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DEFINIÇÃO DE PADRÃO DE FLUXO DE MATERIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE LEAN LOGISTICS

Autor: Reginaldo Jader Debrino
Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio

Com o processo de globalização em curso, a competição entre as empresas se intensificou de forma acirrada, e o aumento da estabilidade dos processos produtivos é tido como parte essencial do desenvolvimento de competências estratégicas. A lógica da produção em massa tinha como foco a melhoria das operações, limitada à produção. Por outro lado, a Manufatura Enxuta – desenvolvida na Toyota como uma nova abordagem de gestão da produção – focaliza o aperfeiçoamento das técnicas norte-americanas relacionadas à melhoria das operações e a eliminação de desperdícios, buscando a estabilidade e sustentação dos resultados. Contudo, verifica-se uma lacuna entre a operação de manufatura e a de logística, onde a manufatura caminhou na busca pela melhoria e automação das operações, buscando mapear seus processos através de Value Stream Map (VSM), redefinindo processos, alterando layout´s, criando novos Key Perfomance Indicators (KPI´s) através de técnicas desenvolvidas no MIT para processos produtivos. Contudo, em processos logísticos ligados a manufatura isto não caminhou na mesma velocidade. O nível de atendimento prestado as manufaturas não atende mais suas necessidades, é necessário trabalhar com maior agilidade, ou seja, ser mais produtivo, pois ao longo do tempo o espaço físico dentro de uma manufatura passou a ser valioso para armazenar material sem nenhum critério. Este trabalho buscou investigar os procedimentos atuais de trabalho na área de transporte interno e seus desdobramentos na fábrica, com o objetivo de reduzir o lead time de atendimento às manufaturas, prestando assim um atendimento adequado as novas necessidades. Por meio do uso de cronometragem das operações pode-se notar que as soluções passariam por criação de rotas padrão para abastecimento, eliminação de tarefas que não agregavam valor ao processo, automação de algumas operações e padronização da captação de pedidos. Estas melhorias refletiram em uma redução de 30% no lead time de entregas, tornando a operação mais produtiva.

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