TCCs do FEC-0600

  • Está seção reuni os melhores Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) da Especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística (FEC600) oferecida pelo LALT - UNICAMP desde de 2004. Os trabalhos aqui disponíveis conciliam teoria e prática na solução de importantes problemas de logística.

REDUÇÃO DO TEMPO DE CICLO DE ATRAVESSAMENTO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS, NO PROCESSO DE RECEBIMENTO, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO

  • Resumo: O objetivo deste artigo busca avaliar os processos e rotinas internas de um centro de distribuição de frutas, legumes e verduras, através do método de mapeamento do processo, demonstrando os desperdícios de tempo entre as rotinas e atribuições equivocadas da operação. Foram considerados no desenvolvimento desse texto fundamentos metodológicos sobre análise do fluxo para mapear todas as rotinas da operação. Os resultados das ações e mudanças propiciaram uma visualização da importância do processo dentro da operação e seus ganhos com alterações e ajustes que a empresa pode ter.

  • T11_REDUÇÃO DO TEMPO DE CICLO DE ATRAVESSAMENTO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS, NO PROCESSO DE RECEBIMENTO, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO

REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGEM NA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS ESPORTIVOS

  • Resumo: No presente trabalho será apresentado um estudo de caso, feito em uma empresa de grande porte no ramo de materiais esportivos, com o objetivo de abordar o tema de reutilização de embalagens de Inbound e propostas de avanço na área de logística reversa. Para o desenvolvimento do tema, serão apresentados conceitos, justificativas, custos e referencial teórico para o estudo da reutilização de materiais. O tema sustentabilidade está cada vez mais fazendo parte dos valores das empresas e a sociedade está cada vez mais a par do assunto, demonstrando interesse em contribuir. Seguindo essa linha, a matriz do Brasil recebeu um desafio da diretoria global em se tornar uma operação modelo para os mercados emergentes no tema sustentabilidade. Por fim, o estudo de caso mostra na pratica como são analisadas as oportunidades de implantação do projeto de reutilização de caixas, como também são indicadas oportunidades significativas de redução de custos na compra de insumos e, consequentemente, redução no impacto sócio-ambiental.

  • T11_REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGEM NA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS ESPORTIVOS

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS CONTROLES DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EXPEDICIONÁRIA

  • Resumo: O objetivo é readequar os processos de estoques e armazenagem em uma empresa de assistência médica expedicionária, trazendo agilidade e melhor controle no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Foi abordado o impacto da implantação de um Software de gestão de estoques, desenvolvido sob medida, para trabalhar com um sistema de leitor de código de barra, aderindo às características do negócio. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: planilhas sobre dados de estoque de materiais e mapeamento do funcionamento da cadeia. A população se constitui em média de 1200 itens que vão desde equipamentos médico-hospitalares até materiais dos setores de centro cirúrgico hospitalar como, equipamentos de radiografias, remédio, mantimentos etc. que são disponibilizados por empresas parceiras, trabalhando de forma puxada, ou seja, conforme é solicitada a expedição se avalia pertinências do local, são verificados itens constantes em estoque, os faltantes é feito pedido para os parceiros. O estudo se decorre tendo em vista a realidade da empresa e o seu negócio, que se trata de uma ONG que percorre toda região Amazônica, dando suporte hospitalar em locais que o governo tem deficiência em atender, por se tratar de regiões de difícil acesso. Em alguns casos existe um lead time muito curto para se preparar a expedição, onde o controle, confiabilidade e agilidade se tornam indispensáveis.

