Entrevista | Curso de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística

Curso de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística – LALT Unicamp

Em um mundo interligado por um clique, no qual as distâncias são cada vez menores e a comunicação acontece de forma instantânea, o ambiente empresarial pede essa agilidade na entrega de produtos e serviços, por um preço que seja competitivo. Assim, diante desse cenário, o profissional de Logística contemporâneo precisa ir além dos conhecimentos da função e da capacidade de executar as tarefas do dia-a-dia. O profissional precisa ter recursos e embasamento para fomentar novas ideias e implementar melhorias que tragam resultados reais para a empresa.

 

Ao observar o aspecto da concorrência, tanto nacional quanto internacional, e as constantes evoluções tecnológicas, estar atualizado é fundamental para competir com segurança e solidez no mercado. Além disso, o conhecimento em movimento reflete em tomadas de decisões mais ágeis e flexíveis, diante de um ambiente em constante mudança. O curso de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística – oferecido pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes – LALT, vinculado ao Departamento de Geotecnia e Transportes, da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, oferece ao profissional da área ferramentas e teoria que o levam a um perfil reconhecido e desejado pelas empresas nos dias de hoje. 

 

Para saber mais sobre o curso e sua proposta na formação de profissionais, confira abaixo a entrevista com o Prof. Dr. Orlando Fontes Lima, titular da Unicamp, criador do LALT e coordenador do curso de especialização Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística: 

 

Quais os principais desafios da atualidade enfrentados na gestão da cadeia de suprimentos e logística? 

O principal desafio do profissional de logística e supply chain hoje é manter-se atualizado e capacitar-se nas novas ferramentas que a Logística 4.0 exige.

Mas isso tem que ser feito de forma criteriosa para não se perder tempo, dinheiro e, pior ainda, aprender conceitos errados.

 

Como os profissionais da área – ou de outras áreas que desejam iniciar na logística – podem se preparar para esses desafios de forma responsável e com conhecimento?

Um curso de gestão da cadeia de suprimentos e logística é uma das formas de se fazer isso. Existem bons cursos no mercado tanto presenciais quanto à distância.

 

Quais as vantagens para a carreira de se investir em um curso de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística?

O FEC 600 do LALT Unicamp é uma destas boas alternativas. Com mais de 16 anos de existência, mais de 450 alunos formados, professores com ampla visão da prática (em média 10 anos de experiência) e boa formação acadêmica (70% são mestres ou doutores) e, ainda, com a chancela Unicamp, nosso curso é um dos principais escolhidos no mercado de São Paulo. Já estudaram conosco 1.500 alunos. Você pode pedir a opinião de um deles para comprovar. 

 

Quais os diferenciais do curso de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística, oferecido pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes – LALT ?  

Entre os diferenciais estruturais do curso, destaco as disciplinas voltadas à formação do novo perfil profissional; o nosso quadro de professores com grande experiência profissional; a utilização de práticas de ensino que facilitam a assimilação do conhecimento; rigor acadêmico exigindo dedicação dos alunos; fornecimento de livros da bibliografia obrigatória e estrutura de suporte; introdução de novos conceitos e técnicas desenvolvidas nas universidades de ponta de todo o mundo e certificado emitido por uma universidade de primeira linha. 

Além desses pontos, o aluno tem a possibilidade de desenvolver, durante o aprendizado, hard e soft skills, fazer networking e ampliar suas relações.

Em pequenas e médias empresas, como a formação em gestão de suprimentos e logística pode ser fundamental para melhores resultados e redução de custos? 

O curso não atende apenas os grandes operadores logísticos e embarcadores. Cada vez mais, pequenas e médias empresas participam dos cursos e obtêm ótimos resultados de redução de custos e melhoria nos níveis de serviços. 

Aproveito e faço um convite. Venham nos conhecer e estudar conosco! 

 

Serviço
Curso de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística 

Tempo de duração: 20 meses
Horas aula: 435 horas
Disciplinas: 18
Quando: às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h.
Inscrições até 08.03 

Acesse: http://lalt.fec.unicamp.br/logistica/ 

Sobre o Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes – LALT

Trata-se de uma instituição vinculada ao Departamento de Geotecnia e Transportes da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O LALT surgiu em 1997, a partir da iniciativa de um grupo de alunos do professor Orlando Fontes Lima Jr., que tinha interesse em ir além do conhecimento adquirido em sala de aula, mergulhando no universo da Logística e da Gestão da Cadeia de Suprimentos. Este grupo compartilhava o sonho de construir, juntos, um grupo de pesquisa que se tornasse referência neste assunto no Brasil.

Atualmente, o LALT desenvolve atividades de pesquisa e ensino, participando ativamente da comunidade de Logística no Brasil em entidades como a ANPET – Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes e a ASLOG – Associação Brasileira de Logística, formando pesquisadores e profissionais na área que hoje são especialistas, mestres e doutores, ocupando posições de destaque em instituições de ensino e pesquisa, agências governamentais e empresas dos mais diversos setores.

Blog Attachment
Translate »