REDUÇÃO DE CUSTOS EM RAZÃO DA MELHORIA NO PROCESSO DE S&OP NUMA INDÚSTRIA DO RAMO DE HIGIENE E LIMPEZA

Autor: Marcos Vinicius Sampaio de Melo
Orientador: Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho

No processo de alocação do pedido, fase em que se confronta o estoque e demanda de vendas solicitada pelo cliente, pode ocorrer indisponibilidade de estoque em razão de algumas variáveis, tal como baixa aderência do pedido à colaboração de vendas, falha na programação de produção, divergência ente o estoque físico e virtual, falha na priorização de cliente e outros. Este trabalho tem como objetivo, reduzir a ruptura de estoque para os clientes com contrato de fornecimento (KEY ACCOUNT). Para isso, selecionou-se uma indústria localizada no interior de São Paulo, próxima da região de Campinas, do ramo de Higiene e Limpeza que movimenta anualmente mais de 100 milhões de caixas para todo o Brasil e alguns países da Ásia e América do Sul. Para a resolução do problema, foi proposto uma revisão no modelo de previsão de demanda colaborativa, além de desenvolver ações para reserva de estoque para correção de possíveis erros de previsão de demanda. Para comparar a evolução do atendimento, os indicadores medidos foram: Índice de Acuracidade da Previsão de Vendas, Percentual de Multas por Ruptura de Estoque e Índice de Ruptura. A base para comparação da evolução foi o 4º Quadrimestre de 2017 vs 1º Quadrimestre de 2018.

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