  • T12_GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS CONTROLES DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EXPEDICIONÁRIA

REDUÇÃO NOS CUSTOS COM FRETES FOB COM BASE EM TRANSPORTE COLABORATIVO

  • Resumo: Atualmente, os custos logísticos, principalmente os custos com Transportes, representam um grande peso nos custos totais das empresas. Desta forma, analisando a fundo os processos de coletas de materiais em compras com frete FOB, verificou-se grande oportunidade de redução nos custos, ajudando a empresa a se tornar mais competitiva mediante aos concorrentes. O objetivo deste trabalho teve foco no custo relacionado a Transportes, com ênfase nos produtos negociados com frete tipo FOB (frete por conta do comprador). O problema da pesquisa se resume ao cenário atual da empresa no estado de São Paulo, onde o grande volume de produtos a serem coletados mensalmente em diversos fornecedores gera alto custo. São aproximadamente 120 materiais diferentes, com demandas mensais diferentes, a serem coletados em 40 fornecedores diferentes. São aproximadamente 300 coletas por mês, gerando um custo de R$ 240.000,00. Com as ações aplicadas no projeto e que serão mostradas mais adiante, conseguiu-se uma redução de 25 % nos custos com as coletas FOB, um total de R$ 60.000,00 por mês, R$ 720.000,00 no ano.

  • T12_REDUÇÃO NOS CUSTOS COM FRETES FOB COM BASE EM TRANSPORTE COLABORATIVO

LOGÍSTICA E GEORREFERENCIAMENTO APLICADO NA DETERMINAÇÃO DO POSICIONAMENTO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DO BANCO DE ALIMENTOS DA CIDADE DE LIMEIRA-SP

  • Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação da logística no estudo da determinação da localização para implantação e concepção das instalações do Banco de Alimentos da cidade de Limeira/SP, as sobras de alimentos, provenientes de diversos setores da sociedade, atualmente são descartadas no aterro sanitário municipal, esse desperdício de alimentos ocorre por falta de uma política de coleta, armazenagem, preparo e distribuição para as dezenove entidades assistenciais cadastradas. Foi utilizado para análise do problema e estabelecimento de nova localização o Google Maps com aplicação do método do centro de gravidade, técnica que consiste na localização de instalações. O resultado obtido através da análise das localizações dos atendidos e fornecedores conclui-se que o local para a instalação do Banco de Alimentos, é a área próxima ao Parque Cidade do município, pelo seu potencial para receber infraestrutura, acesso viável e de propriedade do Governo Estadual.

  • T14_LOGÍSTICA E GEORREFERENCIAMENTO APLICADO NA DETERMINAÇÃO DO POSICIONAMENTO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DO BANCO DE ALIMENTOS DA CIDADE DE LIMEIRA-SP

CONSOLIDAÇÃO DE EMBARQUES MARÍTIMOS DE FORNECEDORES DE COMPONENTES PARA CILINDROS HIDRÁULICOS ORIUNDOS DA ÁSIA

  • Resumo: O objetivo deste artigo é comparar o processo atual de embarques não consolidados de cargas marítimas de fornecedores localizados na Ásia com destino a uma empresa no interior do estado de São Paulo com o processo de embarque destes itens considerando a consolidação de cargas na origem. O estudo mostra onde seria o melhor local para o agrupamento das cargas, levando-se em conta os volumes, custos de frete e distâncias, assim como as vantagens econômicas na origem, trajeto e destino em relação ao modelo de embarque de cargas soltas. Foram levantados dados de embarques já realizados e feita uma previsão de custos para o modelo consolidado. O resultado mostra a redução de custo que pode ser obtida pela consolidação das cargas.

  • T15_CONSOLIDAÇÃO DE EMBARQUES MARÍTIMOS DE FORNECEDORES DE COMPONENTES PARA CILINDROS HIDRÁULICOS ORIUNDOS DA ÁSIA

GESTÃO COLABORATIVA DE ABASTECIMENTO NA REPOSIÇÃO DOS ESTOQUES DE EMBALAGEM DE PRODUTO DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS

  • Resumo: Este trabalho tem como finalidade expor uma aplicação prática para diminuir o nível de estoque de embalagens através da revisão do método de planejamento e programação de produção somada a boas práticas de gestão colaborativa com o fornecedor. Esse caso também possui como objetivo a eliminação de problemas com especificação de qualidade que afetem a eficiência da linha de produção. Ele foi desenvolvido por meio da revisão bibliográfica de sistemas de produção, critérios de planejamento de produção e análises referentes a capacidades de armazenagem e etapas produtivas do fornecedor. O resultado obtido foi uma redução significativa dos estoques de embalagens, de frete e eliminação dos problemas de qualidade, satisfazendo as necessidades do projeto em questão.

