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TCCs FEC-0600

Esta seção reune os melhores Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) da Especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística (FEC-0600) oferecida pelo LALT – UNICAMP desde de 2004. Os trabalhos aqui disponíveis conciliam teoria e prática na solução de importantes problemas de logística.

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE VMI – “VENDOR MANAGED INVENTORY” NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE ESTOQUES PARA FILME DE BOPP EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO QUÍMICO
Alex Sandro Bezerra de Souza - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo | Poster

Diante ao cenário econômico atual e a concorrência acirrada, cada vez mais é necessário otimizar estoques na busca de uma estrutura mais enxuta. A implementação do VMI para filme de BOPP vem na contramão do que pensam que da minha empresa cuido eu. Empresas e parceiros fazem parte de um único bolo, onde qualquer intervenção nos processos logísticos afeta a todos. A colaboração é um caminho sem volta, pois quebram barreiras internas e externas, eliminando desperdícios e otimizando recursos. A proposta é criar um projeto piloto, a fim de comprovar os benefícios quantitativos e os impactos na cultura entre as empresas. Este artigo traz resultados expressivos como redução de 48,63% dos níveis de estoques de um grupo particular de itens, onde impacta o valor empenhado, gerando ganho de oportunidade de R$ 66.005. Quebrar paradigmas aplicando o conceito do VMI para itens categorizados como commodity, baseando-se na técnica comercial de alavancagem de volume é característica presente neste artigo.

GESTÃO COLABORATIVA DE ABASTECIMENTO NA REPOSIÇÃO DOS ESTOQUES DE EMBALAGEM DE PRODUTO DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS
Caio Lambert Negro - Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem como finalidade expor uma aplicação prática para diminuir o nível de estoque de embalagens através da revisão do método de planejamento e programação de produção somada a boas práticas de gestão colaborativa com o fornecedor. Esse caso também possui como objetivo a eliminação de problemas com especificação de qualidade que afetem a eficiência da linha de produção. Ele foi desenvolvido por meio da revisão bibliográfica de sistemas de produção, critérios de planejamento de produção e análises referentes a capacidades de armazenagem e etapas produtivas do fornecedor. O resultado obtido foi uma redução significativa dos estoques de embalagens, de frete e eliminação dos problemas de qualidade, satisfazendo as necessidades do projeto em questão.

REDUÇÃO NOS CUSTOS COM FRETES FOB COM BASE EM TRANSPORTE COLABORATIVO
Carlos Gabriel Fuini - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Atualmente, os custos logísticos, principalmente os custos com Transportes, representam um grande peso nos custos totais das empresas. Desta forma, analisando a fundo os processos de coletas de materiais em compras com frete FOB, verificou-se grande oportunidade de redução nos custos, ajudando a empresa a se tornar mais competitiva mediante aos concorrentes. O objetivo deste trabalho teve foco no custo relacionado a Transportes, com ênfase nos produtos negociados com frete tipo FOB (frete por conta do comprador). O problema da pesquisa se resume ao cenário atual da empresa no estado de São Paulo, onde o grande volume de produtos a serem coletados mensalmente em diversos fornecedores gera alto custo. São aproximadamente 120 materiais diferentes, com demandas mensais diferentes, a serem coletados em 40 fornecedores diferentes. São aproximadamente 300 coletas por mês, gerando um custo de R$ 240.000,00. Com as ações aplicadas no projeto e que serão mostradas mais adiante, conseguiu-se uma redução de 25 % nos custos com as coletas FOB, um total de R$ 60.000,00 por mês, R$ 720.000,00 no ano.

Melhorias no processo de abastecimento de linhas de produção sob encomenda
Carolina Maria Franco Escarabelin - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O presente trabalho tem por objetivo propor melhorias no processo de abastecimento de linhas de produção em uma empresa que adota um sistema de produção sob encomenda, e com isso reduzir a quantidade de horas de parada de linha, aumentar a produtividade do processo logístico e reduzir os custos operacionais. As melhorias aplicadas foram desenvolvidas utilizando conceitos do pensamento enxuto aplicado a logística, modelos de reabastecimento de estoques como o sistema kanban e o método de duas gavetas, e definição de rotas de entrega baseado no método varredura citado Ballou (2006), além do método proposto por Harris et al. (2014) para melhoria do processo de abastecimento. Após a implementação de tais medidas, foram comparados indicadores que comprovaram uma melhoria no processo de abastecimento, através do aumento no nível de serviço e redução de custos operacionais.

