem de interromper a contratação de terceiros para essa operação e a reintegração às operações internas da empresa.

PLANEJAMENTO DA IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS PARA EQUIPAMENTOS DA INDÚSTRIA DE BASE PELA ANÁLISE DOS PARÂMETROS DOS FLUXOS DE ENTRADA NO BRASIL
Nathallye Steffen - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O estudo trata o planejamento da importação de partes e peças para equipamentos da indústria de base em embarque aéreo e marítimo e a utilização do benefício de entreposto aduaneiro em armazém alfandegado. O objetivo do estudo é reduzir tempo de entrega do material ao cliente final e reduzir custos na logística internacional conquistando dessa forma maior competitividade no mercado. O trabalho desenvolve revisão bibliográfica sobre logística internacional e transporte de cargas, Incoterms, zona primária e secundária, custos logísticos na importação e regime especial aduaneiro – entreposto aduaneiro em recinto alfandegado.

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS UTILIZANDO A CURVA ABC COMO CRITÉRIO DE DECISÃO SOBRE PRIORIDADES
Mário Sergio Perina Mela - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O presente trabalho tem por objetivo, redimensionar os parâmetros e métodos de planejamento de produção, buscando aumentar o nível de atendimento ao mercado para os produtos de alto giro. O problema a ser resolvido é do não atendimento, devido a ruptura de produto justificado pelo indicador de nível de serviço e stockout (que neste caso, é um dos maiores ofensores do nível de serviço). Foi aplicado o método de curva ABC para identificação dos SKU´S com baixa representatividade, dando assim maior importância aos principais itens da companhia. Como resultado houve uma melhora significativa no nível de estoque dos itens de maior importância e conseqüentemente como benefício um aumento significativo do nível de serviço da companhia.

READEQUAÇÃO DO LAYOUT DO DEPÓSITO DA SEÇÃO DE BENS DISPONÍVEIS DA UNICAMP
Mariana Costa Simões - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Visando a preservação de produtos em diferentes tipos e quantidades, foram planejados os armazéns, sempre com estrutura adequada para melhor administração do espaço. Diante do grande volume de bens inservíveis disponibilizados diariamente pelas Unidades e Órgãos da Universidade Estadual de Campinas, foi criada em 2004 a Seção de Bens Disponíveis, vinculada à Diretoria Geral da Administração da UNICAMP, responsável pelo recolhimento e guarda de tais bens e sua devida destinação, seja ela através de reaproveitamento interno, alienação por venda ou alienação por doação. Dada a grande variedade de bens, o armazém ideal precisa considerar toda a diversidade de bens recolhidos e o tempo estimado de permanência no depósito, o que não é fácil de determinar. O objetivo deste trabalho é redefinir o layout do depósito de bens recolhidos na UNICAMP, melhorando a organização do espaço, de maneira a facilitar as atividades de separação, armazenagem e controle dos bens, assim como proporcionar um ambiente de trabalho adequado aos funcionários envolvidos e a melhora do fluxo de materiais.

PLANEJAMENTO CONSOLIDADO NO TRANSPORTE COLABORATIVO ENTRE DIFERENTES EMBARCADORES PARA DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS PARA REPOSIÇÃO DE PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS
Luiz Gustavo Rodrigues Brunherotto - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho objetiva realizar uma proposta de Transporte Colaborativo para distribuição de peças para reposição de produtos eletrônicos na Região Metropolitana de São Paulo. Como os locais de entrega, as Assistências Técnicas, trabalham no reparo ou substituição dos produtos das maiores empresas deste ramo, a proposta é desenvolver uma metodologia capaz de conciliar o fluxo de expedição destas empresas em uma mesma malha de veículos, diminuindo os custos logísticos e aumentando o nível de serviço. A solução para o problema será a consolidação das cargas destas empresas em um único ponto e a distribuição através de rotas fixas com horários de entrega pré-definidos. Os benefícios esperados são uma redução do custo de transporte, um aumento na eficiência da operação, diminuindo os tempos de parada e aumentando a capacidade dos veículos, além do benefício ecológico com a diminuição da emissão de gás carbônico.