  • T15_GESTÃO COLABORATIVA DE ABASTECIMENTO NA REPOSIÇÃO DOS ESTOQUES DE EMBALAGEM DE PRODUTO DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS

GESTÃO DE ESTOQUES DE EQUIPAMENTOS E SOBRESSALENTES PARA TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

  • Resumo: O objetivo desse artigo é avaliar os níveis de estoque de equipamentos reservas e peças sobressalentes de um almoxarifado instalado ao longo do sistema de transmissão da energia elétrica gerada na Usina de Itaipu. Foram consideradas as regulamentações do setor elétrico, que avaliam a disponibilidade desse sistema em função das receitas obtidas pelo serviço de transmissão de energia elétrica, bem como as sanções pela indisponibilidade do mesmo, sejam elas programadas ou não. Por meio da análise da política de estoques de peças de reposição, que possuem históricos de consumos muito baixos, aplicando-se técnicas de análise dos custos de se manter ou não estoques, bem como das probabilidades de consumo, determinou-se quais itens devem permanecer no estoque, bem como os níveis ideais aderentes ao perfil de consumo. Os resultados obtidos indicaram a possibilidade de se reduzir em 16,28% o valor do estoque atual, além de sugerir alterações em praticamente todos os níveis avaliados.

  • T16_GESTÃO DE ESTOQUES DE EQUIPAMENTOS E SOBRESSALENTES PARA TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

MELHORIA EM EMBALAGEM PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE DE PEÇAS AUTOMOTIVAS

  • Resumo: Com a constante evolução da cadeia de suprimentos, as embalagens têm assumido papeis que vão além da concepção inicial de conter e proteger o produto, atualmente busca-se promover a facilidade de manuseio, transporte e armazenagem de produtos, além de aumentar a eficiência em transporte. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver embalagem para aumentar a eficiência de transporte e consequentemente reduzir o custo operacional. Foi realizado embasamento teórico através de revisão bibliográfica sobre alguns tipos, aplicações e classificações de embalagens, a relação entre ela e o meio de transporte e alguns pontos importantes a serem considerados no desenvolvimento de um sistema de embalagem. A metodologia adotada foi o acompanhamento do processo de desenvolvimento da embalagem em uma empresa fabricante de peças automotivas e, por fim, foram comparados os indicadores da embalagem desenvolvida com uma embalagem atual.

  • T16_MELHORIA EM EMBALAGEM PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE DE PEÇAS AUTOMOTIVAS

DIMENSIONAMENTO DE LOTES DE PRODUÇÃO EM UM CENTRO DE EMPACOTAMENTO POR MEIO DE PESQUISA OPERACIONAL

  • Resumo: Ter um planejamento de produção competitivo que consiga atender a demanda no menor custo possível com certa flexibilidade para se adaptar as diversas variações da cadeia é um diferencial que coloca a organização em uma situação privilegiada de mercado devido ao grau de competitividade encontrado atualmente, porém existem soluções de planejamento de produção que deixam a desejar em relação à busca pela minimização dos custos totais ao passo que apenas procuram atender a um calendário de demanda prevista. O objetivo desse artigo é trazer uma solução baseada em pesquisa operacional que consiga minimizar os custos envolvidos em um planejamento de produção por meio de um mix ótimo de produção. Para isso foi utilizado o método de modelagem e simulação computacional através de um modelo de programação inteira mista, implementado em linguagem AMPL, cujo resultado se mostrou mais eficiente, nas duas simulações realizadas, com diminuição dos custos totais de 17% e 6%. Resultado que mostra como a pesquisa operacional aplicada pode ser uma ferramenta poderosa na gestão diária de produção e pode inclusive levar assuntos, considerados como de perfil estratégico e tático, para o dia-dia operacional, como é o caso da redução de inventário, custos de produção e atendimento de pedidos em carteira.

