Espaço do SCRIBA

O que é o SCRIBA?

  • O Scriba é um espaço destinado a apoiar a produção de artigos científicos e técnicos em logística e gestão da cadeia de suprimentos. Neste espaço você encontra recomendações de como produzir seu artigo científico e escolher o veículo adequado para publicação. Contribua para o aprimoramento deste espaço encaminhado suas sugestões para: lalt@fec.unicamp.br

Estratégias para Publicar

  • O objetivo de publicar um artigo cientifico é apresentar, aos leitores interessados, a sua contribuição para melhoria do conhecimento em uma dada área especifica e escutar dos seus pares criticas e contribuições para melhoria de seu trabalho. Lamentavelmente, existe hoje uma ideologia voltada a dar mais relevância à publicação do que ao conteúdo e contribuição da pesquisa. Temas muito relevantes ao Brasil muitas vezes não encontram espaço nas revistas internacionais consagradas no meio cientifico. Estamos trocando a EUREKA pelo A1, A2, etc. Lamentavelmente, esta é a regra do jogo hoje. Para escolher um canal de divulgação de seu trabalho: revista ou congresso tenha em mente algumas diretrizes.
LEMBRE-SE

Nós estamos na área de ENGENHARIA I, qualquer artigo publicado em outra área da CAPES terá uma penalização quando avaliado pelo Programa de Pos Graduação de Engenharia Civil da FEC UNICAMP.

Veja mais informações no site da FEC

.

Como Produzir

  • Uma vez definido o veículo de publicação, a proxima etapa é a produção do manuscrito. Um artigo cientifico contém as seguintes seções:

    Título
    Resumo e Abstract
    Introdução
    Materiais e Métodos
    Resultados
    Discussão e Conclusões
    Agradecimentos
    Referências

    Porém, diversos autores sugerem uma reordenação destas seções para aprimorar o clareza e consistencia do manuscrito. Materiais e Métodos, e os Resultados devem ser escritos durante a execução da pesquisa. As seções de Introdução e Discusão devem ser escritas após a seleção do veiculo de publicação. O Título, Resumo e Abstract devem ser escritos por último.

    Para maiores detalhes sobre o processo de elaboração do manuscrito sugerimos consultar os materiais relacionados nos links abaixo.

    Elsevier - Preparing Your Manuscript
    Springer - Manuscript preparation
    Wiley - Manuscript Preparation Guidelines
    Prof. Gilson Volpato
  • CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

    Existem diversas ferramentas pagas e gratuitas que podem ser aplicadas para faciltar o processo de elaboração de citações e referências. Apresentamos uma lista de algumas destas ferramentas:

    EndNote
    Zotero
    More - Mecanismo Online para Referências

    Para conhecer outras ferramentas disponiveis e suas funcionalidade visite a página de comparação de softwares de gestão de referências disponivel na Wikipedia.

Apoio a Publicação

  • LALT

    O LALT apoia financeiramente artigos que atendam sua política de produção e divulgação científica. Este apoio pode ser de revisão ou de tradução.

    Os critérios exigidos são:
    1 – Ter qualidade de redação, conteúdo e forma compatíveis com o nível de exigência de revistas qualificadas como Qualis B2 (ou superior) pela CAPES e/ou ter índice de impacto maior que 1.0.

    2- Ter coautoria com um professor da FEC/UNICAMP e/ou com pesquisadores do LALT.

    3- Ter temática relacionada aos interesses de pesquisa do LALT, atualmente direcionadas para Logística Urbana e IoT aplicada à Logística.

    Para candidatar-se a seleção encaminhe email para: lalt@fec.unicamp.br
  • PUBLICFEC

    A iniciativa de um programa de priorização e incentivo às publicações qualificadas da FEC visa organizar a produção e a ampliação das publicações de resultados das pesquisas dos docentes, pesquisadores e alunos da FEC em canais de relevância acadêmica, especialmente periódicos indexados de circulação internacional e nacional.

    Trata-se de um programa que atende às políticas acadêmicas próprias da Unicamp, quanto à divulgação qualificada da pesquisa aqui desenvolvida, bem como, se alinha com as melhores práticas mundiais dos centros de pesquisa e Universidades de excelência, as quais têm os periódicos como forma preferencial de divulgação da pesquisa qualificada.

    A ideia da instituição do programa é tornar a produção qualificada uma prática permanente na cultura acadêmica da FEC. Assim, a cada ano será lançada uma nova edição do programa, com o progressivo aprimoramento do seu formato, a partir das sugestões de cada experiência anual. - saiba mais

Translate »