Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística

Faça parte do Curso de Especialização que já formou 357 gestores.
Inscrições até 10 de fevereiro de 2020. Vagas limitadas.

phonephone
client logos
SAIBA MAIS SOBRE

NOSSO CURSO

Objetivos

O ambiente empresarial brasileiro mudou muito nos últimos anos. Hoje, as empresas precisam entregar produtos/serviços customizados, no momento e local desejado pelos clientes a um preço competitivo. A concorrência, tanto nacional quanto internacional, e as constantes evoluções tecnológicas obrigam as empresas a ser mais ágeis e flexíveis e a lidar com um nível de complexidade muito maior.

Todas estas mudanças fizeram com as empresas passassem a demandar um profissional da área de Logística com um perfil muito diferente do tradicional.

Antigamente, bastava ao profissional ser especialista em uma função específica e possuir uma boa capacidade de executar as suas tarefas do dia-a-dia. Um levantamento feito pelo LALT junto a especialistas da área mostrou que hoje este perfil é bem diferente. O novo profissional de Logística precisa ser capaz não só de conduzir o dia-a-dia, mas também de implementar melhorias que tragam resultados reais para a empresa.

Pensando neste novo perfil profissional, O CURSO VISA CAPACITAR OS ALUNOS A:

• implementar melhorias nas diferentes áreas da Logística por meio da implementação de novos processos e metodologias.
• conhecer os mais modernos conceitos da área.
• tomar decisões em ambientes e situações complexas.
• entender o relacionamento das decisões da área com a estratégia da organização e com as demais funções da empresa.
• conhecer os impactos das decisões da área no resultado financeiro da empresa.
• gerenciar projetos de melhoria.
• desenvolver as habilidades de aprendizado contínuo, trabalho em equipe e apresentação em público.

Diferenciais

A escolha de um curso de especialização é importante, pelo investimento em tempo e recursos necessários e, ao mesmo tempo, difícil pela variedade de cursos oferecidos. A escolha do curso deve ser feita de forma cuidadosa, buscando-se informações detalhadas sobre o curso de forma que haja uma maior certeza que o investimento feito pelos alunos tenha retorno.

Assim, o Curso de Especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística possui os seguintes diferenciais:

• disciplinas voltadas à formação do novo perfil profissional.
• quadro de professores com grande experiência profissional.
• utilização de práticas de ensino que facilitem a assimilação do conhecimento por parte dos alunos.
• rigor acadêmico exigindo dedicação dos alunos.
• seleção criteriosa dos alunos visando criar uma turma com conhecimentos variados e que possam contribuir para a aprendizagem de seus colegas.
• fornecimento de livros da bibliografia obrigatória e estrutura de suporte.
• introdução de novos conceitos e técnicas desenvolvidas nas universidades de ponta de todo o mundo.
• acesso aos recursos e atividades de pesquisa desenvolvidas no LALT/Unicamp.
• certificado emitido por uma universidade de primeira linha.
• associação de ex-alunos (Alumni) visando à continuidade e expansão da rede de contatos dos alunos.

Metodologia

As práticas de ensino adotadas pelo curso propiciam aos alunos aprender o conteúdo das disciplinas de uma forma participativa. As aulas não estão limitadas a exposições por parte do professor. Discussões de casos, exercícios práticos, atividades em grupo e visitas a empresas fazem com que os alunos possam aplicar os conceitos na prática e trocar conhecimentos com seus colegas.

Todas as disciplinas contam com avaliações individuais e em grupo (provas e/ou trabalhos escritos) que permitam aferir o aprendizado dos alunos. Para obter um bom desempenho nas avaliações, é fundamental que o aluno organize a sua agenda para deixar um tempo fora da aula para que possa realizar as atividades preparatórias para cada aula, ler capítulos de livros e artigos, elaborar exercícios/trabalhos e estudar para as provas.

Para ser aprovado na disciplina, é exigida presença mínima obrigatória de 75% em todas as disciplinas e nota de aprovação acima de 7,0 nos processos de avaliação que serão aplicados no decorrer do curso. Caso o aluno não obtenha a nota mínima, será oferecida uma oportunidade para que ele recupere sua nota por meio de um exame.

Certificação

Os participantes que completarem satisfatoriamente todas as disciplinas receberão, ao término do curso, o certificado de extensão na modalidade de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística pela Unicamp. As disciplinas podem ser cursadas individualmente.

435 HORAS DIVIDIDAS EM

18 DISCIPLINAS

FEC-0030 | Comércio Exterior e Logística Internacional:

Objetivos: conhecer os conceitos básicos da área de Comércio Exterior e suas particularidades nacionais; definir as linhas gerais de um processo de importação; definir as linhas gerais de um processo de exportação; escolher os agentes envolvidos no processo; Escolher o melhor tipo de transporte internacional a ser utilizado.

