Desenvolvimento de um modelo expedito de produção de matriz OD de carga para cidades brasileiras

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Estimar o fluxo de cargas em áreas urbanas é fundamental para o adequado planejamento de sua distribuição. Neste sentido, torna-se importante envidar esforços para modelagem dos fluxos de carga nas cidades (Ortúzar e Willumsen, 2011). Facilitar o deslocamento de cargas é fundamental para garantir o desenvolvimento urbano, desenvolvimento econômico, prover recursos para infraestrutura e assegurar a competitividade.

Tradicionalmente, a modelagem da relação entre a demanda e oferta nos sistemas de transportes, de carga ou de pessoas, toma por base um processo sequencial. Esse processo busca representar o contexto decisório dos usuários que, ao tentarem satisfazer suas necessidades de deslocamento, definem a frequência e os horários de realização de suas viagens, de seus destinos, bem como dos modos e das rotas utilizados na rede de transportes (Ortúzar e Willumsen, 2011).

Todavia, o uso deste tipo de modelagem tem como fator crítico a disponibilidade de dados e o elevado custo (Sorratini, 2000). Este fator poderia ser reduzido com aplicação de métodos indireto para modelagem da matriz de deslocamentos, como os métodos sintéticos. Esses métodos permitem estimar a matriz de viagens, a partir de dados de volume de tráfego observados (Van Zuylen e Willumsen, 1980). No que compete ao transporte de carga, Tamim e Willumsen (1988) adaptaram o modelo sintético de Van Zuylen e Willumsen (1980) para a carga, com uma visão regional desta distribuição. Mais recentemente, Zargari e Hamedani (2006), complementaram a ideia original, abrindo mão dos dados referentes as notas de transporte, de forma a considerar na contagens de tráfego apenas os veículos realmente carregados. Este último trabalho resultou na matriz Origem e Destino (OD) sintética para o transporte de carga regional no Irã. Todavia, nota-se que as medidas voltadas à modelagem da demanda por transporte de cargas em áreas urbanas são poucas, sendo que métodos expeditos, como é o caso da matriz OD sintética, podem ser de muito valor neste contexto, tendo em vista que permitem a obtenção dos fluxos de forma mais rápida, mesmo com poucos dados e recursos.

Projeto de Pesquisa Edital MCTI/CNPq nº 14/2013

Proponente: Prof. Dr Orlando Fontes Lima Jr.

Instituição de Execução do Projeto: Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT) da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)