  • T17_DIMENSIONAMENTO DE LOTES DE PRODUÇÃO EM UM CENTRO DE EMPACOTAMENTO POR MEIO DE PESQUISA OPERACIONAL

REORGANIZAÇÃO DO LAYOUT E ENDEREÇAMENTO NA ARMAZENAGEM DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS

  • Resumo: Este trabalho tem como objetivo reorganizar o layout do galpão de armazenagem de uma empresa de manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos, através da aplicação de boas práticas de armazenagem, para aumentar a receita com a venda dos subprodutos derivados dos resíduos eletrônicos para reciclagem e redução de paradas na linha de desprodução. O desenvolvimento do trabalho se deu por uma revisão bibliográfica de gestão e sistemas de armazenagem combinado com o orçamento disponibilizado pela empresa para efetivar as mudanças necessárias que garantissem o menor custo benefício possível. Conclui-se que o objetivo inicial de reorganizar o layout operacional e aumentar a receita com a venda dos subprodutos foi atendido, pois mesmo antes do término da reforma do piso do galpão, houve giro significativo do estoque, tempo recorde de desprodução contínua e aumento de 150% da receita dos subprodutos. Após a conclusão da reforma espera-se manter a receita da venda dos subprodutos em R$ 400 a 450K/mês, realizar a desprodução de apenas 1 tipo de produto por semana e girar todo o estoque em menos de 6 meses.

  • T17_REORGANIZAÇÃO DO LAYOUT E ENDEREÇAMENTO NA ARMAZENAGEM DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS

MELHORIAS NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO DE LINHAS DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA

  • Resumo: O presente trabalho tem por objetivo propor melhorias no processo de abastecimento de linhas de produção em uma empresa que adota um sistema de produção sob encomenda, e com isso reduzir a quantidade de horas de parada de linha, aumentar a produtividade do processo logístico e reduzir os custos operacionais. As melhorias aplicadas foram desenvolvidas utilizando conceitos do pensamento enxuto aplicado a logística, modelos de reabastecimento de estoques como o sistema kanban e o método de duas gavetas, e definição de rotas de entrega baseado no método varredura citado Ballou (2006), além do método proposto por Harris et al. (2014) para melhoria do processo de abastecimento. Após a implementação de tais medidas, foram comparados indicadores que comprovaram uma melhoria no processo de abastecimento, através do aumento no nível de serviço e redução de custos operacionais.

  • T18_MELHORIAS NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO DE LINHAS DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE PREVISÃO DE DEMANDA E GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA COM CRESCIMENTO ACELERADO

  • Resumo: Uma previsão de demanda efetiva, assim como uma boa gestão dos estoques, são práticas essenciais para que empresas estejam preparadas para as oscilações de seu mercado consumidor, mas é comum que empresas de pequeno e médio porte enfrentem dificuldade em suas aplicações. O presente trabalho visa propor uma política de previsão de demanda e gestão de estoques a uma empresa do setor de produtos esportivos, de pequeno porte, e que está no mercado desde 2011. Como o desafio inicial seria a mudança de cultura de empresa, ou seja, passar a monitorar a demanda e os estoques, optou-se por analisar métodos práticos de serem aplicados. Para previsão de demanda analisou-se os métodos de média móvel, média móvel ponderada, suavização exponencial, Holt e Winter. Para gestão dos estoques aplicou-se o método de mínimo-máximo, que resultou em propostas de grandes mudanças de estoque médio e lote e frequência de compra.