FEC-0614 | Gestão Integrada da Logística:

Objetivos: conectar as principais decisões da área de Logística à estratégia de negócios da empresa; conhecer os conceitos fundamentais da área de Logística; criar indicadores de desempenho (KPI´s) para a área; traduzir as necessidades do mercado na definição da estratégia de Serviço ao Cliente ("Customer Service").

FEC-0631 | Coach and Mentoring:

Objetivos: Desenvolver com os participantes um processo de auto desenvolvimento focado no crescimento profissional e no aprimoramento no domínio de conteúdo de logística e supply chain, nas habilidades técnicas e pessoais e na atitude ética para o exercício da profissão e da cidadania.


FEC-0616 | Planejamento integrado dos estoques e da produção:

Objetivos: definir a estratégia de produção da empresa e a lógica de produção a ser utilizada; dimensionar o nível de estoque ideal de produtos acabados e materiais; escolher os mecanismos para garantir o atendimento da demanda ao menor custo total de produção e estoques; implementar o processo de previsão de demanda e S&OP; entender a lógica e funcionalidades dos softwares utilizados na área (MRP, MPS,DRP); influenciar toda a empresa visando a redução dos estoques.

FEC-0617 | Gerência de transportes:

Objetivos: definir as redes de transporte a serem utilizadas; escolher o modal de transporte; definir entre utilizar frota própria ou terceirizada; selecionar e gerenciar o Prestador de Serviço Logístico (PSL) e definir o frete pago; dimensionar a frota; otimizar o transporte para minimizar o custo total; influenciar toda a empresa para melhorar a utilização do transporte.

FEC-0618 | Gestão de projetos e de mudança:

Objetivos: conduzirem com sucesso todas as etapas necessárias para a implementação de projetos na área de Logística: definir objetivos, organizar e controlar tarefas, gerir riscos. Calcular o retorno financeiro de projetos na área de Logística.


FEC-0619 | Gestão da cadeia de suprimentos:

Objetivos: mapear a cadeia de valor da empresa; escolher as atividades que devem ser terceirizadas; definir a estratégia de suprimentos a ser adotada para minimizar o custo total; estruturar processos de seleção e contratação de fornecedores; quantificar os benefícios da melhoria do fluxo de informação na cadeia e outras atividades colaborativas; implementar relacionamentos colaborativos.

FEC-0620 | Métodos de tomada de decisão e melhoria em logística:

Objetivos: tomarem decisões de forma estruturada; identificar as causas raízes dos problemas; atuar de forma sistêmica; tomar decisões de forma ética; utilizarem ferramentas de simulação; utilizarem ferramentas de otimização.

FEC-0621 | Finanças e custos aplicados à logística:

Objetivos: entender os princípios básicos de Finanças e Contabilidade Gerencial; entenderem o impacto no resultado financeiro da empresa das decisões na área de Logística; conhecerem as diferentes modelos de rateio de custos e seu impacto na área de Logística; elaborar e acompanhar o orçamento da área.


FEC-0622 | TI aplicada à logística:

Objetivos: entender o papel da Tecnologia de Informação dentro da Logística e da gestão da cadeia de Suprimentos; selecionar softwares a serem utilizados; escolher fornecedores de softwares; implementar com sucesso os softwares na área; garantir a boa utilização dos softwares; conhecer novas tecnologias de hardware e software existentes. Conhecer as funcionalidades dos softwares utilizados na área de transportes.

FEC-0623 | Lean logistics - pensamento enxuto aplicado à logística:

Objetivos: entenderem a filosofia do Pensamento Enxuto; conhecerem as principais ferramentas utilizadas na área de Produção; avaliar os benefícios e dificuldades da implementação do Pensamento Enxuto na área de Logística (Lean Logistics, Teoria das Restrições e Seis Sigma).

FEC-0624 | Conceitos avançados da logística integrada:

Ementa: Projeto da Malha Logística. Tributação e legislação: impactos na logística. Benchmarking. Logística Reversa. Logística Colaborativa. Gestão de riscos e da complexidade. Estruturas funcionais.


FEC-0625 | Gestão Estratégica de Compras:

Objetivos: compreenderem a natureza estratégica da área de Sourcing para o negócio; terem uma visão crítica sobre as diferentes abordagens de Compras Estratégicas e serem capazes de participar na definição e condução da estratégia; compreender os principais conceitos/ferramentas usadas nas diferentes atividades da área de suprimentos; realizar negociações eficientes; conhecer cases de empresas benchmark em Sourcing.

FEC-0629 | Gestão Estratégicas de Pessoas e Equipe em Logística e Supply Chain:

Ementa: Cultura Organizacional; Teorias da Motivação; Liderança e Poder nas Organizações; Avaliação por Competências e Plano de Carreira; Gestão de Riscos em Gestão de Pessoas: Plano de Sucessão; Equipes de Alto Desempenho; Administração de Conflitos Interpessoais; Comunicação Interpessoal.

