CONTROLE DO TEMPO DE PERMANECIA DOS VEÍCULOS NO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO APÓS A APLICAÇÃO DA LEI DO MOTORISTA

Autor: Oswaldo Henrique de Oliveira Machado
Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio

O objetivo deste estudo é demonstrar as implicações financeiras e do desempenho das operações logísticas de transporte, da empresa estudada, após o advento da lei do motorista. Foi analisado o cenário antes e após a aplicação da referida lei. Diante disso, foi feito o mapeamento dos processos das etapas em que os veículos passam dentro do pátio dos armazéns; a criação de indicadores para monitorar o desempenho das operações; o cálculo dos custos envolvidos nestas etapas; bem como o mapeamento das principais causas do não cumprimento das metas. Por meio destas informações, observou-se que a lei do motorista causou um impacto negativo nas operações. Ocasionou aumento de custos e redução do desempenho operacional devido a fatores internos à operação, tais como: falta de planejamento e morosidade na expedição de veículos. Deste modo, concluiu-se que devem ser tomadas ações efetivas de melhoria de desempenho das operações da empresa a fim de evitar custos extras por consequência de multas aplicadas referentes ao tempo de permanência de veículos no pátio, atender às especificidades desta lei e aprimorar a eficiência operacional.

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