  • T18_PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE PREVISÃO DE DEMANDA E GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA COM CRESCIMENTO ACELERADO

REDUÇÃO DE FRETE RODOVIÁRIO EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR QUÍMICO COM O USO DE CONSOLIDAÇÃO E RENEGOCIAÇÃO

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO PROCESSO DE GESTÃO DE ESTOQUE EM UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE ALIMENTO ANIMAL

  • Resumo: Este artigo tem como objetivo verificar e analisar os processos de gestão de estoque por meio de metodologias de identificação de problemas e sugerir a implementação e readequação dos processos de gestão física de inventário e também demonstrar quais as necessidades e melhorias tecnológicas no sistema de gestão de estoque para efetividade dos resultados. Nesse sentido, apresenta as oportunidades dos processos de inventário de uma empresa multinacional do setor de alimentos de animais de estimação (PET), demonstrando a aplicação de práticas de melhoria contínua e identificação de problemas como a metodologia Lean conhecida como PDCA, para suportar e prover melhor gestão de estoque, maior acuracidade bem como menor índice de perdas nas entregas aos clientes. Após as melhorias, pode atingir evolução na acuracidade de estoque partindo de 87% para 98% em média; redução de perdas em mais de duzentos mil reais e redução de 0,21% para 0,01% no atendimento ao cliente por ocorrências logísticas.

  • T19_APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO PROCESSO DE GESTÃO DE ESTOQUE EM UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE ALIMENTO ANIMAL

APLICAÇÃO DO ORÇAMENTO BASE ZERO PARA GESTÃO DE FRETES EM OPERAÇÕES DE E-COMMERCE NO SEGMENTO DE VAREJO

  • Resumo: No mercado varejista, seja ele eletrônico ou convencional, onde geralmente várias empresas comercializam o mesmo tipo de produto, variáveis como nível de serviço e preço, por exemplo, são cada vez mais utilizadas como fator de decisão no momento da compra pelo consumidor. O custo logístico nesse contexto tem sido amplamente utilizado pelas empresas como diferencial competitivo e impulsionador de vendas. Dentre os custos logísticos mais relevantes destacam-se os relacionados ao transporte de mercadorias, devido a sua representatividade na composição orçamentária das despesas nas empresas, normalmente figurando entre os 3 maiores gastos. O presente trabalho apresenta como o método de orçamentação OBZ (Orçamento Base Zero) pode ser utilizado na gestão de fretes e os potenciais benefícios de sua aplicação. Através de uma pesquisa exploratória foi realizada uma aplicação prática para uma empresa do segmento varejista, no seu canal eletrônico de vendas (e-commerce), com resultados expressivos de redução de 20% em despesas ao ano, além da melhoria de 2pp no nível de serviço prestado aos clientes.

  • T20_APLICAÇÃO DO ORÇAMENTO BASE ZERO PARA GESTÃO DE FRETES EM OPERAÇÕES DE E-COMMERCE NO SEGMENTO DE VAREJO

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE LOTE ECONÔMICO DE PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE REPOSIÇÃO DE AUTOPEÇAS

  • Resumo: Ter uma estratégia bem definida na redução de custos em sua cadeia, a fim de reduzir os preços dos seus produtos, é uma opção escolhida por algumas empresas que as têm mantido competitivas no mercado. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de implementação de lote econômico de produção baseada em uma pesquisa exploratória que consiga melhorar a eficiência, diminuindo o processo de movimentação interna dos componentes, tornando o processo mais eficiente e reduzindo consequentemente os custos da cadeia. Para isso foi definido o lote econômico de produção para vinte itens da curva C como modelo piloto, cujo resultado se mostrou eficiente, com diminuição na quantidade de pickings, número de ordens realizados no mês e um redução de 12% no custo de pickings em relação ao custo total da operação.

