UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA NO PROCESSO DE GESTÃO DE ATENDIMENTO DE PEDIDOS: APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO

Autor: Ricardo Casamassa Fonseca
Orientador: Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior

Este trabalho tem como objetivo aplicar ferramentas de melhoria contínua no processo de gestão dos pedidos dos clientes recebidos semanalmente via EDI e que são tratados em uma plataforma Web antes da migração para o ERP da empresa, e identificar as oportunidades de melhoria para este processo. O desenvolvimento do trabalho se deu através da análise dos processos envolvidos no ciclo do pedido, identificação das oportunidades, definição da prioridades e elaboração do plano de ação para implementação das melhorias. O trabalho trouxe resultados muito satisfatórios, à medida que identificou-se uma redução considerável no tempo de processamento dos pedidos, um ganho na qualidade da informação processada e uma considerável melhoria na qualidade do atendimento, impactando positivamente na satisfação dos clientes. Além destes ganhos de ordem qualitativa, houve também um importante ganho de ordem quantitativa, através da redução dos gastos com fretes especiais gerados pela falha no processamento dos pedidos. Além deste ganho imediato, há também uma perspectiva de redução de headcount após implementação de todas as melhorias identificadas, que também trará um importante ganho econômico à empresa.

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