Sobre nós

counter Img
11

TESES DE DOUTORADO DEFENDIDAS

counter Img
30

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO DEFENDIDAS

counter Img
347

ALUNOS FORMADOS NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

counter Img
51

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CONCLUÍDOS

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes – LALT é uma instituição vinculada ao Departamento de Geotecnia e Transportes da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

O LALT surgiu em 1997, a partir da iniciativa de um grupo de alunos do Prof. Orlando Fontes Lima Jr. que tinha interesse em ir além do conhecimento adquirido em sala de aula, mergulhando no universo da Logística e da Gestão da Cadeia de Suprimentos. Este grupo compartilhava o sonho de construir, juntos, um grupo de pesquisa que se tornasse referência neste assunto no Brasil.

E o sonho tornou-se realidade!

Atualmente, o LALT desenvolve atividades de pesquisa e ensino, participando ativamente da comunidade de Logística no Brasil em entidades como a ANPET – Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes e a ASLOG – Associação Brasileira de Logística, formando pesquisadores e profissionais na área que hoje são especialistas, mestres e doutores, ocupando posições de destaque em instituições de ensino e pesquisa, agências governamentais e empresas dos mais diversos setores.
A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo é uma das vinte unidades de ensino e pesquisa da Unicamp, localizada na Cidade Universitária "Zeferino Vaz", à Rua Albert Einstein, 951 - em Barão Geraldo, na cidade de Campinas-SP, Brasil.

A Faculdade é uma das seis unidades da área Tecnológica, que congrega a FEM, FEEC, FEQ, FEA, FEAGRI e FEC. A Faculdade possui 10.900 m2 de área construída, sendo 2.000 m2 de área provisória e 8.900 m2 de área construída definitiva/permanente. Em seu planejamento estratégico a FEC tem 2.100 m2 em construção e 2.700 m2 para as futuras instalações dos departamentos. A área construída futura final permanente deve alcançar 17.000 m2.

A FEC vem se destacando como uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil. Sua principal característica é o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar, onde as atividades de ensino, pesquisa e extensão destacam-se pela amplitude de conhecimento na formação profissional, pelos notórios esforços de cooperação nas áreas de pesquisa, além da integração entre os cursos de graduação e pós-graduação com outras instituições de ensino e pesquisa.

A Faculdade experimenta uma situação singular de aprimoramento acadêmico, seja na graduação, onde registra seletividade excepcional na procura por seus dois cursos em 2014 (51,8 candidatos vaga na Engenharia Civil e 104,5 candidatos/vaga em Arquitetura e Urbanismo), bem como na Pós-Graduação onde se verifica melhoria significativa de seus indicadores no Programa de Engenharia Civil e um bom início de funcionamento do novo Programa de Pós em Arquitetura, Tecnologia e Cidade.

A FEC é constituída por cinco departamentos:
✔ DAC - Departamento de Arquitetura e Construção
✔ DES - Departamento de Estruturas
✔ DGT - Departamento de Geotecnia e Transportes
✔ DRH - Departamento de Recursos Hídricos
✔ DSA - Departamento de Saneamento e Ambiente

Saiba mais em: http://www.fec.unicamp.br/
A Unicamp foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. Mesmo num contexto universitário recente, a Unicamp pode ser considerada uma instituição jovem que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade.

O projeto de instalação da Unicamp veio responder à crescente demanda por pessoal qualificado numa região do País, o Estado de São Paulo, que já na década de 60 detinha 40% da capacidade industrial brasileira e 24% de sua população economicamente ativa.

Uma característica da Unicamp foi ter escapado à tradição brasileira da criação de universidades pela simples acumulação de cursos e unidades. Ao contrário da maioria das instituições, ela foi criada a partir de uma ideia que englobava todo o seu conjunto atual. Basta dizer que, antes mesmo de instalada, a Unicamp já havia atraído para seus quadros mais de 200 professores estrangeiros das diferentes áreas do conhecimento e cerca de 180 vindos das melhores universidades brasileiras.

A Unicamp tem três campi — em Campinas, Piracicaba e Limeira — e compreende 24 unidades de ensino e pesquisa. Possui também um vasto complexo de saúde (com duas grandes unidades hospitalares no campus de Campinas), além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio num universo onde convivem cerca de 50 mil pessoas e se desenvolvem milhares de projetos de pesquisa.

Saiba mais em: http://www.unicamp.br/

Translate »