  • T21_PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE LOTE ECONÔMICO DE PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE REPOSIÇÃO DE AUTOPEÇAS

VIABILIDADE ECONÔMICA DA TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ARMAZENAGEM, MANUSEIO E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS NUMA EMPRESA DO SEGMENTO EDUCACIONAL

  • Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a viabilidade da terceirização de atividades logísticas de armazenagem, manuseio e distribuição de produtos em uma empresa fornecedora de serviços e materiais educacionais em razão do baixo rendimento e elevado desperdício de recursos verificado no processo atual, realizado internamente. Foram considerados no desenvolvimento desse artigo fundamentos metodológicos sobre terceirização logística, análise de custos e utilização do diagrama de Ishikawa para levantamento das hipóteses causadoras da baixa eficiência operacional. O resultado projetado sinaliza uma redução de 5% do desperdício de materiais e melhoria da qualidade do nível de serviço oferecido aos clientes, satisfazendo assim, as necessidades do projeto.

  • T21_VIABILIDADE ECONÔMICA DA TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ARMAZENAGEM, MANUSEIO E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS NUMA EMPRESA DO SEGMENTO EDUCACIONAL

PROPOSTA DE AGREGAÇÃO DE TRANSPORTE AO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PRESTADOS POR UM ARMAZÉM FRIGORÍFICO

  • Resumo: Iniciar uma nova atividade no ramo de prestação de serviços logísticos, por mais promissor que se demonstre, tendo em vista o perfil de atendimento múltiplo das empresas deste segmento, demanda um embasamento muito mais abrangente e apropriado ao cenário de atuação de cada empresa. A escassez de recursos financeiros e as diversas frentes de ganho de capital disponíveis no mercado para os investidores acentuam a necessidade de demonstração da viabilidade técnica de projetos empresariais em conjunto com sua viabilidade financeira, que só pode ser apurada de forma precisa quando os métodos de custeio que a precedem contemplam o custo total de propriedade (TCO – Total Cost Ownership). O objetivo deste TCC é analisar a viabilidade financeira de um projeto que visa o início da prestação de serviços de transporte por um prestador de serviços logísticos atuante no segmento de armazenagem. Para a análise de viabilidade foram utilizadas diversas ferramentas financeiras apropriadas, tais como: PBD - Payback Descontado, VPL - Valor Presente Líquido, IBC - Índice de Benefício Custo e TIR - Taxa Interna de Retorno. Os resultados apurados do projeto foram satisfatórios, proporcionando um tempo de recuperação de capital de 8,3 anos e taxa interna de retorno 5 pontos percentuais maior que a taxa de custo de capital da empresa.

  • T23_PROPOSTA DE AGREGAÇÃO DE TRANSPORTE AO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PRESTADOS POR UM ARMAZÉM FRIGORÍFICO

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE VMI - VENDOR MANAGED INVENTORY NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE ESTOQUES PARA FILME DE BOPP EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO QUÍMICO

  • Resumo: Diante ao cenário econômico atual e a concorrência acirrada, cada vez mais é necessário otimizar estoques na busca de uma estrutura mais enxuta. A implementação do VMI para filme de BOPP vem na contramão do que pensam que da minha empresa cuido eu. Empresas e parceiros fazem parte de um único bolo, onde qualquer intervenção nos processos logísticos afeta a todos. A colaboração é um caminho sem volta, pois quebram barreiras internas e externas, eliminando desperdícios e otimizando recursos. A proposta é criar um projeto piloto, a fim de comprovar os benefícios quantitativos e os impactos na cultura entre as empresas. Este artigo traz resultados expressivos como redução de 48,63% dos níveis de estoques de um grupo particular de itens, onde impacta o valor empenhado, gerando ganho de oportunidade de R$ 66.005. Quebrar paradigmas aplicando o conceito do VMI para itens categorizados como commodity, baseando-se na técnica comercial de alavancagem de volume é característica presente neste artigo.

  • T23_PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE VMI - VENDOR MANAGED INVENTORY NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE ESTOQUES PARA FILME DE BOPP EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO QUÍMICO

Translate »