PROPOSTA DE REVISÃO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE DEMANDA E LANÇAMENTO DE PRODUTOS NO SEGMENTO DE TELEFONIA MÓVEL

Autor: Amanda Chuffi Haluen
Orientador: Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior

O mercado de smartphones no Brasil cresce a cada ano, apresentando desafios para os processos de planejamento na cadeia de suprimentos, de forma a garantir o atendimento da demanda dos consumidores finais, mantendo o nível de serviço e custos competitivos. Devido a característica do ciclo de vida destes produtos, o processo de previsão de demanda necessita uma abordagem diferenciada, permitindo ações com respostas ágeis a fim de minimizar os impactos no nível de serviço e nos custos da operação. Soma-se a isto concorrência acirrada, dando pouca margem para erros nos processos de planejamento. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta de revisão do processo de planejamento de demanda da empresa em análise, de forma a contemplar um mecanismo de acompanhamento da previsão de demanda, considerando os custos da operação, buscando minimizar o erro das previsões de vendas quando do lançamento de novos produtos, avaliando os benefícios e os riscos no processo de gestão de demanda. O resultado dos custos logísitcos apresentados neste trabalho sugerem uma nova prática de acompanhamento da previsão de demanda, considerando o potencial ganho para a empresa em estudo, onde a mesma passe a fazer o uso de um indicador de acurácia.

Acesse o trabalho!
Acesse o poster!
Translate »