REORGANIZAÇÃO DO LAYOUT E ENDEREÇAMENTO NA ARMAZENAGEM DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS
Corine Kominich Angulo - Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem como objetivo reorganizar o layout do galpão de armazenagem de uma empresa de manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos, através da aplicação de boas práticas de armazenagem, para aumentar a receita com a venda dos subprodutos derivados dos resíduos eletrônicos para reciclagem e redução de paradas na linha de desprodução. O desenvolvimento do trabalho se deu por uma revisão bibliográfica de gestão e sistemas de armazenagem combinado com o orçamento disponibilizado pela empresa para efetivar as mudanças necessárias que garantissem o menor custo benefício possível. Conclui-se que o objetivo inicial de reorganizar o layout operacional e aumentar a receita com a venda dos subprodutos foi atendido, pois mesmo antes do término da reforma do piso do galpão, houve giro significativo do estoque, tempo recorde de desprodução contínua e aumento de 150% da receita dos subprodutos. Após a conclusão da reforma espera-se manter a receita da venda dos subprodutos em R$ 400 a 450K/mês, realizar a desprodução de apenas 1 tipo de produto por semana e girar todo o estoque em menos de 6 meses.

GESTÃO DE ESTOQUES DE EQUIPAMENTOS E SOBRESSALENTES PARA TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Eric Rubens Zanetti - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O objetivo desse artigo é avaliar os níveis de estoque de equipamentos reservas e peças sobressalentes de um almoxarifado instalado ao longo do sistema de transmissão da energia elétrica gerada na Usina de Itaipu. Foram consideradas as regulamentações do setor elétrico, que avaliam a disponibilidade desse sistema em função das receitas obtidas pelo serviço de transmissão de energia elétrica, bem como as sanções pela indisponibilidade do mesmo, sejam elas programadas ou não. Por meio da análise da política de estoques de peças de reposição, que possuem históricos de consumos muito baixos, aplicando-se técnicas de análise dos custos de se manter ou não estoques, bem como das probabilidades de consumo, determinou-se quais itens devem permanecer no estoque, bem como os níveis ideais aderentes ao perfil de consumo. Os resultados obtidos indicaram a possibilidade de se reduzir em 16,28% o valor do estoque atual, além de sugerir alterações em praticamente todos os níveis avaliados.

PROPOSTA DE AGREGAÇÃO DE TRANSPORTE AO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PRESTADOS POR UM ARMAZÉM FRIGORÍFICO
Felipe Breda Correia - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
Resumo | Poster

Iniciar uma nova atividade no ramo de prestação de serviços logísticos, por mais promissor que se demonstre, tendo em vista o perfil de atendimento múltiplo das empresas deste segmento, demanda um embasamento muito mais abrangente e apropriado ao cenário de atuação de cada empresa. A escassez de recursos financeiros e as diversas frentes de ganho de capital disponíveis no mercado para os investidores acentuam a necessidade de demonstração da viabilidade técnica de projetos empresariais em conjunto com sua viabilidade financeira, que só pode ser apurada de forma precisa quando os métodos de custeio que a precedem contemplam o custo total de propriedade (TCO – Total Cost Ownership). O objetivo deste TCC é analisar a viabilidade financeira de um projeto que visa o início da prestação de serviços de transporte por um prestador de serviços logísticos atuante no segmento de armazenagem. Para a análise de viabilidade foram utilizadas diversas ferramentas financeiras apropriadas, tais como: PBD – Payback Descontado, VPL – Valor Presente Líquido, IBC – Índice de Benefício Custo e TIR – Taxa Interna de Retorno. Os resultados apurados do projeto foram satisfatórios, proporcionando um tempo de recuperação de capital de 8,3 anos e taxa interna de retorno 5 pontos percentuais maior que a taxa de custo de capital da empresa.

REDUÇÃO DE FRETE RODOVIÁRIO EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR QUÍMICO COM O USO DE CONSOLIDAÇÃO E RENEGOCIAÇÃO
Gustavo Ronan Soares - Maria de Lourdes Ferreira Cassiano Dias
Resumo

Este trabalho tem como objetivo constituir e implementar um plano de ações para redução do custo de frete em uma grande empresa multinacional do setor químico localizada na região de Campinas-SP. O desenvolvimento do projeto se deu através da utilização da metodologia DMAIC combinada com uma revisão bibliográfica sobre os temas de gerenciamento e custos de transportes e contratação de frete.

