ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPORTAÇÃO DE PEÇAS E COMPONENTES CONSIDERANDO UM DUAL SOURCING COM FORNECEDORES LOCALIZADOS NA ÁSIA (CHINA) E BRASIL

Autor: Raphael Santos Silva
Orientador: Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior

Entre o período de 2013 e 2018, o mercado de máquinas de construção civil reduziu o volume anual em 65%. Esse nível de competição entre as mais de 15 empresas locais, pressionam os preços de vendas e consequentemente as margens de lucro, por isso as companhias precisam procurar alternativas em redução de custo de material e despesas, assim como operar com maior eficiência. Uma das alternativas é encontrar outras fontes de fornecimento de componentes em que o custo total seja menor do que a condição atual. O objetivo desse trabalho é um estudo para a importação de peças de países Low Cost Countries (LCC) e que represente uma alternativa de redução de custo em relação a condição atual. O método proposto é uma Pesquisa Exploratória com aplicação prática. Foram considerados dois grupos de itens para avaliar o nível de competitividade da base de fornecimento do Brasil com a da China. Para uma taxa de câmbio de 3.85 R$/US$, há uma redução de custo anual de R$ 220 mil. Baseado nesses resultados é evidente que há uma oportunidade de ganho financeiro ao importar componentes da China dependendo da taxa câmbio do mercado. A análise de sensibilidade mostrou que para valores próximos de 3.31, as reduções de custo são significativas e para uma taxa câmbio próximo a 4.00 ou superior, as reduções são marginais ou são incrementos de custo. A solução proposta final é que a empresa adote uma estratégia de dual sourcing utilizando proteção cambial para mitigar riscos e que rateie os volumes baseado no câmbio corrente, para otimizar os ganhos de custos.

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