ROTEIRIZAÇÃO POR SOFTWARE x ROTEIRIZAÇÃO CONVENCIONAL
Jose Mascarenhas Junior - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem como objetivo identificar qual modelo de roteirização pode melhorar a distribuição de mercadoria na região metropolitana de São Paulo, visando à redução de custos na operacionalização. Este estudo se justifica pela importância de identificar a melhor opção de roteirização para a distribuição de mercadoria, a fim de minimizar os custos com este tipo de operação. Como método de pesquisa, para este estudo utilizou-se a pesquisa quantitativa de levantamento bibliográfico. Conclui-se que a melhor opção para a distribuição de mercadoria na região metropolitana de São Paulo é a roteirização por software devido à quantidade de pontos e a demanda por distribuição de mercadoria, porém é importante ressaltar que, nem sempre os softwares para roteirização são capazes de resolver todos os problemas de roteirização devido a sua complexidade, tendo que recorrer à prática do roteirista em fazer a distribuição adequada.

DIMENSIONAMENTO DOS ESTOQUES DE SEGURANÇA NA POLÍTICA PARA GESTÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS
Francisco Rodrigues de Campos Neto - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Como elemento fundamental para contribuição na redução, controle dos custos totais e, principalmente, instrumento para melhoria do nível de serviço oferecido pela empresa, é crescente a importância atribuída à gestão para política de estoques. Este trabalho tem como objetivo estabelecer decisões sobre estoques, que envolvem o dimensionamento dos estoques de segurança na política para gestão de matérias-primas e o melhor momento para planejar o ressuprimento. O problema identificado e resolvido foi à busca pelo equilíbrio dos níveis de estoque da empresa, onde, se alto demais compromete o seu capital investido em matérias-primas, ou, se baixo demais compromete a disponibilidade de materiais para a produção. O método aplicado foi o cálculo do estoque de segurança e o resultado da solução aplicada confirmou um modelo de gestão de estoques viável e aplicável à empresa em estudo, além de proporcionar benefícios relevantes sob a ótica do custo/benefício, melhorando o nível de serviço ao consumidor sem altos níveis de estoques ou elevados custos de manutenção.

CONSOLIDAÇÃO DE CARGA E APROVEITAMENTO DE BACKHAUL NO TRANSPORTE DE MATERIAIS PARA INDÚSTRIA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Fábio Carlos Nobile - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem como objetivo estudar consolidação e aproveitamento de backhaul no transporte rodoviário de cargas e aplicar no transporte de componentes e materiais da indústria de distribuição de energia elétrica para a redução dos custos operacionais. O método utilizado se constitui no estudo dos embarques e entregas atuais para identificação de rotas fixas de alto desempenho baseado em restrições de tempo, proximidade entre pontos de entrega e coleta e volumes transportados. A aplicação desse estudo se dá nas operações de inbound e outbound de uma empresa concessionária de distribuição de energia elétrica de grande porte. Nesse trabalho, são indicadas oportunidades significativas de redução de custos, melhoria de processos e redução da quilometragem rodada, e, conseqüentemente, redução do impacto sócio-ambiental das operações logísticas.

CONSOLIDAÇÃO DE CARGAS DE MATERIAL ESPORTIVO ATRAVÉS DE UM OPERADOR LOGISTÍCO
Beatriz Stramasso Dela Plata - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Esse trabalho abrange a consolidação de carga através de um operador logístico, com o intuito reduzir frete pago pelo cliente do operador logístico. O método utilizado foi criação de dias específicos para expedição de carga para as regiões com um menor fluxo de saída (itens faturados). A aplicação desse estudo se dá com uma empresa de material esportivo a qual o operador logístico presta serviço e as regiões que farão parte do projeto de consolidação de carga são: Sul, RJ/MG/ES, Nordeste, Centro-Oeste e Norte que somadas representão 65% dos itens faturado. Nesse trabalho serão indicadas as vantagens e desvantagens da aplicação da consolidação de carga como a redução do frete, melhora na ocupação do veículo e o impacto no prazo de entrega.

CONSOLIDAÇÃO NA OPERAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE PRODUTOS ACABADOS ENTRE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS
Aline Megumi Kaneko - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O objetivo deste trabalho é reduzir a frota contratada e os custos logísticos através da consolidação de cargas na transferência de produtos entre centros de distribuição de uma indústria de bebidas. O problema enfrentado pela indústria é o excesso de contratação de fretes avulsos (spots) e a dificuldade na consolidação de carga nos fornecedores terceiros. A solução sugerida é viável considerando- se a capacidade de armazenagem e pode- se esperar uma economia em 2013, com a redução de fretes spots e redução da taxa de stock- out.

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