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS CONTROLES DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EXPEDICIONÁRIA
Henrique Martelli - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O objetivo é readequar os processos de estoques e armazenagem em uma empresa de assistência médica expedicionária, trazendo agilidade e melhor controle no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Foi abordado o impacto da implantação de um Software de gestão de estoques, desenvolvido sob medida, para trabalhar com um sistema de leitor de código de barra, aderindo às características do negócio. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: planilhas sobre dados de estoque de materiais e mapeamento do funcionamento da cadeia. A população se constitui em média de 1200 itens que vão desde equipamentos médico-hospitalares até materiais dos setores de centro cirúrgico hospitalar como, equipamentos de radiografias, remédio, mantimentos etc. que são disponibilizados por empresas parceiras, trabalhando de forma puxada, ou seja, conforme é solicitada a expedição se avalia pertinências do local, são verificados itens constantes em estoque, os faltantes é feito pedido para os parceiros. O estudo se decorre tendo em vista a realidade da empresa e o seu negócio, que se trata de uma ONG que percorre toda região Amazônica, dando suporte hospitalar em locais que o governo tem deficiência em atender, por se tratar de regiões de difícil acesso. Em alguns casos existe um lead time muito curto para se preparar a expedição, onde o controle, confiabilidade e agilidade se tornam indispensáveis.

REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGEM NA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS ESPORTIVOS
Henrique Trefiglio Tomaz - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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No presente trabalho será apresentado um estudo de caso, feito em uma empresa de grande porte no ramo de materiais esportivos, com o objetivo de abordar o tema de reutilização de embalagens de Inbound e propostas de avanço na área de logística reversa. Para o desenvolvimento do tema, serão apresentados conceitos, justificativas, custos e referencial teórico para o estudo da reutilização de materiais. O tema sustentabilidade está cada vez mais fazendo parte dos valores das empresas e a sociedade está cada vez mais a par do assunto, demonstrando interesse em contribuir. Seguindo essa linha, a matriz do Brasil recebeu um desafio da diretoria global em se tornar uma operação modelo para os mercados emergentes no tema sustentabilidade. Por fim, o estudo de caso mostra na pratica como são analisadas as oportunidades de implantação do projeto de reutilização de caixas, como também são indicadas oportunidades significativas de redução de custos na compra de insumos e, consequentemente, redução no impacto sócio-ambiental.

REDUÇÃO DO NÍVEL DE ESTOQUE COM AUMENTO DO NÍVEL DE SERVIÇO ATRAVÉS DA REVISÃO DO MÉTODO DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE MATERIAIS
Jorge Luis Silva - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação prática para reduzir a falta de material na linha de produção e ao mesmo tempo diminuir o nível de estoque através da revisão do método de planejamento e programação de materiais e do sistema de produção. O desenvolvimento do trabalho se deu por uma revisão bibliográfica dos sistemas de produção e critérios do planejamento de produção, combinada com a análise dos pontos fortes e fracos do planejamento logístico, plano mestre da produção, e dos critérios de programação pelo MRP (Material Requirement Planning).

CONSOLIDAÇÃO DE EMBARQUES MARÍTIMOS DE FORNECEDORES DE COMPONENTES PARA CILINDROS HIDRÁULICOS ORIUNDOS DA ÁSIA
José Renato Botteon da Silva - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

O objetivo deste artigo é comparar o processo atual de embarques não consolidados de cargas marítimas de fornecedores localizados na Ásia com destino a uma empresa no interior do estado de São Paulo com o processo de embarque destes itens considerando a consolidação de cargas na origem. O estudo mostra onde seria o melhor local para o agrupamento das cargas, levando-se em conta os volumes, custos de frete e distâncias, assim como as vantagens econômicas na origem, trajeto e destino em relação ao modelo de embarque de cargas soltas. Foram levantados dados de embarques já realizados e feita uma previsão de custos para o modelo consolidado. O resultado mostra a redução de custo que pode ser obtida pela consolidação das cargas.

