AUMENTO DA EFICIÊNCIA NO CICLO DE PROCESSAMENTO DE PEDIDOS PARA REPOSICAO DE PEÇAS DE SERVIÇO

Autor: Mariana Cruz Fagundes
Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio

O objetivo deste trabalho é redesenhar o fluxo de processamento de pedidos para a reposição de peças de serviço de tal forma a aumentar a eficiência operacional pela redução do tempo de ciclo e custos operacionais. A área de execução das Compras de peças de serviço vem sofrendo desafios em relação ao volume de pedidos, adequação aos processos dentro da política e normas de Compras da empresa e melhoria de tempo de ciclo e eficiência das atividades desenvolvidas até o momento da colocação da Ordem de Compra (PO). Este trabalho utilizou o método de estudo de caso exploratório. Com a implementação do novo processo tivemos uma melhoria do tempo de ciclo em, ao menos 24hs para os países da América Latina e até 15 dias para Brasil. Também verificou-se que houve eliminação de tempo de trabalho dedicado ao processo em até 10 horas semanais entre os times, redução de 4 Headecouts (40% do time) e elminação de inúmeros e-mails semanais.

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