APLICAÇÃO DO CONCEITO LEAN THINKING AO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO EM UM SALÃO DE BELEZA

Autor: Stefanie Monique Andrade de Souza
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro

O setor de serviços tem crescido significativamente tanto no Brasil quanto no mundo, assim como sua relevância na participação no PIB de diversos países, logo é importante buscar o aumento da profissionalização e qualidade dos níveis dos diversos serviços oferecidos. Este trabalho abordará especificamente uma categoria de serviços, o setor de beleza e estética. O desenvolvimento deste trabalho se dá sobre a análise da implantação dos conceitos da filosofia lean thinking e suas ferramentas à essa categoria, buscando avaliar a relevância e os possíveis resultados positivos obtidos através da analise crítica e mapeamento dos processos que compõe a cadeia de valor do serviço oferecido, e a identificação de desperdícios de recursos financeiros e/ou humanos e atividades que não agreguem valor as atividades do processo. A implantação do conceito lean a área de serviços, inicialmente direcionado apenas a processo de manufatura, demonstrou que é possível obter resultados significativos no aumento da produtividade e valor agregado do serviço oferecido aos clientes, com pequenas ações e com níveis moderados de investimentos, realizando um mapeamento detalhado das atividades realizadas.

Acesse o trabalho!
Acesse o poster!