DIMENSIONAMENTO DE LOTES DE PRODUÇÃO EM UM CENTRO DE EMPACOTAMENTO POR MEIO DE PESQUISA OPERACIONAL
João Cléber Neves de Freitas - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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Ter um planejamento de produção competitivo que consiga atender a demanda no menor custo possível com certa flexibilidade para se adaptar as diversas variações da cadeia é um diferencial que coloca a organização em uma situação privilegiada de mercado devido ao grau de competitividade encontrado atualmente, porém existem soluções de planejamento de produção que deixam a desejar em relação à busca pela minimização dos custos totais ao passo que apenas procuram atender a um calendário de demanda prevista. O objetivo desse artigo é trazer uma solução baseada em pesquisa operacional que consiga minimizar os custos envolvidos em um planejamento de produção por meio de um mix ótimo de produção. Para isso foi utilizado o método de modelagem e simulação computacional através de um modelo de programação inteira mista, implementado em linguagem AMPL, cujo resultado se mostrou mais eficiente, nas duas simulações realizadas, com diminuição dos custos totais de 17% e 6%. Resultado que mostra como a pesquisa operacional aplicada pode ser uma ferramenta poderosa na gestão diária de produção e pode inclusive levar assuntos, considerados como de perfil estratégico e tático, para o dia-dia operacional, como é o caso da redução de inventário, custos de produção e atendimento de pedidos em carteira.

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE PREVISÃO DE DEMANDA E GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA COM CRESCIMENTO ACELERADO
Juliano Marçal Lopes - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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Uma previsão de demanda efetiva, assim como uma boa gestão dos estoques, são práticas essenciais para que empresas estejam preparadas para as oscilações de seu mercado consumidor, mas é comum que empresas de pequeno e médio porte enfrentem dificuldade em suas aplicações. O presente trabalho visa propor uma política de previsão de demanda e gestão de estoques a uma empresa do setor de produtos esportivos, de pequeno porte, e que está no mercado desde 2011. Como o desafio inicial seria a mudança de cultura de empresa, ou seja, passar a monitorar a demanda e os estoques, optou-se por analisar métodos práticos de serem aplicados. Para previsão de demanda analisou-se os métodos de média móvel, média móvel ponderada, suavização exponencial, Holt e Winter. Para gestão dos estoques aplicou-se o método de mínimo-máximo, que resultou em propostas de grandes mudanças de estoque médio e lote e frequência de compra.

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE LOTE ECONÔMICO DE PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE REPOSIÇÃO DE AUTOPEÇAS
Larissa de Oliveira Dionisio - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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Ter uma estratégia bem definida na redução de custos em sua cadeia, a fim de reduzir os preços dos seus produtos, é uma opção escolhida por algumas empresas que as têm mantido competitivas no mercado. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de implementação de lote econômico de produção baseada em uma pesquisa exploratória que consiga melhorar a eficiência, diminuindo o processo de movimentação interna dos componentes, tornando o processo mais eficiente e reduzindo consequentemente os custos da cadeia. Para isso foi definido o lote econômico de produção para vinte itens da curva C como modelo piloto, cujo resultado se mostrou eficiente, com diminuição na quantidade de pickings, número de ordens realizados no mês e um redução de 12% no custo de pickings em relação ao custo total da operação.

A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO PARA APOIO A TOMADA DE DECISÃO LOGÍSTICA EM UM PROCESSO DE RECEBIMENTO EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Lucas Cezar - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O objetivo deste artigo busca avaliar um sistema de recebimento de materiais em um Centro de Distribuição Logístico através de um método de simulação computacional, evidenciando a relação de fenômenos aleatórios e seus riscos em um processo decisório de uma empresa na unificação de uma nova estrutura operacional. Foram considerados no desenvolvimento deste texto, fundamentos metodológicos sobre simulação e posteriormente a aplicação destes para a construção de cenários de simulação envolvendo as variáveis do sistema proposto. Os resultados dos cenários irão mapear os reais gargalos do processo estudado e gerar alternativas de decisão baseadas na melhor configuração em termos de utilização de recursos envolvidos.