FEC-0632 | Logística Reversa e Sustentabilidade:

Ementa: Conceitos de Logística Reversa e sustentabilidade. Triple Bottom Line Sustentabilidade como vantagem competitiva. Pegada Ambiental. Redes de suprimentos de ciclo fechado. Gestão Ambiental de Sistema Logísticos. Fundamentos e aspectos legais. Fluxos reversos de pré e pós consumo. Avaliação de Ciclo de vida do Produto.


FEC-0615 | Gestão estratégica da armazenagem e movimentação:

Ementa: Planejamento da estocagem. Custos de manuseio, embalagem e armazenagem. Tipos de estocagem e lay out. Equipamentos de movimentação: escolha de tecnologia. Metodologias de separação (picking) e movimentação. Dimensionamento da movimentação e armazenagem. Unitização e embalagem. Controle da acurácia do inventário. Elementos dos aspectos gerenciais da gestão de estoques. Indicadores de desempenho. Softwares da área de armazenagem e movimentação. O novo papel dos centros de distribuição: conceitos avançados de armazenagem e movimentação.

FEC-0630 | Marketing de Serviços Logísticos:

Ementa: Principais conceitos de marketing e Serviços. Administração de marketing. Planejamento estratégico. Planos de marketing. Sistemas de informação de marketing. Pesquisa de marketing. O mercado consumidor e o comportamento do comprador. Análise dos concorrentes. Mensuração e previsão de mercados. Segmentos de mercado, mercados-alvo e posicionamento da oferta. Administração de Serviços. Avaliação e Desempenho de Serviços. Desenvolvimento, testes e lançamento de novos produtos e serviços.

FEC-0610 | Estudo dirigido:

Ementa: Estrutura de projeto de pesquisa. Orientação dos projetos dos alunos. Visitas a empresas.

Quero me Inscrever agora!
CONHEÇA

NOSSOS PROFESSORES

NÃO É UM CUSTO! É UM

INVESTIMENTO

20 PARCELAS DE R$1.218,02
24 PARCELAS DE R$1.015,02
FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual a duração do curso?

O curso possui uma duração de 20 meses, com carga horária de 435 horas aulas.

Posso pedir aproveitamento de estudos?

O aluno poderá aproveitar disciplinas cursadas na Unicamp como aluno regular de acordo com as normas vigentes sobre o assunto, em especial, a Norma Conex nº 01/2007. As disciplinas cursadas fora do prazo de integralização do curso poderão ser aproveitadas para completar seu curso. Consulte a Secretaria de Extensão ou a Extecamp para maiores detalhes.

Quais os documentos necessários para inscrição?

Ficha de Inscrição e Termo de Compromisso assinado. Cópia autenticada frente e verso (na mesma folha) ou cópia simples acompanhada do original do RG. Cópia autenticada frente e verso (na mesma folha) ou cópia simples acompanhada do original do Diploma da Graduação. Cópia do CPF. Currículo. As cópias dos documentos deverão estar em papéis no formato carta, A4 ou ofício. Os demais formatos não serão aceitos. Para fins de efetivação da inscrição, o interessado poderá entregar uma cópia autenticada do Certificado de Conclusão, emitido por instituição reconhecida, ficando obrigado a apresentar uma cópia autenticada do Diploma, devidamente registrado, antes do término do curso.

O que é "Especialização - Modalidade Extensão Universitária"?

Destina-se a graduados em cursos superiores, tendo por objetivo preparar especialistas em setores específicos das atividades acadêmicas e profissionais. Tem uma carga mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas-aula, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra-classe. Só pode matricular-se, aluno portador de diploma de conclusão de curso superior, reconhecida e devidamente registrado.

Não tenho condições de continuar pagando o curso. Posso cancelar?

O aluno poderá desistir do curso e deverá formalizá-lo por meio de documento escrito (original, fax ou e-mail) entregue na Secretaria de Extensão onde fez a matrícula. Há dois tipos de desistência: Quando a desistência ocorrer até sete dias após a data do início do curso, o aluno terá direito à devolução integral do valor já pago. Deverá informar os dados bancários e CPF do titular da conta corrente; Quando a desistência ocorrer após sete dias da data do início do curso, o aluno que possuir parcelas vencidas deverá quitá-las para não ser considerado inadimplente. Os boletos a vencer serão cancelados. O cancelamento da matrícula pela UNICAMP poderá ocorrer no caso em que se constate qualquer irregularidade nos documentos do aluno. Nos cursos no âmbito da Extensão não existe trancamento de matrícula.

Quer alavancar sua carreira em 2019?

Inscreva-se na 27ª turma do
Curso de Especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística!

Inscrições abertas até 10 de fevereiro de 2020.

R. Albert Einstein, 951, 3º Piso, Sala 02 – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo – Campinas – SP – CEP 13083-852