fbpx

FEC-2014

Drones e veículos autônomos aplicado a transporte e logística

Objetivos do curso:

Dar uma visão geral e apresentar o uso de drones e veículos autônomos na área de Transportes e Logística, combinando teoria e prática, o curso tem um forte direcionamento para soluções de problemas com aplicação imediata no dia a dia dos participantes.

Carga Horária:

15 horas

Inscrição:

Até 10/06/2021

Oferecimento:

De 16/06/2021 a 04/08/2021

Horário:

Aulas síncronas: duas quartas-feiras às 19h30. Atividades práticas síncronas: dois sábados das 8h30 às 12h, ao final do curso.

Local:

Remoto (Google Classroom ou Moodle)

Atenção!

Devido a suspensão das atividades presenciais este curso será ministrado temporariamente à distância, combinando atividades síncronas e assíncronas.

Informações

– Conceitos Fundamentais relacionados à temática: definições, legislações, aspectos positivos e negativos do uso desses veículos etc.
– Plataformas e Sensores: Apresentação e caracterização de diferentes plataformas/veículos, sensores necessários para que essas plataformas funcionem com segurança e precisão, além das principais características e situações que geram impacto no uso dessas plataformas.
– Dados e Infraestrutura: apresentação de aspectos fundamentais para que os veículos (aéreo e terrestre) possam ser usados com segurança, englobando sistemas de comunicação, gerenciamento, mapeamento e tipos de roteirização.
– Aplicações Gerais: neste módulo iremos apresentar diversas aplicações em que tais veículos (aéreos e terrestres) são utilizados com intuito de estimular insights e novas aplicações.
– Aplicações em Transporte e Logística: aqui o foco é apresentar e aprofundar em aplicações relacionadas à Logística e de Engenharia (voltada à área de Transporte). Trazendo conceitos que podem ser replicados nas tarefas profissionais dos participantes.
– Atividade Prática (~8h)

Professores

Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Júnior

Professor Titular em Logística e Transportes da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Foi Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prefeito da Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Vice Reitor Executivo de Administração da UNICAMP e Presidente da ANPET Associação Nacional de Pesquisa e Ensino de Transportes. Criador e coordenador o Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT). Desenvolve atualmente projetos e pesquisas relacionados a Tecnologias Disruptivas e Humanização em Logística.

Coordenador do LALT
Prof. Dr. Henrique Candido de Oliveira

O Professor Henrique possui ensino técnico em Geomática (UNICAMP), graduação em Engenharia. Cartográfica (UNESP), mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas (UNESP) e realizou parte do seu doutorado na Universidade de Purdue (EUA). Atualmente, ministra disciplinas na área de Geomática para diferentes cursos da Unicamp.
Atua também junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) - área de concentração: Transportes. Suas pesquisas são voltadas para o uso da Geomática na área de Transportes, englobando principalmente os seguintes tópicos: Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica.

Coordenador do LCD
Marcos Vinícius Yodono Garcia

Marcos possui graduação em Engenharia Civil (UNIDERP), Tecnologia em Construção de Edifícios (UFMS), graduação sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras (CAPES/CNPQ) na Universidade Estadual de San Diego – SDSU (EUA) e mestrado em Engenharia Civil (UNICAMP). Atualmente é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UNICAMP) - área de concentração: Transportes. Desenvolve pesquisas na área de Geociências, em temas ligados a Fotogrametria Digital, Reconstrução da Geometria 3D a partir de imagens, Calibração de Câmaras Não-Métricas e a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) de baixo custo, com foco para mapeamento e para entregas de mercadorias.

Jaime Andres Cardona Arias

Jaime Andrés Cardona Arias é doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas FEC/UNICAMP, vinculado como pesquisador ao Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT) do Departamento de Infraestrutura e Ambiente (InfrA). Atualmente está realizando parte do seu doutorado no Institut National des Sciences Appliquées (INSA Rouen Normandie) no Laboratoire de Mécanique de Normandie (LMN). A sua pesquisa foca na integração das atividades de manufatura e transporte em cadeias de suprimentos através de modelagem e simulação no contexto da Indústria 4.0. Possui mestrado (2017) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Logística e Transportes. Graduação (2014) em Enegenharia de Produção pela Universidad Tecnológica de Pereira, na Colômbia, com foco em modelagem e roteirização de problemas de logística reversa.

Investimento

À vista R$700
2 parcelas de R$350

Perguntas Frequentes

O aluno poderá aproveitar disciplinas cursadas na Unicamp como aluno regular de acordo com as normas vigentes sobre o assunto, em especial, a Norma Conex nº 01/2007. As disciplinas cursadas fora do prazo de integralização do curso poderão ser aproveitadas para completar seu curso. Consulte a Secretaria de Extensão ou a Extecamp para maiores detalhes.

Ficha de Inscrição e Termo de Compromisso assinado. Cópia autenticada frente e verso (na mesma folha) ou cópia simples acompanhada do original do RG. Cópia autenticada frente e verso (na mesma folha) ou cópia simples acompanhada do original do Diploma da Graduação. Cópia do CPF. Currículo. As cópias dos documentos deverão estar em papéis no formato carta, A4 ou ofício. Os demais formatos não serão aceitos. Para fins de efetivação da inscrição, o interessado poderá entregar uma cópia autenticada do Certificado de Conclusão, emitido por instituição reconhecida, ficando obrigado a apresentar uma cópia autenticada do Diploma, devidamente registrado, antes do término do curso.

O aluno poderá desistir do curso e deverá formalizá-lo por meio de documento escrito (original, fax ou e-mail) entregue na Secretaria de Extensão onde fez a matrícula. Há dois tipos de desistência: Quando a desistência ocorrer até sete dias após a data do início do curso, o aluno terá direito à devolução integral do valor já pago. Deverá informar os dados bancários e CPF do titular da conta corrente; Quando a desistência ocorrer após sete dias da data do início do curso, o aluno que possuir parcelas vencidas deverá quitá-las para não ser considerado inadimplente. Os boletos a vencer serão cancelados. O cancelamento da matrícula pela UNICAMP poderá ocorrer no caso em que se constate qualquer irregularidade nos documentos do aluno. Nos cursos no âmbito da Extensão não existe trancamento de matrícula.

Translate »