VIABILIDADE ECONÔMICA DA TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ARMAZENAGEM, MANUSEIO E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS NUMA EMPRESA DO SEGMENTO EDUCACIONAL
Márcio Gonzaga Silva - Prof. José Carvalho de Avila Jacintho
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Este trabalho tem por objetivo analisar a viabilidade da terceirização de atividades logísticas de armazenagem, manuseio e distribuição de produtos em uma empresa fornecedora de serviços e materiais educacionais em razão do baixo rendimento e elevado desperdício de recursos verificado no processo atual, realizado internamente. Foram considerados no desenvolvimento desse artigo fundamentos metodológicos sobre terceirização logística, análise de custos e utilização do diagrama de Ishikawa para levantamento das hipóteses causadoras da baixa eficiência operacional. O resultado projetado sinaliza uma redução de 5% do desperdício de materiais e melhoria da qualidade do nível de serviço oferecido aos clientes, satisfazendo assim, as necessidades do projeto.

PLANEJAMENTO DA DEMANDA NO MERCADO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO DE MOTOCICLETAS
Odair Lima Duarte - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Este trabalho tem como objetivo identificar e definir um modelo de cálculo de demanda de peças de reposição de motocicletas, para um grupo específico de itens. A dificuldade encontrada neste tema está na atual não uniformidade da demanda destes itens causada pelas suas particularidades funcionais, causando significativa variação no estoque de peças e também do nível de serviço. Diante deste problema, no desenvolvimento deste trabalho foi confirmada a necessidade de alteração do modelo atual de cálculo de demanda aplicado uniformemente para todos os itens, para a aplicação de novos métodos de cálculo de demanda que devem ser aplicados item á item de acordo com suas particularidades.

DEFINIÇÃO DE PADRÃO DE FLUXO DE MATERIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE LEAN LOGISTICS
Reginaldo Jader Debrino - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Com o processo de globalização em curso, a competição entre as empresas se intensificou de forma acirrada, e o aumento da estabilidade dos processos produtivos é tido como parte essencial do desenvolvimento de competências estratégicas. A lógica da produção em massa tinha como foco a melhoria das operações, limitada à produção. Por outro lado, a Manufatura Enxuta – desenvolvida na Toyota como uma nova abordagem de gestão da produção – focaliza o aperfeiçoamento das técnicas norte-americanas relacionadas à melhoria das operações e a eliminação de desperdícios, buscando a estabilidade e sustentação dos resultados. Contudo, verifica-se uma lacuna entre a operação de manufatura e a de logística, onde a manufatura caminhou na busca pela melhoria e automação das operações, buscando mapear seus processos através de Value Stream Map (VSM), redefinindo processos, alterando layout´s, criando novos Key Perfomance Indicators (KPI´s) através de técnicas desenvolvidas no MIT para processos produtivos. Contudo, em processos logísticos ligados a manufatura isto não caminhou na mesma velocidade. O nível de atendimento prestado as manufaturas não atende mais suas necessidades, é necessário trabalhar com maior agilidade, ou seja, ser mais produtivo, pois ao longo do tempo o espaço físico dentro de uma manufatura passou a ser valioso para armazenar material sem nenhum critério. Este trabalho buscou investigar os procedimentos atuais de trabalho na área de transporte interno e seus desdobramentos na fábrica, com o objetivo de reduzir o lead time de atendimento às manufaturas, prestando assim um atendimento adequado as novas necessidades. Por meio do uso de cronometragem das operações pode-se notar que as soluções passariam por criação de rotas padrão para abastecimento, eliminação de tarefas que não agregavam valor ao processo, automação de algumas operações e padronização da captação de pedidos. Estas melhorias refletiram em uma redução de 30% no lead time de entregas, tornando a operação mais produtiva.

ESTUDO SOBRE A ESCOLHA DO MODAL ADEQUADO NO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO DE COMPONENTES
Rafaela de Cássia Zabin - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Diante do atual cenário competitivo, onde as empresas buscam agregar valor a seus produtos/serviços e reduzir seus custos operacionais, o processo logístico tem ganhado importância nas organizações, as quais buscam por modelos de transportes cada vez mais eficientes e com o menor custo possível. Dentre os processos logísticos, determinada atenção deve ser dada ao modal utilizado para importação de componentes, o qual deve ser periodicamente analisado e revalidado, a fim de certificar-se que o mais adequado está sendo utilizado.

