REDESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA EMPRESA DE ATACADO

Autor: Dyego Henrique de Campos Proêncio
Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio

As redes de atacado de supermercados evoluem seus sistemas logísticos criando Centros de Distribuição, adjuntos aos grandes centros urbanos. Esta estratégia possibilita mantê-los próximos aos pontos de venda para um ressuprimento eficiente e eficaz, por harmonizar condições favoráveis aos problemas de tráfego e vizinhança, que limitam o acesso de grandes caminhões aos centros urbanos e, além de, reduzir o custo logístico ampliado. Nesta nova estratégia é possível identificar ganhos relacionados com fatores como: redução nos custos de transportes acarretados pelos fornecedores; redução de custos de estoque e armazenagem; liberação de espaço nobre nas lojas; redução de mão de obra; redução da falta de produto no ponto de venda. Porém, a rede de atacado absorve custos relacionados à manutenção da operação do Centro de Distribuição, como custos operacionais e de transporte de mercadorias do Centro de Distribuição para as lojas. O presente estudo tem como objetivo estudar o redesenho da rede de distribuição de uma empresa atacadista no mercado brasileiro, de tal forma a reduzir os custos logísticos e aumentar o nível de serviço. Em relação aos resultados obtidos, pode-se concluir com o redesenho da rede logística, a empresa obterá ganhos financeiros com o declínio dos custos logísticos ampliados e aumento de 10,17 pontos percentuais no nível de serviço. Em virtude disso, aumentará a disponibilidade de produtos nas prateleiras evitando perda da venda pela ruptura.

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