MELHORIA EM EMBALAGEM PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE DE PEÇAS AUTOMOTIVAS
Renan Fagionato do Rêgo - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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Com a constante evolução da cadeia de suprimentos, as embalagens têm assumido papeis que vão além da concepção inicial de conter e proteger o produto, atualmente busca-se promover a facilidade de manuseio, transporte e armazenagem de produtos, além de aumentar a eficiência em transporte. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver embalagem para aumentar a eficiência de transporte e consequentemente reduzir o custo operacional. Foi realizado embasamento teórico através de revisão bibliográfica sobre alguns tipos, aplicações e classificações de embalagens, a relação entre ela e o meio de transporte e alguns pontos importantes a serem considerados no desenvolvimento de um sistema de embalagem. A metodologia adotada foi o acompanhamento do processo de desenvolvimento da embalagem em uma empresa fabricante de peças automotivas e, por fim, foram comparados os indicadores da embalagem desenvolvida com uma embalagem atual.

REDUÇÃO DO TEMPO DE CICLO DE ATRAVESSAMENTO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS, NO PROCESSO DE RECEBIMENTO, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO
Rogério Dias Leite - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
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O objetivo deste artigo busca avaliar os processos e rotinas internas de um centro de distribuição de frutas, legumes e verduras, através do método de mapeamento do processo, demonstrando os desperdícios de tempo entre as rotinas e atribuições equivocadas da operação. Foram considerados no desenvolvimento desse texto fundamentos metodológicos sobre análise do fluxo para mapear todas as rotinas da operação. Os resultados das ações e mudanças propiciaram uma visualização da importância do processo dentro da operação e seus ganhos com alterações e ajustes que a empresa pode ter.

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO PROCESSO DE GESTÃO DE ESTOQUE EM UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE ALIMENTO ANIMAL
Régis Duarte do Prado - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar e analisar os processos de gestão de estoque por meio de metodologias de identificação de problemas e sugerir a implementação e readequação dos processos de gestão física de inventário e também demonstrar quais as necessidades e melhorias tecnológicas no sistema de gestão de estoque para efetividade dos resultados. Nesse sentido, apresenta as oportunidades dos processos de inventário de uma empresa multinacional do setor de alimentos de animais de estimação (PET), demonstrando a aplicação de práticas de melhoria contínua e identificação de problemas como a metodologia Lean conhecida como PDCA, para suportar e prover melhor gestão de estoque, maior acuracidade bem como menor índice de perdas nas entregas aos clientes. Após as melhorias, pode atingir evolução na acuracidade de estoque partindo de 87% para 98% em média; redução de perdas em mais de duzentos mil reais e redução de 0,21% para 0,01% no atendimento ao cliente por ocorrências logísticas.

LOGÍSTICA E GEORREFERENCIAMENTO APLICADO NA DETERMINAÇÃO DO POSICIONAMENTO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DO BANCO DE ALIMENTOS DA CIDADE DE LIMEIRA-SP
Wagner Pizani Guidi - Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Resumo | Poster

Este trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação da logística no estudo da determinação da localização para implantação e concepção das instalações do Banco de Alimentos da cidade de Limeira/SP, as sobras de alimentos, provenientes de diversos setores da sociedade, atualmente são descartadas no aterro sanitário municipal, esse desperdício de alimentos ocorre por falta de uma política de coleta, armazenagem, preparo e distribuição para as dezenove entidades assistenciais cadastradas. Foi utilizado para análise do problema e estabelecimento de nova localização o Google Maps com aplicação do método do centro de gravidade, técnica que consiste na localização de instalações. O resultado obtido através da análise das localizações dos atendidos e fornecedores conclui-se que o local para a instalação do Banco de Alimentos, é a área próxima ao Parque Cidade do município, pelo seu potencial para receber infraestrutura, acesso viável e de propriedade do Governo Estadual.

TCCs por Turma

TCCs FEC-0600 Turma 24
TCCs FEC-0600 Turma 23
TCCs FEC-0600 Turma 22
TCCs FEC-0600 Turma 21
TCCs FEC-0600 Turma 20
TCCs FEC-0600 Turma 19
TCCs FEC-0600 Turma 18
TCCs FEC-0600 Turma 17
TCCs FEC-0600 Turma 16
TCCs FEC-0600 Turma 15
TCCs FEC-0600 Turma 14
TCCs FEC-0600 Turma 12
TCCs FEC-0600 Turma 11
TCCs FEC-0600 Turma 10
TCCs FEC-0600 Turma 8
TCCs FEC-0600 Turma 6
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